TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Arduino: Cão Guia Robô.

Por:   •  16/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  985 Palavras (4 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 4

Projeto Arduino: Cão Guia Robô.

Reinaldo Vieira dos Santos – Graduação em Ciência da Computação

Introdução

É de fundamental importância reconhecermos que os deficientes visuais ocupam um cenário importante em nosso pais, um número satisfatório de pessoas que diariamente sofrem de uma enorme dificuldade em sua mobilidade, enfrentando vários obstáculos em qualquer percurso que assim seja escolhido, mas como essa dificuldade poderia ser revertida?

Segundo dados de uma pesquisa feita em 2010 pelo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo 582 mil cegas e 6 milhões com baixa visão, visto tais resultados podemos compreender que este é um número de bastante significância para nós, principalmente porque a maior parte delas não tem recursos suficientes para ter uma vida mais adaptável, flexível e digna, onde a principal dificuldade desta tarefa não está em se locomover de uma forma geral, mas sim em se localizar, definir até onde deseja sozinho, ou seja, a navegação pelo ambiente, necessitando de uma ajuda constante em seu dia a dia.

Em vista da melhoria dessas circunstancias foi elaborado um projeto utilizando do estudo teórico e prático da eletro eletrônica através do hardware livre (Arduino) criando um robô capaz de servir de auxílio como um cão guia a pessoas com deficiência visual, visando o princípio de igualdade física e a reintegração das mesmas na sociedade, fornecendo-as uma locomoção segura e uma melhor qualidade de vida, dando lhes uma maior liberdade e autonomia.

Este projeto foi feito visando um aperfeiçoamento de outras tecnologias já existentes e os portadores de deficiência visual mais carentes do Brasil, que por muitas vezes se encontram sem um auxílio sequer das autoridades e vivem em um país que pouco procura melhorar para proporcionar a essas pessoas direitos iguais, melhores condições de vida, mais acessibilidade a outros recursos assim sendo Utilizados os conceitos do uso do arduino, criando soluções flexíveis e fáceis de serem abordadas, apresentando a integração e o desenvolvimento de sua programação, expondo a aplicação do projeto.

Objetivo 

O objetivo deste projeto é confeccionar um carinho robô autônomo capaz servir como um cão guia, para deficientes visuais, visando suas dificuldades de locomoção, dando lhes uma maior liberdade e autonomia. Buscando também uma forma mais adaptável de vida com a tecnologia presente nos dias atuais.

Método:

Para a realização desse projeto dividimos o em 3 partes: Fundamentação Teórica, Desenvolvimento, Documentação e testes com o objetivo do projeto.

Na primeira etapa do projeto a fundamentação, tivemos que buscar livros, sites, vídeos e artigos para obtenção de conhecimento teórico necessário para que pudéssemos dar início ao projeto como: Conceitos do arduino, micro controladores, sensores, programação, ambiente de desenvolvimento do arduino, componentes do hardware que foram utilizados ao longo do decorrer do projeto.

Na segunda etapa o desenvolvimento, a parte em que foi aplicado todo conhecimento adquirido nas pesquisas em pratica como: Estudo da placa do arduino, requisitos funcionais, montagem do robô e de sua parte eletrônica, funcionamento dos hardwares...

Na última etapa a mais importante, é a hora em que é documentado todo o processo de desenvolvimento do trabalho, mas como também a hora em que é colocado em pratica todo estudo teórico e prático para ser alcançado o objetivo final, onde foi selecionado uma metodologia diferente porem eficaz no quesito de desenvolvimento de hardware, o metodologia scrum.

Scrum é uma ferramenta que permite controlar de forma eficaz e eficiente o trabalho, e potência o trabalho em equipe, onde essa equipe trabalha para alcançar um objetivo comum, fornecendo estrutura para permitir que as equipes lidem com as dificuldade. No entanto, o processo fundamental é incrivelmente simples, e em seu núcleo é regido por três papéis principais.

 Product Owners: A pessoa responsável por determinar o que precisa ser construído dentro dos próximos 30 dias ou menos.

Equipes de Desenvolvimento: A equipe responsável na construção do que é necessário em 30 dias (ou menos), e em seguida, demonstrar o que eles construíram. Com base nesta demonstração, o Product Owner determina o que construir ao lado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (107.6 Kb)   docx (175.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com