TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Modelo OSI – Camada de Rede

Por:   •  13/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  261 Palavras (2 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 2

Modelo OSI – Camada de rede

A Camada 3 é uma das camadas se não a mais atuante nas redes, principalmente nas redes de internet. Ela serve como se fosse um tipo de “ correios “ onde identifica o remetente (  IP de Origem ) e o destinatário ( IP de Destino ).

Esta camada é responsável pelo endereçamento dos IPs, também tem função de priorizar alguns pacotes e encontrar qual o caminho eles devem seguir para fazer o envio dos seus dados. Ela acaba controlando o roteamento entre origem e destino dos pacotes.

Exemplos de protocolos geridos pela Camada

Alguns dos Ips que são gerenciados pela camada 3 são:

  • IP
  • IPV4
  • IPV6
  • PDU: Pacote

Equipamento Físico onde a Camada 3 Opera

A camada 3 é frequentemente configurada a partir de um equipamento Roteador, onde temos acesso aos IPs, IPV4, IPV6...

O que é o modelo OSI?

Trata-se de um modelo que estabelece regras e orientações para que ocorra a interconectividade de dois dispositivos de rede independentemente das empresas envolvidas (como sistema operacional, fabricante da placa etc.).

Ele se baseia em decompor a funcionalidade da cadeia de transmissão de um pacote em diversos módulos (não sendo algo monolítico), padronizando a interface.

Isso é vantajoso, pois uma mudança em um módulo não afeta necessariamente toda a cadeia — diferentemente, como vimos, do que ocorria no passado, antes da criação desse modelo.

Como é de referência, o modelo OSI serve de base para que ocorra a comunicação em qualquer tipo de rede (de curta, média ou longa distância).

Além disso, por ser um sistema aberto, ele apresenta características como escalabilidade, interoperabilidade, portabilidade e compatibilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (59.4 Kb)   docx (144.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com