TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é o webdesign

Monografia: O que é o webdesign. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  Monografia  •  5.022 Palavras (21 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 21

O que é o webdesign?

Dessa maneira, pode-se encaixar o webdesign dentro do design gráfico, uma vez que trabalha com a criação de projetos e desenvolvimento de interfaces gráficas de acordo com um briefing passado pelo cliente. De maneira geral, o webdesigner deve estar preparado para criar projetos, layouts, banners e até mesmo alguns scripts e ajustes na estrutura do produto web no qual ele estiver trabalhando.

O trabalho do webdesigner não se resume a criar apenas as interfaces. Muitos deles podem desenvolver aplicações web, afinal, muito do webdesign passa por linguagens de marcação e programação. Entretanto, é importante não confundir as atribuições desses profissionais com as dos desenvolvedores web. Os webdesigners têm como maior preocupação desenvolver uma interface sólida que garanta o perfeito entendimento do conteúdo e a qualidade de navegação. Os focos são bastante diferenciados, porém nada impede ambos de acumularem as funções

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/2934-profissao-webdesigner.htm#ixzz1wdred966

Em termos de software, o webdesigner irá utilizar técnicas do design aplicadas em softwares como o Adobe Photoshop, Illustrator e Fireworks para gerar imagens; Adobe Dreamweaver para trabalhar com CSS e linguagens de marcação; e Corel Draw para trabalhar com imagens em vetor. Esses programas oferecem precisão e facilidade para a compreensão de ferramentas, filtros e controles que garantem um bom aproveitamento da técnica aprendida na faculdade. Contudo, existem alternativas gratuitas aos editores de imagem, como por exemplo o GIMP. Alguns sites exigem animações interativas; para isso, o Adobe Flash é uma das ferramentas chave!

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/2934-profissao-webdesigner.htm#ixzz1wdrkwXE3

Áreas de atuação

As áreas de atuação são bastante variadas. Basta que a empresa possua um setor de web para que esse profissional seja requisitado. Além disso, o webdesigner pode atuar como profissional autônomo ou freelancer, de modo que seus projetos serão independentes de uma empresa, porém dependem da vontade dos clientes. Dessa forma, o projeto de webdesign passa pelas seguintes etapas:

Análise de contexto

Propósito

Análise de público

Adequação ao conteúdo

Compatibilidade e restrições (navegadores, fontes etc)

Todos esses pontos estão interligados de uma maneira bastante forte. Inicialmente é fundamental levantar todas as informações inerentes ao público-alvo e as diretrizes de comunicação que melhor o atendem. Em seguida é definida a estrutura do site e as tecnologias que serão empregadas para viabilizar o desenvolvimento do projeto. Um dos aspectos a ser considerado é que, por ser uma mídia em constante mudança, a web exige especial atenção no que se refere a resolução, navegadores e padrões de linguagem.

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/2934-profissao-webdesigner.htm#ixzz1wdrqMjMq

Bibliografia: http://www.tecmundo.com.br/blog/2934-profissao-webdesigner.htm

Criar um site não é só organizar textos e imagens em páginas HTML. Alguns detalhes são muito importantes, e se não forem bem definidos antes do desenvolvimento começar podemos perder muito tempo refazendo o trabalho até chegar ao que o cliente deseja.

Na maioria das vezes, o cliente já tem um logotipo, e a identidade visual do site deve seguir à risca a identidade visual da empresa, mesmo que o desenvolvedor deixe seu estilo estampado no projeto. Muitas vezes, quando precisamos desenvolver um layout, corremos para o computador e esperamos a ideia chegar - quando nossas ferramentas se resumem ao que o computador oferece, nossa criatividade é limitada por elas. Por isso, o melhor jeito de planejar um site é no papel. Literalmente.

Rabisque, ouse, liberte sua imaginação. Mantenha uma lista de sites que você gosta e como inspiração, visite-os constantemente e mantenha-se atualizado a respeito de novas tecnologias, novas formas de se usar o que já existe e, principalmente, tendências de layout.

O planejamento de um site também é muito importante para conhecer o cliente e seu produto. Precisamos definir o foco do projeto antes de tudo. Se você não tiver contato de maneira suficiente com o seu cliente, terá mais dificuldades para entender suas necessidades.

É fundamental definir as expectativas do cliente e o objetivo do site *antes* de começar o desenvolvimento. Quando definimos o foco do site, podemos estabelecer prazos, recursos, informações necessárias e até mesmo custos, se você já desenvolveu outros sites do mesmo porte. Mesmo o layout é desenvolvido mais facilmente a partir disso.

Quais serviços o site vai prestar e qual o público-alvo são alguns dos fatores que devem estar muito bem esclarecidos. Só assim podemos projetar uma identidade visual adequada, que tenha "a cara" da empresa ou do serviço que está sendo divulgado na internet.

Por isso, mesmo que o seu trabalho seja terceirizado, tente entender "quem" é esse site. Seu trabalho ficará mais fácil e seu cliente, mais satisfeito.

Desenvolvimento do site: backup, testes e feedback

A Lei de Murphy diz que "se alguma coisa pode dar errado, dará". O profissional de informática sabe o quanto isso é verdade, especialmente quando se está no meio de um projeto com o prazo apertado.

Imagine a seguinte situação: você passou os últimos dois meses desenvolvendo o site do seu cliente. O layout ficou maravilhoso, as animações deram um trabalho enorme para chegar ao resultado desejado e... seu computador pifa. Sim, porque computadores pifam, numa grande empresa ou na sua casa, e essa é uma realidade.

Nessa hora eu realmente espero que você tenha um backup (cópia de segurança). Sabe, um backup *fora* do seu computador, porque a versão do site que você já publicou para o cliente aprovar está lá, mas se o seu computador pifou, as chances do login e senha do FTP estarem, por exemplo, em um cliente de e-mail inacessível, agora são grandes.

Pessoalmente, eu faço backups - semanais ou a cada grande mudança no projeto - em um CD para cada cliente. Às vezes, também uso uma conta de GMail para backup, mas com a plena consciência de que se o problema estiver na falta de conexão eu vou precisar dos arquivos offline.

Teste

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.4 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com