TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GERENCIAMENTO DE PROJETOS SEGUNDO O GUIA PMBOK(5º)

Por:   •  27/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.020 Palavras (5 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 5

GERENCIAMENTO DE PROJETOS SEGUNDO O GUIA PMBOK(5º)

1. INTRODUÇÃO

O guia PMBOK possui processos, técnicas e ferramentas que ajudam a gerenciar um projeto, que se seguidos podem aumentar as chances de sucesso do projeto. Serão definidos e descritos os processos de gerenciamento de projetos organizados em dez etapas: Integração, Escopo, Tempo, Custos, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicações, Riscos, Aquisições e as Partes Interessadas.

1.1. INTEGRAÇÃO

A integração descreve os processos que irão integrar os elementos do gerenciamento de projetos, com a finalidade de identificar, definir, combinar, unificar e coordenar dentro dos grupos de processos esses elementos. De acordo com o PMBOK há sete processos que fazem parte da integração: Desenvolver o termo de abertura do projeto, desenvolver o plano de gerenciamento de projeto, orientar e gerenciar a execução do projeto, monitorar e controlar o trabalho do projeto, controle integrado de mudanças e encerrar o projeto.

1.2 ESCOPO

Nesta área, descreve-se todo o trabalho que precisa ser feito no projeto, os processos que estão envolvidos para que o trabalho ou apenas uma parte seja realizado com sucesso. A partir do escopo, o gestor acompanha se o projeto sendo cumprido e garante ao cliente que está tudo ocorrendo conforme o planejado. Os cinco processos do escopo são: Planejar o escopo, definir o escopo, criar a EAP ( estrutura analítica de projeto, verificar o escopo e controlar o escopo.

1.3. TEMPO

O gerenciamento de tempo é responsável pelo cumprimento de prazos. Os processos de planejamento define as atividades do cronograma, o prazo estipulado para conclusão, a ordem em que serão realizadas, além de determinar os recursos necessários para que o projeto esteja de acordo com o planejado. O tempo juntamente com o escopo e custo, são importantes para a maioria tomada de decisões nos projetos. Os seis processos que compõem o gerenciamento de tempo são: Definir atividades, sequência de atividades, estimativa de recursos da atividade, estimar duração da atividade, desenvolver cronograma e controlar o cronograma.

1.4. CUSTOS

Nessa fase entram os orçamentos e os controles de custos, de maneira que não ocorram despesas adicionais ou que fujam do planejamento. O gerenciamento de custos envolve o planejamento dos custos das atividades e recursos, com um acompanhamento para assegurar que o projeto caminha e seja encerrado dentro do orçamento estipulado. Esses processos estão entre os mais importantes e delicados do projeto, o guia PMBOK apresenta três processos: Estimar custos, determinar o orçamento e controlar custos.

1.5. QUALIDADE

Esta área, como o nome assegura, está alinhada com a qualidade do projeto e descreve os processos que organizam e gerenciam a equipe do projeto, contém normas, padrões e melhores práticas a serem executados. São realizadas auditorias de qualidade que buscam verificar o andamento do projeto, evitando um produto ruim, dessa forma garante ao projeto cumprir os objetivos dentro das normas e padrões pré-estabelecidos. Os três processos são: planejar a qualidade, realizar a garantia da qualidade, realizar o controle da qualidade.

1.6. RECURSOS HUMANOS

Os recursos humanos são extremamente importantes, pois depende da equipe que todas as etapas e processos sejam realizados com sucesso. O gerenciamento de recursos humanos administra a equipe do projeto, são determinados os profissionais responsável por cada parte, definindo o perfil e a hierarquia dos mesmos, preocupando-se com treinamento e qualificação de todos os envolvidos. Essa fase busca resolver conflitos sem que afete o projeto. Os processos para gerenciar os recursos humanos são: desenvolver plano de recursos humanos, mobilizar a equipe de projeto, desenvolver a equipe de projeto e gerenciar a equipe de projeto.

1.7. COMUNICAÇÕES

O gerenciamento de comunicação refere-se às informações do projeto, de forma que nesse processo há a coleta, organização, armazenamento e distribuição das informações de maneira adequada para os demais envolvidos no projeto e/ou suas partes. O gerenciamento de comunicação define como serão feitas as comunicações e o tipo de informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (50.4 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com