TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESCHERICHIA COLI

Artigos Científicos: ESCHERICHIA COLI. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2013  •  959 Palavras (4 Páginas)  •  3.020 Visualizações

Página 1 de 4

O que é a Escherichia Coli?

A Escherichia Coli ou também conhecida como E.Coli, é uma bactéria bacilar Gram-negativa, que tem como habitat natural o lúmen intestinal dos seres humanos e de outros animais de sangue quente. Sua estrutura consiste em, uma célula em forma de bacilo com múltiplos flagelos dispostos em volta de si. São bactérias aeróbias e anaeróbias (sobrevivem em ambientes com O² ou sem O². O oxigênio não é fator determinante para a sobrevivência da bactéria). A E.Coli é um dos poucos seres vivos capazes de produzir todos os componentes de que são feitos, a partir de compostos básicos e fontes de energia suficientes.

A linhagem de E.Coli presente normalmente nos intestinos de um determinado individuo é bem conhecido e controlado peço Sistema imunológico do mesmo e raramente causa problemas, exceto quando o individuo encontra-se extremamente debilitado. A maioria das doenças que tem como protagonista a E. Coli é proveniente de bactérias vindas de outros indivíduos e, portanto, de linhagens diferentes. Nesse caso não são reconhecidas pelos linfócitos, (Espécie de leucócitos = Glóbulos Brancos), desencadeando assim uma patologia.

A Escherichia Coli possui alguns subtipos patogênicos de determinante relevância, a seguir serão citadas duas de suas variedades: a Escherichia Coli Enterotoxigênica e a Escherichia Coli Enterohemôrrágica.

Escherichia Coli Enterotoxigênica

A Escherichia Coli Enterotoxigênica, é uma bactéria capaz de produzir enterotoxinas Termolábel (LT) e Termoestável (ST).

As enterotoxinas LT e ST, produzidas pela E.Coli ETEC (forma como também é chamada), compreendem duas grandes famílias de toxinas de natureza protéica que diferem quanto a sua tolerância a temperatura, estrutura, imunogenicidade e mecanismo de ação, sendo que, a termolabilidade está relacionada à perda da atividade tóxica após o aquecimento a 100 °c durante 30 minutos, enquanto a termoestabilidade significa a manutenção de atividade tóxica nessas condições,

Enterotoxinas LT

As enterotoxinas LT apresentam semelhanças estruturais e funcionais com a toxina colérica (toxina produzida pela bactéria causadoras da cólera) e constituem determinantes de virulências bem caracterizados em E. Coli ETEC.

Enterotoxinas ST

As enterotoxinas ST são proteínas monoméricas, de baixo peso molecular e que contém múltiplos resíduos de cisteína, formado de pontos de dissulfeto, o que lhes confere a termoestabilidade. São classificados em dois subgrupos, STa e STb de acordo com suas propriedades químicas biológicas.

No organismo, a ETEC, liga-se firmemente as micro-vilosidades através de suas fimbrias e secreta as enterotoxinas no interior das células intestinais. As infecções por ETEC podem resultar em um amplo espectro de sintomas, que vai desde uma diarréia branda, até uma diarréia mais grave acompanhada de desidratação, podendo em casos extremos levar ao choque. Porém, a infecção é autolimitada, tendo duração media de um a dois dias.

Escherichia Coli Enterohemôrrágica

A Escherichia Coli Enterohemôrrágica é uma bactéria capaz de produzir uma toxina altamente agressiva que leva a colite hemorrágica que é a desinteira sanguinolenta, alem de intensas dores abdominais e em alguns casos febre. Essa toxina é denominada Verotoxina ou Toxina Shiga-like, pois é semelhante a toxina produzida pela Shigella Dysentriae.

Em casos extremos a E.Coli EHEC (maneira como também é conhecida), pode levar a um quadro de Síndrome Hemolítica Urêmica ou SHU, que consiste em uma grave complicação que cursa coma anemia e queda de plaquetas por destruição maciça das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com