TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processamento de Dados

Por:   •  20/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 3

1) Caracterize as etapas principais de um processamento de dados.

R: Um processamento de dados é composto de 3 etapas:

Entrada: Consiste em obter os dados que serão trabalhados.

Processamento: utiliza os dados de entrada, através de categorização, operações matemáticas, separação, etc. visando sempre à saída.

Saída: consiste em mostrar os resultados obtidos.

2) O que você entende por um programa de computador?

Um conjunto de linhas de código que, por meio de sua interpretação pelo sistema operacional ou hardware, permitem que um computador execute uma ação específica.

3) Conceitue os termos hardware e software.

Os hardwares são os itens físicos e tangíveis do dispositivo, desde seu gabinete até as peças que o compõe.

O software, por sua vez, é o equivalente a mente do dispositivo, constituído pelo sistema operacional e os programas nele instalados.

4) O que é e para que serve uma linguagem de programação de computador? Cite exemplos de linguagens de programação.

Uma espécie de idioma das máquinas, é basicamente um conjunto de códigos e lógicas que ditam o que as máquinas devem fazer. É a linguagem de programação que passa ao computador as “instruções” para as tarefas que ele deve executar.

Exemplos: C#, Python, JavaScript, Java, etc.

5) Qual foi o propósito que conduziu ao desenvolvimento do primeiro computador eletrônico do mundo?

O primeiro computador eletrônico foi projetado inicialmente com o objetivo de calcular tabelas balísticas para o exército americano, era uma máquina de 30 toneladas, com aproximadamente 18.000 válvulas. Seu nome era ENIAC, depois veio a ideia de armazenar informação, calcular, efetuar contagens mais complexas.

6) Quais eram as características básicas da arquitetura proposta pelo Dr. John von Neumann?

Codificar as instruções de uma forma possível de ser armazenada na memória do computador. Von Neumann sugeriu que fossem usados uns e zeros, conhecido como código binário).

7) O que conduziu o pensamento dos pesquisadores para desenvolver computadores que somente usam o sistema binário e não, por exemplo, o sistema decimal?

O sistema binário é muito melhor para computadores pois para fazer circuitos decimais seria muito complexo, lento e extorsivamente caro, então os projetistas de computadores preferem projetar circuitos binários (que são bem mais simples) e torná-los muito mais rápidos para processar dados de qualquer tamanho.

8) Considerando o formato das instruções do processador IAS, indique qual deverá ser a máxima quantidade de instruções que o IAS poderia ter.

O IAS possuía 21 instruções de 20 bits cada uma, constituídas de 2 capos, um com 8 bits, denominado código de operação (C.Op), e outro com 12 bits, denominado endereço,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com