TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Manual PIM 2

Por:   •  25/5/2015  •  Resenha  •  2.650 Palavras (11 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 11

MODELAGEM DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Sistema de informação é todo o sistema que gera informação, usando ou não recursos da tecnologia. É necessário considerar que todo sistema gera algum tipo de informação independente de seu tipo ou uso.

Informação é um dado (ou um conjunto de dados) trabalhado ou tratado que possui algum valor significativo ou agregado, cuja finalidade é mostrar um objetivo final a quem procura determinada informação.

Atualmente como se determina o ambiente de gestão de negócios fator determinante para o sucesso da empresa, Para isto as organizações recorrem aos sistemas para obter informações, subsídio para tomada de decisão determinando os fatores econômicos, políticos da empresa.

Stair e Reynolds (2002, p.12) Afirmam que Sistemas de Informação (SI) “é um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam, manipulam e disseminam dados e informação”.

Existe uma grande concorrência no mercado na busca por inovações tecnológicas, pois as empresas são competitivas e buscam ferramentas de gestão para atender a diversos segmentos e objetivos empresariais. E estas ferramentas, em forma de software, são utilizadas por qualquer empresa.

Os sistemas de informação podem contribuir significativamente para resolver muitas questões empresariais, tais como:

Manutenção de cliente;

Análise de concorrentes;

Influência do governo;

Influência do mercado etc.

- Benefícios

Fica clara a importância do sistema de informação e que os benefícios são maiores que todo o seu trabalho de desenvolvimento e implementação, citamos abaixo alguns dos benefícios. Suporte a tomada de decisão;

- Valor agregado ao produto (...);

- Vantagens competitivas;

Auxílio na inteligência empresarial da organização;

Qualidade dos produtos;

Redução de carga de trabalho;

Aumento de rentabilidade;

Novas oportunidades de negócio;

Redução de custos;

Maior segurança nas informações;

Mais precisão e menos erros;

Redução de desperdício;

Controle de operações;

Aperfeiçoamento nos sistemas.

Fica clara a importância do sistema de informação e que os benefícios são maiores que todo o seu trabalho de desenvolvimento e implementação.

A expectativa é que sistemas de informações suporte todas as necessidades da organização desde a utilização de simples planilhas até utilização de sistemas complexos. A expertise que antes era utilizado somente em processos específicos para sistemas individuais, atualmente esta sendo utilizados sistemas interligados havendo podemos dizer que uma harmonia entre as diversas áreas da organização.

O sistema chamado ERP (Enterprise Resource Planning), inclui uma base de dados integrando todos os setores da organização em São Paulo e nas 6 filiais nas cidades de Manaus, Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília, com site backup do database do sistema de SIGE da matriz São Paulo filial do Rio de Janeiro.

Para administrar melhor as organizações de forma estratégica os gestores usam as ferramentas de sistemas para atingir os objetivos operacionais e gerenciais.

Abreu (2000) apud Platt (2004), afirma que é importante a integração de clientes e fornecedores. Davenport e Prusak (2000) também concordam com Abreu (2000) quando

afirmam que o sistema por si só não é capaz de resolver os problemas da corporação se a mesma não coordenar seus processos internos.

Implementar um sistema de informação envolve um trabalho contínuo de identificação das necessidades até a fase final do software. Wood Jr (1999) conceitua a implementação como um processo de mudanças na arquitetura, na gerência, nos negócios e nos colaboradores. Caldas e Wood Jr (1999) demonstram em seus estudos alguns motivos pelos quais as empresas implementam um ERP:

•95% para integrar setores e informações;

90% para acompanhar a globalização;

45% para suprir as exigências da matriz ou acionistas;

35% estar à frente dos concorrentes;

O ERP foi adaptado em módulos para atender as necessidades das áreas de Logística com coleta, armazenamento e entrega; Finanças com contas a pagar e receber; e recursos humanos com departamento pessoal, treinamento e folha de pagamento.

Cada módulo possui a configuração de acesso para realização de consultas das informações de seus respectivos setores. O sistema autoriza visualização e inserção de informações conforme o nível de acesso previamente parametrizado de cada usuário, ou seja, cada usuário poderá acessar o que lhe for permitido.

Os dados armazenados são informações úteis utilizados para promover as interações entre os sistemas e tomadas de decisões.

O processo inicia no modulo de logística que ao serem cadastradas as informações das tarefas (coleta, armazenamento e entrega) gerando as informações sobre o tempo gasto de cada atividade, tipo e quantidade de recursos utilizados, gastos com transporte, locação de espaço para armazenamento dos produtos, preço cobrado pelos serviços, etc.

Uma vez com os sistemas integrados, os módulos de finanças e recursos humanos usam estas informações para provisionar a verba para pagamento de contas como a folha de pagamento, combustível, necessidade de contratação de mais recursos, alteração funcional com promoções, demissões e ou troca de setor As empresas conseguem administrar melhor seus negócios quando suas partes, departamentos e processos são visualizados de forma sistêmica, para que possam planejar e atingir objetivos. Portanto, a visualização de todo o sistema de

informações é fundamental para alcançar metas globais. A modelagem de sistemas de uma empresa significa que um conjunto de atividades, métodos e ferramentas são cobertas por ela. É a realidade de forma abstrata que expressa linguagens moldadas para a utilização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (71.1 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com