TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O METAVERSO ENGLOBANDO BLOCKCHAIN

Por:   •  27/7/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.142 Palavras (5 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 5

METAVERSO ENGLOBANDO BLOCKCHAIN

MEMBROS DO GT: Arthur Henrique, Alberto Gabriel, Guilherme Eduardo, Otavio de Paula, Lucas Alexander, Pedro Henrique

RESUMO: Este trabalho visa mostrar como o Metaverso e Blockchain pode ser um grande avanço da tecnologia. Metodologicamente, faremos uma pesquisa em meios digitais. O objetivo é mostrar que o Metaverso quando englobado ao Blockchain pode trazer muita praticidade e avanço em vários meios sociais, tanto tecnologicamente quando economicamente, porem também trazendo seus riscos. A justificativa desse artigo é sanar a curiosidade em volta do tema e mostrar os pontos positivos e negativos do assunto. Como aporte principal, utilizamos sites da internet para ter esses resultados. Como resultado mostramos q o Metaverso unido ao Blockchain pode ser tão bom quanto ruim, dependendo apenas da responsabilidade do usuário.

PALAVRAS-CHAVE: Metaverso, Blockchain, Tecnologia

INTRODUÇÃO

  O Metarverso, como apresentado hoje em dia, já não é um termo limitado, a ficção científica tem o objetivo de trazer ao debate, experiência de um espaço compartilhado e realista graças ao avanço da tecnologia, tornou-se possível a sua convergência com a internet. O Blockchain tem a função de validar transações e registros, com segurança digital. Esses dois juntos, podem movimentar, em massa, o mercado de moedas virtuais e videogames:

O mundo virtual do metaverso poderia se tornar sua própria indústria de trilhões de dólares. A primeira opção para entretenimento, comércio e para alguns, até mesmo um local de trabalho, o metaverso não é descrito como uma extensão da internet, mas sim um sucessor, e está sendo construído a partir de blockchains e aplicativos descentralizados (Coindesk, 2021, p. 01).

A “corrida” pelo Metaverso ficou em maior evidência quando o Facebook, empresa de  Mark Zuckerberg, alterou seu nome para Meta e causou muitas discussões sobre esse “próximo capítulo” da Internet, no entanto sabe se que outras grandes empresas como Microsoft e Roblox trabalham intensamente para tomar a frente essa nova tecnologia.

Mensurando se tornar um espaço virtual onde tudo é possível, o metaverso quer criar um mundo ideal para todos, em que você pode criar um avatar, da forma que quiser, que não necessariamente precisa ser inspirado em você mesmo, ou até mesmo estar em lugares que na vida real, você talvez não tivesse condições de estar. Tudo isso gira em torno e se baseia em histórias de ficção científica e videogames de mesmo tema e, com as blockchains tornando tudo isso sustentável:      

Mesmo que o metaverso falhe em alcançar o que muitos esperam, ele pode mudar a forma que interagimos com o mundo digital. Uma experiência virtual coletiva poderia trazer novas oportunidades para criadores, gamers e artistas, assim como aconteceu com os NFTs, mas não apenas remodelando esse âmbito da economia, mas criando um novo (Coindesk, 2021, p. 01).

        O maior benefício seria as oportunidades que o metaverso traria, se tornando sua própria indústria, em que muitos iriam utiliza-lo, como forma de trabalho como gamers, criadores de conteúdo e artista, tonando-se, assim também um lugar para comércio. Assim, o metarverso, aos poucos, iria substituindo a “internet”, se construindo e se desenvolvendo com o blockchain, aplicativos descentralizados, como seus intermediários. Mas, assim, como a internet, ele pode trazer riscos às pessoas, com problema de vulnerabilidade, como violação de privacidade, impacto na autoestima, assedio, circulação de desinformação e teorias da conspiração e por fim, golpes envolvendo criptomoedas:

De acordo com a divisão de segurança da Cisco, não importa tanto agora pensar qual será a forma do metaverso – a prioridade é fazê-la de forma segura. “O próprio termo implica uma revolução no modo como usamos a internet e interagimos uns com os outros”, adverte Martin Lee, diretor do Cisco Talos Intelligence Group. “Precisamos estar atentos aos seus possíveis pontos negativos. Estamos falando de uma nova versão do Velho Oeste selvagem. É empolgante, mas ao mesmo tempo perigoso do ponto da privacidade e da segurança cibernética”. (KHALILI, 2022, p. 01).

A violação de privacidade e impacto na auto estima são dois dos elementos que mais preocupam a população quando se trata do Metaverso, isso porque a saúde mental já é um dos problemas enfrentados por boa parte da população nos dias de hoje, e o vazamento de informações pessoais está cada vez mais frequente, podendo causar danos morais e materiais ao usuário.

Sendo assim, o metaverso abre as portas para um mundo novo, onde tudo é possível, porém, com seus claros riscos e como é um assunto muito novo, ainda não se tem soluções funcionais. Acredita-se que a autenticação multifatorial possa ser uma possível solução para as fraudes, para os assédios. Criam-se espaços privados, e dificultam interações com pessoas indesejadas. As possíveis violações de privacidade, impacto ao autoestima e circulação de desinformação, talvez regulamentações possam impedir a pessoa de criar, um avatar muito infiel a si mesmo, filtrando as desinformações:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (123.9 Kb)   docx (508.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com