TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Algoritmo de ordenação de dados

Por:   •  14/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  7.305 Palavras (30 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 30

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP[pic 1]

Algoritmo de ordenação de dados

CAMPINAS

2015

Sumário[pic 2]

INTRODUÇÃO        3

Referencial Teórico.........................................................................................4

DESENVOLVIMENTO...............................................................................................9

Resultados e Discussão ..............................................................................20

CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................25

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS.........................................................................26

CÓDIGO FONTE......................................................................................................27

FICHA DE ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA............................................40


Introdução

A necessidade de organizar informações de modo que facilite a visualização, vem cada dia aumentando, isso ocorre devido o aumento na quantidade de dados que utilizamos como diversos cadastros, listas, relatórios e etc. Para ordenar diversos tipos de informação desenvolvemos vários métodos buscando sempre algoritmos de ordenação mais eficiente.

Para o desenvolvimento deste projeto vamos buscar métodos para organizar uma lista de dados, através desta lista faremos testes de desempenho para descobrir qual método se sai melhor e  o pior para ordenar a lista propostas pelo projeto de Aps, na qual devera “desenvolver um sistema computacional completo que obtenha os dados catalogados das imagens capturadas dos satélites, efetue a ordenação e compare os desempenhos entre eles. A unidade de medida para efeito de comparação deverá ser o tempo total de ordenação. Não deverá ser contabilizado o tempo de aquisição dos dados, apenas o processo específico de ordenação”.


Referencial Teórico

Algoritmos de Ordenação

Algoritmo de ordenação, é um algoritmo que organiza a informação de forma parcial ou total, podem ordenar os dados de forma crescente, decrescente ou de outras formas definidas pelo programador.

A seguir será explicado alguns tipos de algoritmos de ordenação :

Bubble Sort

Bubble sort é o algoritmo considerado o mais simples e também o menos eficientes, pois este algoritmo compara um elemento na posição atual com o próximo da lista, caso o próximo elemento da lista atenda os requisitos definidos pelo programa será feita a traça de posição dos elementos, pelo fato que esse algoritmo deve percorrer todo o vetor e repetir esse processo quantas vezes for necessário, ele se torna ineficiente em listas longas exigindo muito tempo .

Segue abaixo um exemplo do processo de ordenação deste algoritmo.

[pic 3]
Selection Sort

O algoritmo selection sort consiste em passar sempre o menor (ou maior) valor do vetor para a primeira, depois o segundo menor valor para a segunda posição e assim sucessivamente, até os últimos dois elementos. Neste algoritmo um elemento é escolhido e comparado com os números seguintes, caso seja encontrado um numero menor ele é escolhido e passa a ser comparado com os próximos elementos da lista, caso não seja encontrado um numero menor, este assume a primeira posição do vetor, em seguida o segundo elemento passa a ser comparado com os próximos elementos para definir o segundo menor numero do vetor e assim por diante. É repetido esse processo até que a lista esteja ordenada.

[pic 4]

 Insertion sort

Esse algoritmo é eficiente em pequenas listas. Ele percorre a lista do primeiro elemento ate o ultimo, conforme ele avança ele vai deixando os elementos no inicio a esquerda mais ordenada Neste algoritmo a lista é percorrida da esquerda para a direita, à medida que avança vai deixando os elementos mais à esquerda ordenados. Ele simplesmente compara um elemento com o anterior caso o atual seja menor é feita a troca, esse processo é repetido ate que não haja mais trocas.

[pic 5]


Quick sort

Considerado o algoritmo mais eficiente, ele se escolhe um elemento chamado de pivô, a partir dele é organizado a lista para que todos os elementos anteriores a ele sejam menores que ele, e todos os elementos posteriores a ele sejam maiores que ele. Exemplo a imagem a seguir escolhemos o elemento na primeira posição com valor 3 ele será nosso pivô, comparamos aos elementos a sua direita ate encontrarmos um numero menor para trocarmos, depois procuramos algum elemento maior que ele a sua esquerda e efetuamos a troca. No final o pivô estará em sua posição correta tendo números menores a ele a sua esquerda e maiores a ele a sua direita.[pic 6] 


Desenvolvimento

 

Para o desenvolvimento deste projeto foi dada a opção de utilizar as linguagens de programação Microsoft Visual C# e Java, ambas capazes de desenvolver este projeto com eficiência, dentre elas foi escolhido para à construção do sistema, a linguagem em Java, pelo motivo de maior familiaridade com a linguagem comparada ao Microsoft Visual C#.

O tema proposto de criar um sistema de ordenação de dados que organizar imagens de crimes ambientais da floresta amazônica capturadas por satélites.

As imagens capturadas serão representadas por números inteiros de um a cem mil, gerados aleatoriamente pelo sistema de forma que cada número correspondendo a uma área com indicio de crime ambiental podendo ser repetindo mais de uma vez informando que a mais de uma ocorrência na região. O algoritmo para gerar estes dados internamente no sistema foi feito através de random para gerar aleatoriamente um número entre zero até o limite definido pelo programador, juntamente  com este método foi utilizado dois laços de repetição, um para definir a quantidade de imagens e o outro para repetir o processo caso o numero seja zero, toda informação gerada é armazenada em um vetor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.8 Kb)   pdf (243.3 Kb)   docx (147 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com