TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MÉTODOS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARES LÚDICO

Por:   •  27/8/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.509 Palavras (7 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 7

THIEGO GARRITO FOSALUZA (1141732)

Engenharia de Software

MÉTODOS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARES LÚDICO

Tutor: Prof. Marcos Henrique de Paula

Claretiano - Centro Universitário

Rio Claro

2018

MÉTODOS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARES LÚDICO

Resumo: Nos tempos atuais é muito difícil para o professor atrair a atenção dos alunos em sala de aula. As cópias da lousa e as aulas em que os discentes se mantêm somente como ouvintes, sem qualquer tipo de interação, é motivo de desinteresse e desmotivação. Algumas disciplinas, por si só, são muito complexas devido suas teorias e leis profundas e complicadas, principalmente no ensino médio. Nessa concepção, após levantamento de dados obtidos por meio de questionários e tendo em vista que a disciplina da Física foi citada pelos alunos como sendo de difícil compreensão, chega-se à conclusão de que um recurso diferenciado para trabalhar em algumas aulas de maneira lúdica é interessante, como por exemplo, um game digital para o ensino das Leis de Newton para o ensino médio. Verificou-se que a maioria dos participantes que realizaram a pesquisa gostam de atividades diversificadas e inovadoras e vários autores apontam os jogos didáticos como verdadeiros instrumentos de motivação (se planejados e utilizados com objetivos bem definidos).  Sendo assim, é necessário escolher entre o uso de metodologias ágeis ou metodologias tradicionais de desenvolvimento de software. Assunto que continua sendo amplamente discutido em vários aspectos, sendo um deles a presença ou ausência de certos fatores que precisam ser identificados para que as aplicações das metodologias sejam aplicadas de maneira que se obtenha sucesso.

 INTRODUÇÃO

O ensino da Física é fundamental nas etapas da vida escolar. Seus conceitos estão muito presentes ao nosso redor, contudo, têm sido pouco atraentes para a maioria dos alunos do ensino médio. Isso ocorre devido ao tradicionalismo e verbalismo ainda evidentes na didática de muitos professores, que se utilizam massivamente da lousa e do giz, mantendo os estudantes apenas exercitando a cópia e a escuta, sem efetivamente atrair sua atenção e incentivar seu raciocínio, fazendo com que os alunos busquem somente decorar conceitos que serão posteriormente empregados em uma avaliação, com objetivo de aprovação futura.

Muitos autores defendem o uso de metodologias diferenciadas no ensino, uma delas são o uso dos jogos na educação. Desde que planejados e adaptados às necessidades e faixa etária, são interessantes recursos a quaisquer disciplinas, pois contribuem para enriquecer o desenvolvimento intelectual, psicológico e social dos alunos possibilitando criar um ambiente agradável, interessante e estimulador.

No desenvolvimento de um jogo de física, tem como objetivo verificar se o ensino das Leis de Newton, da maneira convencional, havia atingido significação, não somente teórica, mas prática, por parte dos alunos e por meio da coleta de dados sugerir uma prática inovadora e facilitadora no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, por meio de pesquisa bibliográfica, conceituamos o ensino da física no ensino médio e suas diretrizes, analisamos a utilização dos jogos na educação e suas influências positivas e teorizamos as três leis fundamentais de Newton.

Após apreciação de todos os dados coletados e dos discursos de alguns autores, chega-se à conclusão de que um recurso diferenciado para trabalhar o tema de maneira lúdica e interessante aos alunos, seria o jogo digital de cartas, mostrando assim a importância de se articular o lúdico às aulas expositivas.

        

JUSTIFICATIVA

O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito da Disciplina "Metodologia da Pesquisa Científica", do curso de Pós-Graduação em Engenharia de Software da Faculdade Claretiana.

Os jogos são interessantes recursos a quaisquer disciplinas, contudo, não se pode deixar de lado o planejamento e adaptação às necessidades e faixas etárias. Eles cooperam para favorecer o desenvolvimento intelectual, social e psicológico dos alunos, tornando o ambiente da aprendizagem agradável, interessante e estimulador. Isto posto, é importante ressaltar que contribuem para o aperfeiçoamento de habilidades como a criatividade, imaginação e raciocínio lógico, além de estimular a capacidade de adaptação, a superação e o trabalho em equipe.

OBJETIVOS

É possível (e viável) ensinar Física de uma maneira diferente, descontraída, utilizando os jogos digitais?

Diante deste questionamento, buscamos com esta pesquisa conhecer os autores que dissertam sobre o tema e defendem sua utilização e com base em suas teorias, criar um protótipo que servirá como jogo educativo e lúdico para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais eficaz e motivador.

METODOLOGIA

Após o processo de investigação e levantamento de dados, foram obtidas as informações e definido o foco do projeto: as dificuldades e possibilidades no ensino da Física.

Foram entrevistados um total de 62 (sessenta e dois) alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio.

Baseando-se no método estatístico, já havia sido realizada a Definição do Problema, o Planejamento da Pesquisa, e a Coleta de Dados. Partimos para a Apuração e Apresentação dos Dados, onde foram elaborados tabelas e gráficos que contemplavam as respostas obtidas. O processo seria finalizado posteriormente com a Análise dos Resultados.

ANÁLISE DOS RESULTADOS

Diante dos questionários respondidos houve a tabulação dos dados:

Tabela 1

[pic 1]

Gráfico 1[pic 2]

[pic 3]

Analisando os dados obtidos acima, pode-se perceber que os alunos ainda apresentam dúvidas em relação aos problemas de aprendizagem em sua escola, contudo são quase unânimes em concordar que os métodos e conduta dos professores em relação ao ensino dos conteúdos é falho, de difícil entendimento e se possível seria mudado com auxílio das tecnologias, no nosso caso, o jogo digital sobre Leis de Newton.

PROTÓTIPO

[pic 4]

Trata-se de um jogo de cartas com perguntas e respostas formuladas por um especialista em Física relacionadas as três leis de Newton.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (239.5 Kb)   docx (295.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com