TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS RISCOS E DOENÇAS ASSOCIADAS AOS PROFISSIONAIS DA INFORMÁTICA

Por:   •  12/12/2019  •  Monografia  •  1.071 Palavras (5 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 5

RISCOS E DOENÇAS ASSOCIADAS AOS PROFISSIONAIS DA INFORMÁTICA

DOENÇA

DEFINIÇÃO

SINTOMAS

DORT - Distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho

São movimentos repetitivos de qualquer parte do corpo que podem provocar lesões em tendões, músculos e articulações, principalmente dos membros superiores, ombros e pescoço devido ao uso repetitivo ou a manutenção de posturas inadequadas resultando em dor fadiga e declínio do desempenho profissional tendo como vítimas mais comuns os: digitadores, datilógrafos, bancários, telefonistas e secretárias. O termo DORT – (Distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho), adotado no Brasil não é mais utilizado preferindo-se atualmente a denominação Doenças Osteomuscular Relacionadas os Trabalho
 
 

As chamadas posturas fixas são fatores de risco em trabalhos sedentários, mas também atingem serviços com maior movimentação como os que exigem agachamento e virar- se de lado, A má postura em membros superiores tais como desvios de punhos e ombros elevados, isso contribuem no surgimento da DORT, geralmente esses casos são causados por postos de trabalho irregulares, altura da mesa, formato da cadeira e seu encosto, etc. Sintomas: Formigamento, adormecimento e queimação nos dedos, ocorrem geralmente a noite a nas primeiras horas da manhã e pode migrar para cotovelos e ombros, causam também a diminuição da sensibilidade, fraqueza e perda funcional da mão. Este tipo de doença pode estar relacionada a idade, ao sexo, a ocupação, trabalhos que requerem uso da palma da mão com pressão e esforço repetidos.

LER -  Lesões por esforços repetitivos

Causada pelo uso excessivo de algumas articulações, as lesões por esforços repetitivos (LER) atingem especialmente os cotovelos, os punhos, as mãos, os ombros e os joelhos. Com o avanço da tecnologia o número de casos dessas lesões aumentou significativamente, principalmente em pessoas que trabalham com o computador. Antigamente era considerada uma doença funcional, já hoje em dia, com o aumento dos casos, foi necessário o estudo das causas e medidas de prevenção dessa doença.

A principal causa da LER é o excesso da utilização de determinadas articulações, que as vezes são relacionadas com algumas profissões como: costureiras, digitadores e até operadores de caixa registradora. São profissões que exigem movimentos repetitivos, provocando uma inflamação nas estruturas ósseas, nos tendões, músculos, ou até mesmo comprimindo os nervos e a circulação.

Síndrome do túnel do Carpo

É uma lesão bem comum, é caracterizada pela compressão do nervo mediano, que passa pelo punho numa região chamada Túnel do carpo.
O nervo mediano é responsável pela movimentação do dedo polegar, de parte da palma da mão e também por causar sensações nos dedos polegar indicador e médio.

Por causa do uso demasiado passa a haver uma inflamação e um inchaço na estrutura do túnel do carpo, comprimindo o nervo mediano e o deixando mais frágil.

Tendinite dos extensores dos dedos

A Tendinite é a inflamação dos tendões. Essa lesão pode ocorrer em qualquer articulação, mas são mais comuns nos joelhos, punhos, ombros e cotovelos. 

A pessoa apresentará dor na parte dorsal da mão, por causa da inflamação, também pode sentir fraqueza nas mãos e sensação de queimação em vez da dor.

Tenossivite dos flexores dos dedos

Os tendões flexores se localizam na palma da mão recobertos por uma bainha chamada sinovial que faz com que a contração do músculo fique mais suave.

A tenossivite é a inflamação da bainha, onde ao realizar os movimentos dos dedos além de não conseguir move-los direito haverá dor. 

Tenossivite Estenosante

Também conhecida como dedos em gatilho, essa lesão envolve os tendões flexores dos dedos das mãos que passam por túneis dentro dos dedos. Se ocorrer um inchaço na bainha que o cobre ou a formação de um nódulo sobre o tendão, ele então se tornará mais largo e focará mais comprido nos túneis que passa. 

Ao mexer os dedos, a pessoa escutará um estalo ou algum barulho na articulação envolvida, principalmente no meio dos dedos.

Epicondilite Lateral

Também conhecida como cotovelo de tênis (tennis elbow), ocorre por causa da inflamação das pequenas protuberâncias dos ossos do cotovelo, os epicôndilos. Os ossos envolvidos são os epicôndilos laterais (da parte de fora). Os mais afetados por essa lesão não são os tenistas, são donas de casas, pessoas que trabalham em escritórios e até pessoas que levantam peso.

Alguns músculos que promovem a retificação do punho e dos dedos são presos pelos tendões no epicôndilo lateral do cotovelo e quando há o uso excessivo dessa estruturas tem a tendência de começar a inflamar e os sintomas de dor, aguda quando gira o antebraço.

Doença de Quervain

 É uma lesão onde ocorre a inflamação dos tendões que passam pelo punho no lado do polegar. 

Com o uso demasiado dessas articulações pode ocorrer a inflamação dos tendões dificultando o movimento do polegar e do punho, principalmente ao pegar coisas. As pessoas mais propensas a ter esse tipo de lesão, são as que vazem arquivamento, escrevem bastante a mão, ou digitam.

Problemas na visão pelo mal uso de computadores

Os computadores têm suas telas formadas por pixels, algo que faz com que os olhos necessitem focar continuamente a imagem causando assim cansaço na vista, este uso faz com que pisquemos cerca de cinco vezes menos que o normal o que causa um ressecamento nos olhos. 
Este problema acaba causando uma síndrome chamada CVS, do inglês ''computer vision syndrome'', síndrome da visão do computador, esse problema tem como característica o cansaço visual e uso prolongado do computador, mas também pode ser atribuído ao uso e excesso de outros aparelhos de multimídia (vide games, televisores, celulares entre outros).

Os sintomas mais comuns desta síndrome são: Olhos vermelhos, irritados, lacrimejando, sensibilidade à luz, sensação de peso das pálpebras, dificuldade em conseguir foco, problemas de enxaquecas, espasmos musculares, dores lombares, fadiga, certo desconforto coceira e os chamados “olhos secos”.    

Toxinas

Toxinas são substâncias que podem criar irritação e danos a um organismo, diminuindo a vitalidade, danificando o funcionamento orgânico e bioquímico. As toxinas de radiação são emitidas para  o corpo através de computadores, celulares, raios-X, micro-ondas e raios solares, omitem esta radiação toxina em pequenas quantidades. O corpo humano é projetado  para eliminar as toxinas dele, mas os pequenos traços de resíduo tóxicos que restam, lentamente constroem no corpo graves problemas de saúde.

As toxinas causam pressão danificação e mal funcionamento de rins, fígado, intestino, cólon, pulmões, gânglios linfáticos, sangue e cérebro, dessa forma começa a surgir problemas de saúde.
Quando alguns problemas como dores de cabeça frequentes, TPM, estresse físico e emocional, falta de energia, alteração de humor, irritação da pele e alergias, lenta recuperação após exercícios e redução da memória, são a resultados do acumulo destas substâncias no organismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (42.3 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com