TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM IV – DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA EM LINGUAGEM C

Por:   •  30/9/2019  •  Artigo  •  1.817 Palavras (8 Páginas)  •  1.316 Visualizações

Página 1 de 8

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

PIM IV – DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA EM LINGUAGEM C

UNIP (ARARAQUARA – SP)

2018


UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

PIM IV – DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA EM LINGUAGEM C

Nome: ***************

RA:**********

Curso Superior de Tecnologia em Análises e Desenvolvimento de Sistemas

Semestre: 1º

UNIP (ARARAQUARA – SP)

2018


RESUMO

Este trabalho apresenta uma proposta de um sistema para peças de teatro desenvolvido em linguagem C com o auxilio do programa DEV-C++. O mesmo conta com uma parte prática onde o usuário consegue escolher a peça desejada, horário da sessão, informar a quantidade de ingressos que deseja comprar, formas de pagamento, escolher poltronas e por fim, é impresso um ticket contendo todas as informações necessárias para o cliente e o administrador, como data, valor do ingresso, sessão escolhida e etc. Para garantir a qualidade do sistema e sua funcionalidade, todas as funções e etapas desenvolvidas foram testadas visando uma entrega do software 100% funcionando corretamente.

Palavras Chave: Engenharia de software; Programação; Teatro; Peças; Poltrona; Ingresso; Linguagem e Técnicas de Programação.


ABSTRACT

        This work presents a proposal for a theater system developed in C language with the help of the DEV-C ++ program. It also has a practical part where the user can choose the desired part, time of the session, inform the amount of tickets you want to buy, payment methods, choose armchairs and finally, a ticket is printed containing all the information necessary for the client, and administrator, such as date, ticket amount, chosen session, and so on. To ensure the quality of the system and its functionality, all the functions and stages developed were tested for a delivery of the 100% working software correctly.

Keywords: Software Engineering; Programming; Theater; Parts; Armchair; Ticket; Language and Programming Techniques.


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        2

2.        OBJETIVOS.        2

2.1. Objetivo Geral        2

2.2. Objetivos Específicos        2

3. LINGUAGEM E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO        2

4. ENGENHARIA DE SOFTWARE        2

4.1 DESVANTAGENS DO MODELO RAD:        2

5. CONCLUSÃO        2

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        2

  1. INTRODUÇÃO

Peças de teatro sempre estiveram presentes em todas as comunidades e para auxiliar a sua gestão este trabalho buscou criar um sistema de computador desenvolvido em linguagem C capaz de atender as necessidades dos usuários e administradores que desfrutam desta arte, facilitando assim o gerenciamento do teatro e o entendimento por parte dos clientes.

O sistema foi desenvolvido com o auxilio do compilador DEV-C++ e permite que o usuário escolha a peça desejada. Foram disponibilizadas duas peças para esta versão; “O Fantasma da Opera” e a “Sinfonia de Beethoven”.

Após escolha da peça desejada, deverá ser informada a forma de pagamento através de uma tabela contendo o preço inteiro do ingresso, com desconto ou entrada free que é disponibilizada apenas as terças-feiras para crianças carentes da rede pública de ensino. O usuário deverá escolher o horário da sessão, quantidade de ingresso, poltrona desejada e por fim, será impresso um ticket contento o horário da sessão, data, nome da peça, número da poltrona e frases de agradecimento. O sistema serve tanto para o usuário quanto para o gerenciamento do teatro.


  1. OBJETIVOS

2.1. Objetivo Geral

Desenvolver um sistema em linguagem C para venda de ingressos de teatro.

2.2. Objetivos Específicos

Desenvolver e aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula sobre algoritmos, técnicas de programação e engenharia de software, desenvolver a lógica de programação; argumentar e discutir o uso de processos de software; desenvolver a capacidade de identificar necessidades e propor soluções e fomentar o hábito de executar projetos envolvendo múltiplas disciplinas.


3. LINGUAGEM E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO

Para Celes (2016, p. 4), apenas o conhecimento da linguagem de programação não capacita programadores. É de extrema importância saber usar os recursos da programação de maneira correta e adequada.

Para a elaboração de um bom sistema é necessário identificar as etapas da programação incluindo a identificação das prioridades e conhecer as técnicas para organizar de maneira estruturada os dados a serem manipulados (CELES, 2016).

Para o desenvolvimento prático deste trabalho foi usado à ferramenta DEV-C++ para programar em C. O sistema de peças de teatro conta com uma tela inicial onde é exibido o nome do teatro “Teatro Municipal UNIP”, duas opções de peças onde o usuário pode escolher a que mais lhe agrade e caso ele não deseje comprar nenhuma das peças em cartaz basta clicar no numero zero e sair do sistema como mostra a figura 3.1.

[pic 1]

Fonte: Elaborada pelo próprio autor, 2018.

Figurar 3.1 –. Tela Inicial do Sistema.

Ao escolher uma das peças o cliente ou administrador dá sequencia no sistema e recebe uma tabela de sessão onde poderá escolher a sessão desejada como mostra a figura a seguir.

[pic 2]

Fonte: Elaborada pelo próprio autor, 2018.

Figurar 3.2 –. Sessão.

Após a escolha da sessão o sistema pede para que informe a quantidade de ingressos desejados e logo em seguida apresenta uma lista com as formas de pagamento, onde usuário poderá escolher entre interia, meia (disponível para estudantes, crianças de 02 a 12 anos e adultos acima dos 60 anos), ou free (todas as terças feiras para crianças da rede publica de ensino), figura 3.3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (481.1 Kb)   docx (96.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com