TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O desenvolvimento de um software para aprimorar o corte das bobinas

Trabalho acadêmico: O desenvolvimento de um software para aprimorar o corte das bobinas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.103 Palavras (5 Páginas)  •  541 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas.

Um dos objetivos do Engenheiro na indústria de papel e celulose é desenvolver soluções tecnológicas de software que aperfeiçoem seus processos industriais. Para isso, convidamos você e sua equipe a participarem de um projeto de informatização de uma indústria de papel e celulose, cabendo a vocês a responsabilidade pelo módulo de otimização de corte de bobinas de papel. Esta solução de software deve maximizar a utilização da Bobina Jumbo reduzindo a perda por Refugo Comercial (parte da bobina que não é utilizada para comercialização. As perdas na indústria de papel representam cerca de 2,5% de seus custos de produção e por isso é maior alvo quando se trata de redução de custos no processo de fabricação.

Nosso objetivo é elaborar um software para aprimorar o corte das bobinas, considerando que as larguras das bobinas podem variar, bem como a quantidade solicitada pelos clientes. Esta atividade requer relatórios que deverão ser entregues à medida que as etapas forem concluídas.

PASSO 2

Representação de Strings em Linguagem C

Um dos tipos de arranjos que mais ocorre em C é o arranjo de caracteres, ou string. C não suporta um tipo básico string; ao invés, há uma convenção para tratamento de arranjos de caracteres que permite o uso de diversas funções de manipulação de strings na linguagem.

Por convenção, C considera como uma string uma sequência de caracteres armazenada sob a forma de um arranjo de tipo char cujo último elemento é o caráter NUL, tipicamente representado na forma de caráter, '\0', ou simplesmente pelo seu valor, 0. Por exemplo, um string poderia ser declarado e inicializado como em char exemplo[4] = {'a','b','c','\0'};

É responsabilidade do programador garantir que o arranjo para a string apontado por s tenha espaço suficiente para armazenar o resultado.

Manipulação de Strings: Funções nativas da Linguagem C

Como as strings em C++ têm tamanho variável, existem uma série de funções que podem ser utilizadas para controlar e manipular essa propriedade. Por tamanho variável, deve-se entender que uma string reserva uma certa quantidade de memória (sua capacidade), mas não necessariamente utiliza toda essa memória. Caso a string cresca mais do que a sua capacidade, então mais memória é reservada e assim por diante. A seguir apresenta-se as principais funções:

• size(): retorna o tamanho corrente da string;

• capacity(): retorna a capacidade corrente da string, ou seja, quantos elementos ela poderá conter antes de necessitar mais memória;

• max_size(): retorna o tamanho máximo possível em uma string, geralmente dependente da máquina e do compilador.

Definição de Estruturas

Estruturas de dados é o nome dado a organização de dados e algoritmos de forma coerente e racional de modo a otimizar o seu uso. De acordo com o modo como um conjunto de dados são organizados e como as operações que são efetuadas sobre estes dados pode-se solucionar de forma simples problemas extremamente complexos.

Existem diversos modelos de estruturas de dados, e novos modelos são criados constantemente pois acompanham também a evolução dos algoritmos e das linguagens de programação. Neste curso iremos abordar as estruturas clássicas, as quais podem ser utilizadas com sucesso na maioria dos casos, como por exemplo, pilhas, vetores e listas.

Construção e Implementação de Estruturas em Linguagem C

Como a linguagem C é regularmente usada em programação de baixo-nível de sistemas, há casos em que é necessário tratar um número inteiro como sendo um ponteiro, um número de ponto flutuante como sendo um número inteiro ou um tipo de ponteiro como sendo outro. Para estes casos, a linguagem C fornece a capacidade de "moldagem" (também denominado "conversão de tipo" ou casting), uma operação que, caso seja possível, força a conversão de um objecto de um tipo para outro. Apesar de ser por vezes necessário, o uso de conversões de tipo sacrifica alguma segurança oferecida pelo sistema de tipos.

Int

O tipo de dado int (inteiro) serve para armazenar valores numéricos inteiros. Existem vários tipos de inteiros, cada um de um tamanho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com