TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é Domínio de Colisão?

Por:   •  28/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  21 Visualizações

Página 1 de 2

Para chegarmos à conclusão desta dúvida, devemos lembrar dos seguintes conceitos:

O que é Domínio de Colisão?

O domínio de colisão é um conceito importante quando se trata de redes de computadores. Basicamente, ele se refere a uma situação em que dois ou mais dispositivos tentam transmitir dados pela mesma rede ao mesmo tempo. Quando isso acontece, ocorre uma colisão que pode causar problemas na comunicação.

O que é Domínio de Broadcast?

O domínio de broadcast é um conceito importante no mundo das redes de computadores. Ele se refere à capacidade de um dispositivo em enviar informações para todos os outros dispositivos conectados em uma determinada rede.

Switch?

Um switch é um dispositivo de rede que conecta múltiplos dispositivos em uma única rede de computadores.

Hub?

Um hub é um dispositivo onde dados de várias direções convergem e são distribuídos para diferentes dispositivos.

Podemos afirmar que o switch é a evolução inteligente do hub, principalmente por identificar e encaminhar os pacotes de dados para seus respectivos endereços de destino, sem precisar propagar esses dados de forma simultânea para todas as portas da rede.

Tal funcionalidade melhora o desempenho da rede local, agiliza o processo de transmissão de dados entre servidores, computadores, storages e outros dispositivos da rede, reduz a lentidão e evita a colisão dos pacotes.

Quando um switch recebe um quadro de broadcast, ele encaminha o quadro por meio de cada uma de suas portas, exceto a porta de ingresso na qual o quadro de broadcast foi recebido. Cada dispositivo conectado ao switch recebe uma cópia do quadro de broadcast e o processa.

Levando isso tudo em conta, chegamos à conclusão de que a rede A que utiliza um Hub para distribuição de rede irá ter um enorme congestionamento de dados por conta de colisões. Isso ocorre por conta do Hub passar as informações de computador em computador, até o destinatário final causando enorme tráfego.

Já a rede B, estará com um desempenho ótimo pois se tratando de um switch, ele irá criar um domínio de colisão separados para cada porta, o que permite uma transmissão mais eficiente e evita colisões desnecessárias.

Como solução, devemos alterar os Hubs para Switches, pois os switches irão solucionar o problema de colisão na rede, eventualmente resultando em um melhor desempenho de dados que irá aumentar também a produtividade dos colaboradores da empresa em questão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (22.5 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com