TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Indios Cariris

Por:   •  29/9/2016  •  Artigo  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  683 Visualizações

Página 1 de 2

Índios Cariris

 

 

Isaac Bernardo Alves [1] 

  1. INTRODUÇÃO

 

 A mais de trezentos anos atrás os colonizadores das terras do Cariri chegaram e descobriram uma tribo onde lhe deram este que dá nome ao conjunto de cidades, incluindo Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Caririaçu, Farias Brito, Jardim, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.

Mas hoje pouco se sabe sobre esta tribo, pois os historiadores e pesquisadores não tiveram a curiosidade e o esforço de detalhar e datar em suas pesquisas referências sobre esses índios. E restam poucos deles espalhados por todo esse vasto território. Do Tupi Kiri’ri (silencioso) foi que surgiu o nome Cariri, cairiri ou quiriri que é a designação também da principal família dessas tribos onde foram assim chamados por serem calmos, tranquilos e receptivos.

Originários da Ásia, os Índios Cariris vieram pela Amazônia e pelo Tocantins. As primeiras tribos a chegar foram os Sudésticos e os Brasilíndios. Estes deram origem a 12 tribos diferentes, dentre elas a Tribo Cariri que veio para o sul cearense. Encontraram no Crato um ambiente propício que lhes dava terra fértil, úmida e quente para um bom plantio. Retiravam das plantas locais uma parte do sustento, dentre elas o piqui, o araçá, o babaçu e a macaúba. Plantavam algodão, mandioca, milho e cultivavam a cultura da caça e pesca que lhes proporcionava um grande ambiente produtivo, verdadeiro paraíso tropical onde viveram por bastante tempo em paz.

Muitas tribos, dentre elas a Cariri, costumam ainda hoje ter rituais, tradições. Utilizam ervas para curar doenças. Fabricam seus próprios utensílios, dentre eles o pilão de socar, a arupemba, vasos, pratos e panelas. Muitas das comidas ingeridas hoje foram inventadas pelos índios, por exemplo, o beiju, a tapioca, a puba, a canjica e o cuscuz.

Os Cariris foram Nações Indígenas como muitas outras que povoaram o nosso Brasil, mas tinham uma particularidade, eram dóceis e de fácil obediência e o seu aldeamento era feito sem nenhum custo logo que a voz evangélica se chegou até eles. Os Cariús habitavam ao Norte do Araripe, os Calabaças habitavam as margens do rio Salgado e os Inhamuns eram inimigos e viviam em guerras constantes e sempre se mantinham em ocupações ordinárias.

[pic 1]

Figura 1 Índios Cariris fabricando peças artesanais. Fonte: Cultura no Cariri[2]

  1. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Cariris. https://pt.wikipedia.org/wiki/Cariris/. Acessado em 14 de agosto de 2016.

DEUS, Evandro Rodrigues de. Sobre os índios cariris. http://culturanocariri.blogspot.com.br/2010/06/o-crato-e-uma-cidade-pacata-situada-na.html. Acessado em 14 de agosto de 2016.

VICELMO, Antônio. Pesquisadora descobre tribo. http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/pesquisadora-descobre-tribo-1.710034. Acessado em 14 de agosto de 2016.

ROCHA, Edilma. Indios Cariris. http://blogdocrato.blogspot.com.br/2011/02/indios-cariris-por-edilma-rocha.html. Acessado em 14 de agosto de 2016.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (171.8 Kb)   docx (80.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com