TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é um algoritmo e lógica de programação?

Tese: O que é um algoritmo e lógica de programação?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  Tese  •  1.036 Palavras (5 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 5

O que é algoritmo e lógica da programação?

Algoritmo é a relação entre entrada e saída do programa, é o rascunho do programa, o projeto. E um projeto antes de colocar a mão na massa é indispensável. Enquanto a implementação é a função dos pedreiros, o algoritmo é a função dos engenheiros. Se os engenheiros não existissem, acho que os pedreiros não iam conseguir fazer as casas e os prédios que eles constroem hoje em dia.

O algoritmo sempre existe, mesmo que apenas no seu pensamento. A primeira coisa que você pensa quando quer fazer uma aplicação (a não ser que você seja louco) é: o que é a aplicação? O que ela vai fazer? E se você sair implementando uma coisa complexa, você vai se decepcionar depois demorando mais do que o tempo de fazer a implementação só para limpar o código! Por isso, representar algoritmos complexos é essencial.

E mais… Mesmo se você tivesse tempo infinito, memória infinita, etc. e tal (não tivesse necessidade de limpar o código), você vai precisar de um algoritmo para provar que o seu programa funciona, para se organizar e para estudar a sua lógica. Se você não planejar um algoritmo para o caso acima, qualquer funcionalidade que você queira adicionar no meio, por falta de projeto e organização, vai demorar bem mais tempo. Por isso, algoritmo não é uma perda de tempo antes da programação, mas a programação é que se torna uma perda de tempo quando não teve um algoritmo.

O raciocínio lógico e o algoritmo que o expresse independem de linguagem de programação que se deseja aprender. Essa será apenas a ferramenta que implementará o raciocínio transformando-o em um programa de computador.

A lógica não é absoluta, ou seja, haverá sempre várias alternativas possíveis para atingir o mesmo resultado. Mas chegar ao mesmo resultado não quer dizer que o programa esteja perfeito. Mesmo que ele rode, deixar o algoritmo o mais enxuto possível e escolher a melhor lógica possível faz toda a diferença

O objetivo principal da lógica de programação é demonstrar técnicas para resolução de problemas e consequentemente automatização de tarefas. De um modo geral esses conhecimentos serão de supra importância, pois ajudarão no cotidiano, desenvolvendo o raciocínio rápido.

Porque a importância da construção de algoritmo na programação de sistemas?

Para desenvolvermos um software para realizar qualquer tipo de processamento de dados, vamos escrever um programa ou vários programas que trabalhem interligados. Mas, para que o computador consiga compreender e executar esse programa ele precisa ser escrito em uma linguagem que o computador e o desenvolvedor entendam, denominada de Linguagem de Programação.

Os algoritmos são importantes, pois especificam uma sequência de passos lógicos para que o computador execute qualquer tarefa, tendo em vista que o mesmo só realiza o que foi programado.

Qual o impacto de não fazer o algoritmo antes da programação?

O impacto é que se não fizer o algoritmo antes da programação a programação sai errada ou é colocada de forma que o programador pode usar muito mais linha do que o necessário, esse seria o impacto.

Características de programação estruturada:

As principais características são:

Finitude – Um algoritmo de sempre terminar após um número finito de etapas.

Definição – Cada passo de um algoritmo deve ser definido com precisão; as ações a serem executadas deverão ser especificadas rigorosamente e sem ambiguidade para cada caso.

Entrada – Valores que são dados ao algoritmo antes que ele inicie. Estas entradas são tomadas a partir de conjunto de objetos especificados.

Saída – os valores resultantes das ações do algoritmo relacionadas com as entradas especificadas.

Eficácia – todas as operações a serem realizadas no algoritmo devem ser suficientes básicas que podem, em princípio, ser feitas com precisão e em um período de tempo finito por um homem usando papel e lápis.

Não existe uma linguagem de conhecimento obrigatório. Mas se existisse esta linguagem, seria o C. Também não recomendo ninguém começar a programar por ela

C está apenas uma camada de abstração acima do chamado código de máquina. Então é uma linguagem importante para você aprender ‘como as coisas realmente funcionam’.

Outro forte argumento para aprender C é que no mundo da programação, a cultura C impera. C

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com