TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Softwer Livre

Por:   •  22/8/2017  •  Artigo  •  3.435 Palavras (14 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 14

1 INTRODUÇÃO  

 Sabemos que nos dias atuais a informática passou ser um instrumento extremamente importante na vida de muitas pessoas, nesse sentido, é importante encontrar formas acessíveis de utilizar os meios técnicos do computador de maneira a gerar mais funcionalidades para atingir objetivos específicos.

 Dessa forma torna-se necessário ter um olhar abrangente em relação aos instrumentos e equipamentos a serem utilizados, visando selecionar os melhores e mais acessíveis para um melhor desempenho computacional. Por conseguinte notamos que usuários, desenvolvedores interessados, ou alunos envolvidos com trabalhos acadêmicos devem buscar conhecer diversas formas de ter seu conteúdo analisado e seu estudo facilitado. Tendo isso em vista notamos que o software livre pode ser uma excelente opção para aqueles que buscam aprimorar sua forma de aprendizagem de  maneira acessível, dinâmica e abrangente.

Assim para melhor entendermos, Software é a parte interna do computador, aquela que traz os programas e não envolve o equipamento técnico, como monitor e teclado. Já o Software Livre é todo programa de computador que possa ser copiado e alterado sem impedimentos legais. Ao contrário, portanto, do software que é restrito a um proprietário e com isso exige rendimentos financeiros para ser utilizado e distribuído.

Dessa forma opção pelo software livre não pode ser motivada apenas por aspectos econômicos, mas pelas possibilidades que inaugura no campo da produção e da circulação de conhecimento, no acesso às novas tecnologias e no estímulo ao desenvolvimento de software em ambientes colaborativos.

2 SOFTWARE LIVRE  

Entende-se por Software Livre, ou Free Software, que este é o software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição. Segundo Augusto Campus, precisamente, ele se refere a quatro tipos de liberdade, para os usuários do software:

● A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0).  ● A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades. Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade (liberdade nº 1).  

● A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2).

● A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie. Acesso ao código-fonte é um pré- requisito para esta liberdade (liberdade nº 3).

Neste sentido, nota- se que um programa é um software livre se o usuário tem todas essas liberdades. Assim a forma usual de um software ser distribuído livremente é ser acompanhado por uma licença de software livre (como a GPL ou a BSD), e com a disponibilização do seu código-fonte. Dessa forma, o Software Livre não envolve direitos autorais e permite ao usuário alterar seu código fonte de acordo com suas necessidades, além de não impedir sua distribuição livre e sem cobranças. No movimento do software livre acredita-se que os usuários de computadores deveriam ter liberdade para mudar e redistribuir o software que utilizam. O adjetivo “livre” em software livre faz referência à liberdade: liberdade do usuário para executar, modificar e redistribuir software.

Sabemos ainda que, um dos mais famosos sistemas de Software Livre atualmente é o Linux, criado na Finlândia e utilizado por todo o mundo, pois além de sua qualidade, ele é um sistema que proporciona baixo custo em implementações pelo simples motivo de ser gratuito. Uma das grandes vantagens deste software livre é a diminuição da dependência de fornecedores oligopolistas e proprietários, o que possibilita a médio e longo prazo a redução de gastos na aquisição de licenças de software, ou seja, o software livre é uma estratégia de redução da dependência de fornecedores porque introduz a concorrência nesse ambiente permitindo que a contratação se dê pelo serviço que pode incluir o fornecimento da solução com o código livre, o suporte e o desenvolvimento, e não mais pela propriedade da licença. Assim  quanto maior a concorrência, maiores são as chances de se obter produtos e serviços mais baratos. Ressaltamos ainda que o software livre, sem dúvida, é essencial não só para a concepção e uso de programas, mas também por ser de grande importância em pesquisas e avanços tecnológicos, pois além de ter um sistema operacional muito confiável, o custo é baixo, o que permitirá, até mesmo, a inclusão digital para muitas pessoas que teriam um sistema operacional e programas de extrema qualidade, avanços na educação e na formação de profissionais.    

 

3  COPYLEFT. O QUE É?

O Copyleft é uma expressão que surgiu para se opor ao Copyright, ou seja, é uma extensão das quatro liberdades básicas do software livre a qual garante não só a cópia, como também a distribuição e alteração do software, pois como sabemos o objetivo do projeto GNU era garantir as liberdades citadas acima para os usuários, foi criado então um sistema de distribuição chamado copyleft, o qual visava impedir que o software se tornasse fechado. Segundo o site da Free Software Foundation, este ressalta o seguinte: “O copyleft diz que qualquer um que distribui o software, com ou sem modificações, tem que passar adiante a liberdade de copiar e modificar novamente o programa. Assim O copyleft garante que todos os usuários tenham liberdade.” Dessa forma, pode se entender também, como uma característica atribuída a determinadas obras publicadas sob licenças livres – como é o caso da Licença GPL ou algumas licenças da Creative Commons – onde estas obrigam que outros distribuam obras derivadas somente sob uma licença livre idêntica a qual rege a obra originária.  Por conseguinte, existem hoje várias licenças que integram os conceitos de copyleft, porém nem todas as licenças de software livre incluem essa característica, ou seja, a licença GNU GPL (General Public License) é uma das mais utilizadas no que diz respeito a programas de computadores e a FDL GNU (Free Documentation License) em relação aos textos. Portanto, a criação de condições políticas destinadas à manutenção e ao desenvolvimento de softwares livres ajuda a sociedade manifestar-se em defesa do conhecimento coletivo. Assim tal propagação do software livre no âmbito brasileiro incentiva jovens e adultos a disponibilizarem seus conhecimentos de forma livre e solidária, tornando a disponibilização desse tipo de programa um caminho propício e viável para construção de uma nova sociedade, preparada tecnologicamente para as mudanças sociais necessárias.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (158.3 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com