TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PROCESSADORES

Por:   •  13/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.058 Palavras (5 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 5
  1. INTRODUÇÃO

O presente estudo buscou relatar um pouco sobre os processadores de um computador, são eles os responsáveis por processar os dados e transformá-los em informação, mais especificamente sobre os processadores Intel e AMD. O objetivo do trabalho é estabelecer uma relação entre ambos, e direcionar o leitor a escolha da melhor opção, citando seus benefícios, prejuízos e etc.

O desenvolvimento do trabalho está estruturado em 3 tópicos e será apresentado da seguinte maneira: primeiro serão abordados as vantagens e desvantagens dos processadores Intel e AMD, no segundo tópico falaremos um pouco sobre os locais de uso desses processadores, e por fim, concluiremos a pesquisa comparando-os.

Para trazer o assunto de maneira clara e objetiva, de modo que o leitor consiga entender utilizamos a metodologia pesquisa bibliográfica nos livros Hardware na Prática e Arquitetura de Compuatadores.

  1. O QUE SÃO PROCESSADORES?

Um processador na linguagem técnica é um microchip que faz parte do Hardware do computador e que tem a função de executar os processos computacionais, ele recebe e transfere dados para realizar diversas tarefas, em outra linguagem mais popular, ele é o “cérebro” do computador, a partir do momento que ele é energizado o processador coloca tudo na máquina para trabalhar. Além disso, a velocidade que o computador demora para realizar essas tarefas está ligado a velocidade do processador, por isso é importante saber qual processador escolher de acordo com sua necessidade.

Existem Processadores de 32 bits e de 64 bits (menor unidade de informação que pode ser armazenada ou transmitida) ou seja, com mais bits o computador vai trabalhar com mais dados por vez, além de suportar mais memória RAM, até 168 GB.

Os processadores são compostos por 3 componentes principais:

Unidade de Comando (UC): unidade do processador que armazena instruções que o computador está executando na memória, ou seja, transfere informações da entrada para a memória e da memória para a saída.

Unidade de Lógica e Aritmética (ULA): é a unidade do processador que executa operações lógicas e aritméticas.

Registradores: É um tipo de memória de alta capacidade e velocidade, embora sejam considerados os mais rápidos, também são os mais caros.

  1. VANTAGENS E DESVANTAGENS DO PROCESSADOR INTEL

A Intel foi criada em 1968 e atualmente ocupa o posto de maior fabricante de processadores, já que oferece modelos para desktop e CPUs para notebook. Em relação ao desempenho, por ser uma marca que já vem a anos no mercado, está sempre atualizando e lançando novos processadores e nesse quesito não deixa a desejar, tendo processadores rápidos e de ótimo desempenho. Porém quanto maior o desempenho maior também o custo-benefício, é possível encontrar chips da Intel custando de R$ 300 até quase R$ 10 mil.

A Intel lançou no mercado os processadores de tipo core i7 que possui um ótimo desempenho para gamers, já que fizeram diversas modificações internas para conseguir superioridade nesse quesito, sendo comprovado ser o melhor processador em jogos. Para os notebooks não é diferente, a Intel possui processadores exclusivos para eles, com maior velocidade e desempenho e menor temperatura, a maior parte dos fabricantes de notebooks optam pelo processador da Intel, por ser uma marca conhecida, é mais solicitada pelos usuários.

De fato, os desktops são os responsáveis pela fama da Intel, pois a maioria possui processadores da Intel já que oferecem maior desempenho e pelo número de usuários que buscam essa marca. Embora vendam muito no ramo de Desktop, também é esse ramo que ocorre muito o aquecimento do aparelho, já que alguns processadores de núcleos múltiplos produzem muito calor que além de diminuir a durabilidade do computador, também torna necessário o uso de vários coolers para resfriá-los, juntando tudo isso, consomem muita eletricidade que é um ponto negativo do processador.

  1. VANTAGENS E DESVANTAGENS DO PROCESSADOR AMD

A AMD foi criada em 1969 e ganhou o público com o processador AMD Athlon que continua sendo fabricada nos dias atuais. A AMD não tem tanta fama como a Intel, porém, segundo testes específicos, alguns processadores AMD possui melhor desempenho que os da Intel, além de um preço mais acessível. Ser barato não significa ser o mais ruim, pelo contrário, a AMD lançou um processador no mercado com um preço mais acessível que os estoques estão acabando rápido de tão boa qualidade.

Por estar a algum tempo no mercado dos chipsets, a AMD consegue um melhor desempenho nesse quesito e também alto poder de processamento gráfico, com qualidade de imagem e gráficos mais detalhados sendo utilizado pelos principais consoles de games Playstation 4, Xbox One e Nintendo Wii U.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (96.4 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com