TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da Intel

Trabalho acadêmico: História da Intel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.566 Palavras (7 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 7

História da Intel

A idéia surgiu das brilhantes mentes de Robert Noyce, físico e co-inventor do circuito integrado, e Gordon E. Moore, químico e físico. Eles queriam fundar uma empresa que desenvolvesse módulos de memória para computadores, baseados na tecnologia dos semicondutores. Como não tinham dinheiro suficiente, se aproximaram do investidor Arthur Rock, que viria a se tornar o primeiro presidente da empresa, para conseguir um empréstimo. Conseguido um empréstimo de US$ 3 milhões, a empresa foi fundada em 18 de julho de 1968 com o nome de N M Electronics (iniciais do sobrenome de seu fundadores), que pouco depois passou a chamar INTEL. A palavra, contração das iniciais de IntegratedElectronics, foi escolhida depois de uma batalha jurídica com uma rede hoteleira que era detentora dos direitos de utilização do nome. A nova empresa contava com uma equipe de 12 cientistas, trabalhando em um prédio alugado na cidade de Mountain View, estado da Califórnia. No ano seguinte, iniciou um percurso espetacular de inovação e desenvolvimento de produtos, com a introdução do semicondutor denominado SRAM. Em 1970 criou o primeiro semicondutor de acesso dinâmico aleatório — DRAM —, que dois anos mais tarde, já era o semicondutor mais vendido do mundo. Um acontecimento definiria de vez o rumo da empresa. Os engenheiros da INTEL Ted Hoff, Federico Faggin, Stanley Mazor e Masatoshi Shima inventaram um tipo novo de circuito integrado: o microprocessador. Originalmente desenvolvido para a empresa japonesa Busicom com a finalidade de substituir o Asic’s da calculadora, o Intel 4004, um único chip com todas as partes básicas de um processador central, foi introduzido no mercado para produção em massa em 15 de novembro 1971. Foi seguido pelo 8008, em 1972, entre outros modelos famosos.

A partir daí surgem os microcomputadores. Em 1974 é lançado microprocessador 8080, que pode ser considerado o cérebro do primeiro computador pessoal – o Altair - sendo um sucesso de vendas. Parte do seu sucesso deve-se ao fato da IBM, em 1979, ter optado pelos seus microprocessadores para equipar os seus computadores pessoais (PC). A luta para ser a primeira a lançar as novidades no mundo dos microprocessadores obrigou a Intel a fortes investimentos, que a colocaram em uma situação financeira pouco confortável. Diante da ameaça de novos concorrentes, foram tomadas diversas decisões estratégicas, já durante a presidência de Andy Grove, que assumiu o cargo em 1979: redução dos preços dos microprocessadores em cerca de 35%, campanha de promoção agressiva para o microprocessador 486, um produto exclusivo da Intel, aumento do investimento em investigação e desenvolvimento e, sobretudo, em publicidade. Apesar da situação incômoda, a INTEL alcançaria a liderança mundial de microprocessadores para computadores pessoais em 1992. Outro fato marcante na história da empresa ocorreu em 1980, quando a International Business Machines Corporation (IBM) escolheu o processador Intel 8086 para equipar seus computadores pessoais que iriam ser lançados no mercado. Com a explosão de consumo por este tipo de máquina, a INTEL deu um grande salto em relação aos seus principais concorrentes. Nesta época a empresa contava com 15 mil funcionários e, finalmente em 1983, atingiu a marca de US$ 1 bilhão em faturamento. Desta época em diante a INTEL iniciaria uma fase de glória, lançando inovações e produtos que redefiniriam o mercado de informática. Durante os anos 1990, os Laboratórios da Arquitetura Intel (Intel Architecture Labs) eram responsáveis por muitas das inovações da estrutura do computador pessoal, incluindo o barramento PCI, o barramento PCI express (PCIe), o barramento serial universal (Universal Serial Bus - USB), e a arquitetura agora dominante para usuários de multiprocessadores. Em 2006, a Apple anunciou o lançamento do primeiro iMac durante o Macworld Expo, usando processador da INTEL. Esta parceria foi considerada histórica, pois durante muitos anos as empresas foram rivais. No entanto, a Apple optou pela mudança quando seus outros fornecedores IBM e Motorola fracassaram na oferta de processadores mais velozes.

CORE I3

Como todos já devem saber, a Intel lançou três modelos de processadores diferentes. Cada um possui um foco, pois existem usuários com interesses distintos. O Intel Core i3 é a linha de CPUs voltada aos menos exigentes. Por pertencer à nova linha Core, o i3 traz dois núcleos de processamento, tecnologia Intel Hyper-Threading (que possibilita a realização de mais tarefas), memória cache de 4 MB compartilhada (nível L3), suporte para memória RAM DDR3 de até 1333 MHz e muito mais.

Os CPUs da linha Core i3 parecem fracos, contudo eles vieram para substituir a antiga linha Core2Duo. Qualquer Core i3 vem equipado com um controlador de memória DDR interno (o que já ocorre há muito tempo nos processadores da AMD), um controlador de vídeo integrado — Intel HD Graphics que opera na frequência de 733 MHz — e o suporte para utilização de duplo canal para memória RAM (o que significa que as memórias trabalham aos pares).

Em uma época em que os processadores de múltiplos núcleos estão dominando, a Intel decidiu criar modelos que pudessem simular uma quantia ainda maior de núcleos. Se você for analisar que os CPUs da linha Core i3 possuem apenas dois núcleos, pode imaginar que eles não durem muito mais. Contudo, com a utilização da Intel Hyper-Threading, os processadores i3 “ganham” dois núcleos a mais.

Quem já possui um Intel Core i3 deve ter reparado que o Windows detecta quatro núcleos, contudo esse artifício da duplicação dos núcleos não significa muito. E quem pensou que o i3 realmente trabalharia como um processador de quatro núcleos se enganou completamente. Para perceber a diferença entre um processador de quatro núcleos e outro de dois,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com