TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orientação

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.104 Palavras (13 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 13

UNISUL – UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

GIOVANE BRUNEL PAES

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

Palhoça, 23 de junho de 2015


INTRODUÇÃO

A finalidade deste trabalho, é direcionar a vida acadêmica de um estudante, orientar seus passos após o término do ensino médio, para que ele consiga visualizar uma trajetória a ser percorrida, quais os melhores cursos, faculdades e certificações são importantes para chegar ao seu tão desejado cargo de gerente de sistemas. Este trabalho contém as informações necessárias para essa orientação, tais como cursos técnicos de nível médio, faculdades, cursos de inglês e cursos para certificações, todos os dados necessários para que o aluno tenha ciência do caminho que irá percorrer, qual o tempo de duração de cada curso e por fim quais as formas de investimento.        

GERENTE DE SISTEMAS

Para iniciar uma carreira na área da informática e conseguir alcançar a gerência de sistemas, um primeiro passo é cursar um 2° grau técnico em informática, para obter um conhecimento básico e necessário em programação de computadores, hardware e software, este curso irá preparar o futuro profissional para desenvolver programas de computador, realizar testes e efetuar manutenção preventiva e corretiva nos equipamentos. Este conhecimento adquirido inicialmente será muito útil, e servirá para poder diagnosticar um futuro problema em sua empresa, conseguindo solucioná-lo com maior agilidade e com um julgamento mais correto e preciso.

As informações sobre os melhores cursos oferecidos em Florianópolis, podem ser conferidos nos Anexos 1,2,3 e 4, entre as quais é possível saber sobre a forma de ingresso, o custo do curso pretendido, a grade curricular de cada curso e sua duração.  

Durante o período do ensino técnico, o estudante pode fazer alguns cursos complementares, ajudando-o na construção da base do conhecimento, para atingir um grau de competência mais extenso, portanto ele pode conciliar em horários alternativos cursos como Academia do Programador, Aprendizagem Industrial em Informática, Aprendizagem Industrial de Programador de Computador ou o Curso de Hardware - Montagem e Manutenção de Micros. As principais informações sobre estes cursos podem ser conferidos nos anexos 5, 6, 7 e 8.

Após finalizar o curso técnico, o próximo passo será cursar uma boa faculdade de Sistemas de Informação, que são oferecidos nas seguintes instituições:

UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina – Por se tratar de uma instituição Federal seus cursos são oferecidos gratuitamente e o ingresso é feito através de Vestibular, as provas serão aplicadas nos dias 12, 13 e 14 de dezembro de 2015 para início do ano letivo de 2016. Sua grade curricular, investimento e duração do curso, podem ser conferidas no anexo 9.

UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina – Por ser uma fundação de direito privado, seus cursos são pagos e nada baratos, porém existem algumas bolsas oferecidas tanto pelo governo, quanto pela própria instituição, e também financiamentos estudantis aceitos pela Unisul, que facilitam a vida financeira do aluno. Alguns exemplos dessas bolsas são as bolsas do Art. 170, Art. 171, Proaac, Prouni. O ingresso na Unisul é feito pelo passaporte estudantil através da análise do histórico escolar e sua grade curricular, investimento e duração do curso, podem ser conferidas no anexo 10.

Uma boa opção durante o tempo de faculdade, são os cursos alternativos oferecidos por escolas muito bem conceituadas, como por exemplo a V.Office para que o estudante alcance algumas certificações que irão dar um diferencial para o futuro bacharel em Sistemas de Informação, onde possibilitará o profissional ter uma eclosão muito mais rápida em sua carreira.

Nos Anexos 11 e 12, podemos verificar cursos que podem ser feitos durante o período da faculdade, que irão proporcionar um conhecimento mais avançado para se obter a certificação Java. Além de uma certificação, é indispensável o domínio da língua inglesa nos dias de hoje, para ser um profissional atuante na área de informática, ser fluente em inglês é substancial, portanto podemos verificar algumas opções no anexo 13.

Com a conclusão do Bacharelado em Sistemas de Informação, e possuindo todo o conhecimento adquirido com as certificações obtidas e ser fluente em inglês o profissional já está capacitado e com um currículo de dar inveja em muitos profissionais da área de informática. Um último passo para alcançar a gerência de software o profissional poderá cursar uma pós-graduação em Engenharia de Projetos de Software, suas informações podem ser observadas no anexo 14, e a partir deste momento será um profissional disputado pela maioria das empresas para gerenciar suas equipes.


CONCLUSÃO

Neste trabalho buscamos desenvolver uma trajetória acadêmica para um aluno do ensino médio, o qual tem interesse em seguir uma carreira profissional na área de informática, buscando alcançar a gerência em uma empresa de software.

O aluno deverá iniciar, cursando um ótimo curso técnico, após este curso, é importante fazer uma boa faculdade e também é essencial uma pós-graduação direcionada a área que pretende atuar, além do curso técnico, faculdade e pós-graduação, é muito importante o aluno investir em cursos extracurriculares para obter certificações, como também em um bom curso de inglês e conseguir a fluência.

Concluímos que para alcançar seu objetivo, terá que se dedicar quase que em tempo integral aos estudos, para realizar seu desejo, e após todo esse investimento e dedicação, o aluno estará muito bem preparado para pleitear sua vaga de gerente de sistemas tão desejada.


REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

florianopolis.ifsc.edu.br

ufsc.br

www.unisul.br

www.voffice.com.br

www.sc.senai.br

www.microcamp.com.br


ANEXO 1

  • Opção 1 – Curso Técnico em Informática – IFSC – Florianópolis

O ingresso é feito por meio do exame de classificação do IFSC, que é uma prova de conhecimentos gerais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (201.4 Kb)   docx (29.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com