TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM II - UNIP - TOTEM

Por:   •  9/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.558 Palavras (11 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 11

UNIP EaD

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

TOTEM

Polo Pituba

2019

UNIP EaD

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

TERMINAL DE COMPUTADOR

                                                Nome: Dionisio Leite da Conceição

                                                RA: 1928182

                                                Curso: Analise e Des. de Sistemas

Bimestre: 2019.2

Polo Pituba

2019

Resumo

O Objetivo do presente trabalho é apresentar um projeto de terminal de computador/totem que tem a finalidade de intermediar denúncias e fazer marcação de atendimentos diversos em um centro de cidadania da mulher. Segundo a Prefeitura de São Paulo:

“ Os Centros de Cidadania da Mulher (CCMs) são serviços de atendimento, acompanhamento, orientação e encaminhamento de mulheres, independente da existência de situações de violência doméstica e familiar, destinados à ampliação dos direitos sociais, econômicos, políticos e culturais das mulheres de sua área de abrangência territorial”.  

A partir da aplicação do aprendizado assimilado através das matérias Comunicação Aplicada, Organização de Computadores e Princípios de Sistemas Operacionais foi efetuado o projeto para criação dos terminais de computador/ totens. Este foram pensados de modo criativo, aproveitando tecnologias de baixo custo existentes, bem como software livre.


         
Além do projeto referente ao totem, atendendo à demanda definida pelo PIM II, foi feito um banner  e  um  press release a fim de divulgar os serviços disponibilizados pelo centro de cidadania.

Palavras-chave:  Centro de Cidadania, TOTEM, Press release.

ABSTRACT

        The purpose of the present work is to present a computer terminal/totem project that has the purpose of mediating denunciations and marking various calls in a women's citizenship center. According to the City Hall of São Paulo:

"Women Citizenship Centers (CCMs) are services for the care, follow-up, guidance and referral of women, regardless of the existence of situations of domestic and family violence, aimed at expanding the social, economic, political and cultural rights of women in their area of ​​territorial coverage ".

        From the application of the assimilated learning through the subjects Applied Communication, Computer Organization and Operating Systems Principles, the project for the creation of computer terminals / totems was carried out. This has been thought of creatively, leveraging existing low cost technologies as well as free software.

        In addition to the totem project, meeting the demand defined by the PIM II, a banner and a pressrelease were made in order to publicize the services provided by the citizenship center.

Keywords: Citizenship Center, TOTEM, Press release.Keywords: Parks, computer, terminal.

SUMÁRIO

1. Introdução

2. Desenvolvimento

2.1 O Terminal de Informações

2.2 Software

2.2.2 Aplicativo3

2.3 Hardware4

2.3.1 Internet

2.3.2 Hot Spot

2.3.2 GPS

2.3.4 Conexão com Periféricos6

2.3.5 Energia Elétrica

2.3.6 Monitor  

3. Comunicação Aplicada

4. Press Release

5. Conclusão

Referências

  1. Introdução

        

        O primeiro passo para que possamos dar inicio ao trabalho carece da caracterização de seu objeto, vejamos o conceito de Centro de Cidadania da Mulher segundo a Secretaria de Direitos humanos e Cidadania de São Paulo:

“Os Centros de Cidadania da Mulher são espaços de qualificação e formação em cidadania, nos quais mulheres de diferentes idades, raças e crenças podem se organizar e defender seus direitos sociais, econômicos e culturais, além de propor e participar de ações e projetos que estimulem a implementação de políticas de igualdade com o objetivo de potencializar, por meio do controle social, os serviços públicos existentes para atender às suas necessidades e de sua comunidade.”

        A partir do conceito do que seria o CCM, percebe-se que sua nobre tarefa social é abrangente e carece de sistemas computacionais que garantam o acesso a todos as mulheres que necessitam de seus serviços, além de uma efetiva comunicação social, que possibilite que o público alvo saiba da sua existência e goze de seus direitos. Para tanto, o trabalho apresentado propõe, através dos conhecimentos adquiridos até então, que seja utilizados terminais autônomos, que terão comunicação com uma central através de um software em nuvem emulado no hardware embarcado no totem.

Portanto, este trabalho tem a finalidade de desenvolver um projeto de terminal de computador (SMART TOTEM) para divulgação de informações, conexão com os órgãos públicos e possibilidade de oferecer denúncias em tempo real.

  1. Desenvolvimento

2.1 O Terminal de Informações

A tecnologia chegou para ficar e se tornar parte da rotina das cidades de forma cada vez mais efetiva. Existem ferramentas, de todo tipo, que solucionam pequenos problemas ou geram resultados de impacto na vida da população, dentre estas temos os totens de informações.

Os terminais de informações estão presentes em Aeroportos, Portos e Shopping Centers dentre outros onde a disponibilização de serviços é necessária, a fase em que estes equipamentos eram limitados a bancos e instituições financeiras ficou para trás.  Para fins de caracteriza-los se faz necessário conceituarmos, deste modo, podemos definir os terminais de autoatendimento como terminais autônomos com a finalidade de disponibilizar informações ou executar uma tarefa antes realizada por pessoas, mas de forma mais eficiente e eficaz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (208.3 Kb)   docx (192.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com