TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é HTML e sua estrutura básica

Pesquisas Acadêmicas: O que é HTML e sua estrutura básica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.287 Palavras (10 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 10

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre HTML, mais concretamente sobre os tags e atributos do referido tema. Trataremos mais especificamente sobre o que html e sua estrutura básica, como são chamados os comandos e como usa-los para melhorar o documento. Avançando um pouco mais e usando mais recursos e possibilidades que podem ser usados, será apresentado as formas de inserir imagens e também vídeos nos documentos.Neste trabalho, apresentarei os fundamentos do uso da informação. Após essa abordagem inicial, mencionarei, o uso dos sistemas de informações como uma ferramenta de apoio aos tomadores de decisão e sua importante tarefa dentro das organizações.

2 OBJETIVO

O objetivo principal no desenvolvimento desse trabalho é realmente apresentar as pesquisas voltadas ao tema proposto. Procurando me envolver no conteúdo e observando as novidades que poderei aprender.

Resolver as questões sugeridas terá uma importância grandiosa, pois são conteúdos atuais e importantes para profissionais da área tecnológica, podendo se reciclar de boas informações que podem ser bastante úteis nas suas práticas diárias.

Buscarei informações nas conceituadas fontes de pesquisas, para que o objetivo do trabalho seja alcançado com êxito.

3 DESENVOLVIMENTO

3.1 O QUE É DOCUMENTO HTML?

O HTML ("HyperText Mark-Up Language") é uma linguagem dita "de marcação" (de "estruturação" ou "balizagem") cujo papel é formalizar a escrita de um documento com balizas (ou marcas) de formatação. As balizas permitem indicar a forma como deve ser apresentado o documento e as ligações que estabelece com outros documentos. A linguagem HTML permite nomeadamente a leitura de documentos na Internet/contents/268-internet a partir de máquinas diferentes, graças aoprotocole HTTP, permitindo aceder através da rede a documentos localizados por um endereço único, chamado URL.

Uma página HTML é um simples ficheiro que contém texto formatado com balizas HTML. Por convenção, a extensão dada ao ficheiro é .htm ou .html, mas uma página web pode potencialmente ter qualquer extensão.

Uma página web pode ser construída a partir do mais básico dos editores de texto (uma aplicação bloco-notas, por exemplo), mas existem editores muito mais evoluídos.

Os editores WYSIWYG (“What You See Is What You Get”, literalmente “o que vê é o que obtém”) são editores gráficos que permitem trabalhar sobre uma página web praticamente tal como ela será apresentada num navegador. Graças a este tipo de editores, é possível acrescentar marcas com um simples clique e alterar os atributos editando as suas propriedades num formulário. Por essa razão, para utilizar o melhor possível este tipo de editor, um conhecimento prévio do HTML é muito útil.

Existem igualmente editores que permitem editar o código HTML afixando as balizas, os atributos e os seus valores com diferentes cores para uma melhor leitura e propondo às vezes instrumentos para verificar a validade do código HTML.

Por convenção, a extensão dada a uma página HTML é .htm ou .html, mas uma página web pode potencialmente ter qualquer extensão, nomeadamente as seguintes :

• .asp para uma página gerada dinamicamente em ASP (Active Server Pages);

• .cgi para uma página gerada dinamicamente com CGI (Common gateway Interface);

• .php, .php3 ou .php4 para uma página gerada dinamicamente em PHP;

• .pl para uma página gerada dinamicamente em Perl (Practical Extraction and Report Language);

3.2 COMO SÃO CHAMADOS OS COMANDOS EM HTML?

3.2.1 Estrutura do documento HTML

<HTML>

<HEAD>

<TITLE>Titlo da pagina</TITLE>

</HEAD>

<BODY>

Conteúdo da pagina

</BODY>

</HTML>

O conteúdo da tag <title>, ou seja, o título da página, será exibido no topo da janela/aba do browser. Quando a página for adicionada aos favoritos, esse título também será sugerido como atalho.

Atributos da tag <body>

Através da tag <body> (corpo) podemos definir propriedades gerais para toda a página. Por exemplo, é possível determinar a cor do plano de fundo da página, ou usar uma imagem para essa função, e a cor dos links em várias situações (visitados, não visitados, clicados).

Os atributos dessa tag são os seguintes:

• bgcolor: cor do plano de fundo. Deve ser usado o código hexadecimal ou o nome da cor (conforme tabela vista mais adiante), assim como em todos os atributos de cores.

• background: URL de uma imagem para ser usada como plano de fundo.

• link: cor natural dos links, ou seja, enquanto eles ainda não foram clicados (o padrão é azul).

• alink: cor dos links quando são clicados (o padrão é vermelho).

• vlink: cor dos links após serem visitados (o padrão é roxo).

• text: cor do texto da página.

• Definindo atributos da tag body

• <body text=”black” bgcolor=”blue” link=”yellow”></body>

3.2.2 Cabeçalhos HTML

A linguagem HTML permite adicionar cabeçalhos (ou títulos) no corpo da página, diferenciando-os do restante do texto pelo tamanho da fonte. Para isso existem as tags “h”, que possuem seis níveis, de 1 a 6. A seguir tem-se um exemplo de utilização dos seis níveis de cabeçalho.

<h1>Título de nível 1</h1>

<h2>Título de nível 2</h2>

<h3>Título de nível 3</h3>

<h4>Título de nível 4</h4>

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com