TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do Blockchain na transformação digital

Por:   •  27/5/2019  •  Artigo  •  1.966 Palavras (8 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 8

A importância do uso de Blockchain enquanto solução tecnológica num mundo de Transformação Digital.

Hélder Azeredo1, Ricardo Passos2

1ISCAP (Portugal)

2ISCAP (Portugal)

Resumo

Com este artigo pretendemos aferir a importância do uso de Blockchain enquanto solução tecnológica para maior segurança, em uma era onde a transformação digital está presente em todos os negócios. Deste modo iremos apresentar informação que nos irá elucidar quando ao nível de segurança e eficiência da Blockchain.


Palavras-chave:
Blockchain, segurança, transformação digital.

  1. INTRODUÇÃO

Temos por hipótese de trabalho que a segurança não entra na equação aquando da elaboração da estratégia de transformação digital em todas as empresas. Deste modo, pretendemos aferir a importância do uso de Blockchain, enquanto solução tecnológica disruptiva, para caminhar lado a lado com a transformação digital, que deve acompanhar qualquer negócio.

Para tanto, iremos apresentar a concepção de transformação digital

  1. Transformação Digital

A sociedade está em constante mudança, sendo as novas tecnologias as principais responsáveis. Assim, podemos afirmar que atualmente vivemos em um mundo de informação em tempo real, era digital ou sociedade da informação, conforme Werthein (2000).

A Era digital, sobretudo graças à Internet, revolucionou as nossas vidas. Alterou a forma como obtemos a informação, comunicamos e interagimos com as outras pessoas e organizações. Estas ganharam maior visibilidade, mas, ao mesmo tempo, ampliou-se a concorrência. No entanto, para que os benefícios desta Era alcance a todos é preciso ter em conta a preocupação externada pelo diretor geral da Intel Security no Brasil, que refere que é

“preciso pensar na segurança como parte fundamental de um negócio e com ela acompanhar a transformação digital e não a considerar apenas como um projeto na área de TI. A segurança é na verdade um habilitador do modelo de negócios, e é preciso ter noção da totalidade de riscos aos quais o negócio está exposto e criar um processo mais integrado e seguro.” (Kanamaru, 2019)

Acrescenta ainda que é preciso inovação, mas “a segurança da informação precisa ser incluída no processo desde o início e evoluir como parte fundamental do negócio.” (Kanamaru, 2019) 

Com as tendências tecnológicas que vivenciamos hoje em dia como por exemplo a big data, internet das coisas, mobilidade, cloud computing, no futuro, irão obrigar a grandes mudanças no seio corporativo e todas as empresas incorporarão no seu modelo de negócio a tecnologia ou serão empresas de tecnológicas.

  1. Solução tecnológica disruptiva

Segundo Diniz (2017) com a Blockchain emerge uma nova tecnologia disruptiva.

Em Outubro de 2008, foi publicado em um grupo de discussão sobre a criptografia o artigo Bitcoin: a peer-to-peer electronic cash system, assinado por Satoshi Nakamoto. Esse artigo propunha “uma versão de dinheiro eletrónico que permite pagamentos on-line enviados diretamente de pessoa a pessoa sem passar por uma instituição financeira”.

De facto, a crise financeira mundial 2007-2008 foi a oportunidade para o blockchain se transformar em um sucesso e daí tem surgido várias aplicações potenciais, tais como na área das finanças, governamental, produtiva, distribuição de mídias, gestão de identidade, transferência de ativos, rastreamento logístico.

  1. Blockchain

A Blockchain é uma tecnologia que regista eventos (ex: transações financeiras) num banco de dados distribuído entre múltiplos dispositivos conectados, designados por nodo ou nós, numa rede descentralizada com uma estampa de tempo e com uma assinatura digital.

A descentralização da Blockchain, ou seja, a repartição dos dados em blocos por diferentes membros tem como objetivo simultâneo garantir a segurança e a confiança da rede.

Diniz (2017) explica que “pelo Blockchain, a rede inteira mantém o registro atualizado das transações efetivadas em seus domínios, auditável para todos os que dela participam”. A Blockchain funciona assim como um livro de registos.

  1. Como funciona a Blockchain?

De acordo com a IBM(«Blockchain basics», 2018), a Blockchain ao invés de confiar numa terceira parte, como por exemplo uma instituição financeira para mediar transações, os nós, membros de uma rede Blockchain, utilizam um protocolo, designado de consenso para coincidir com o conteúdo contábil, hashes criptográficos e assinaturas digitais e, desta forma, garantir a integridade das transações.

O protocolo de consenso garante que os livros compartilhados sejam cópias exatas reduzindo o risco de transações fraudulentas, porque a sua adulteração teria que ocorrer em muitos lugares exatamente ao mesmo tempo.

Os hashes criptográficos, como o algoritmo computacional SHA256, garantem que qualquer alteração na entrada de transação - mesmo a alteração mais minúscula - resulte em um valor de hash diferente, a ser calculado, o que indica entrada de transação potencialmente comprometida.

As assinaturas digitais garantem que as transações sejam originadas de remetentes (assinados com chaves privadas) e não de impostores.

É importante referir que a Blockchain é composta por três partes principais, a seguir designadas:

(a) Bloco - é uma lista de transações registadas em um determinado período de tempo com base no tamanho, período e evento desencadeador para o bloco, sendo este diferente para cada Blockchain. Para melhor compreensão do que significa bloquear em uma cadeia, podemos usar a metáfora um livro, que é uma cadeia de páginas.

(b) Chain - um hash, calculado em tempo real, que liga um bloco a outro, como páginas de livros. Esta parte do encadeamento é difícil de compreender. Funciona como a cola mágica para manter os Blockchains juntos. O hash é conhecido como a impressão digital dos dados e bloqueia os blocos em ordem e hora. O algoritmo de hash seguro (SHA) é usado para gerar funções hash em Blockchain. O SHA-256 é um algoritmo comum usado para gerar um hash quase exclusivo de 256 bits (32 bytes) de tamanho fixo. Cada Blockchain conterá hash para garantir a integridade da cadeia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (307.5 Kb)   docx (163.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com