TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM IV - SISTEMA INFORMÁTICO PARA REGISTRO DE USUÁRIOS E CATALOGAÇÃO DE LIVROS PARA USO EM UMA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA

Por:   •  9/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.884 Palavras (12 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 12

UNIP

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

SISTEMA INFORMÁTICO PARA REGISTRO DE USUÁRIOS E CATALOGAÇÃO DE LIVROS PARA USO EM UMA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA

UBERLÂNDIA, MG

2019

UNIP

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

SISTEMA INFORMÁTICO PARA REGISTRO DE USUÁRIOS E CATALOGAÇÃO DE LIVROS PARA USO EM UMA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA

Nomes: Iasmim Emanuele G de Almeida

Erber de Oliveira Santiago Lima

RA: 0505757 / 0527409

Curso: Redes de Computadores

Semestre: 1º sesmestre

UBERLÂNDIA, MG

2019

RESUMO

O PIM – Projeto Integrado Multidisciplinar tem como objetivo desenvolver uma produção textual tendo como bases os conteúdos estudados nas disciplinas ensinadas no período estudado utilizando o conhecimento adquirido na elaboração do trabalho de pesquisa acadêmica. O tema escolhido para elaboração do presente trabalho se configura na criação de um sistema informático que registra usuários e catalogação de livros doados para uma biblioteca comunitária da cidade de Uberlândia. O referido projeto tem a finalidade de apresentar o conceito que é utilizado na metodologia da catalogação de livros, normas éticas na constituição em conservação da biblioteca, elementos base na criação dos bancos de dados e a estrutura da programação. Objetiva ainda fazer um paralelo entre os conhecimentos adquiridos com a realidade de uma biblioteca pública onde os acadêmicos vivenciam a montagem da informatização de um acervo bibliográfico e dos registros dos usuários da biblioteca.

Palavras-chaves: Catalogação. Informatização. Biblioteca. Sistema.

ABSTRACT

The PIM – Multidisciplinary integrated project aims to develop a textual production based on the contents studied in the disciplines taught in the period studied using the knowledge acquired in the elaboration of the research work Academic. The theme chosen for the elaboration of this work is configured in the creation of a computer system that registers users and cataloguing of books donated to a community library of the city of Uberlândia. This project aims to present the concept that is used in the methodology of cataloging books, ethical norms in the preservation of the library, base elements in the creation of databases and the structure of the programming. It also aims to make a parallel between the knowledge acquired with the reality of a public library where academics experience the assembly of the computerization of a bibliographical collection and the records of the users of the library.

Keywords: Cataloging. Computerization. Library. System.


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ………………………………………………………………………….06

2.  SISTEMA INFORMÁTICO PARA REGISTRO DE USUÁRIOS E CATALOGAÇÃO DE LIVROS PARA USO EM UMA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA..........................................................................................................07

2.1 METODOLOGIA CIENTÍFICA PARA A CATALOGAÇÃO DE LIVROS.............08

2.2. PRINCÍPIOS DE ÉTICA NA CONSTITUIÇÃO NA MANUTENÇÃO DE UMA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA....................................................................................09

2.3 ELEMENTOS BASE PARA A CRIAÇÃO DE BANCO DE DADOS......................10

2.3.1 Mer....................................................................................................................10

2.3.2 Software Minibiblio............................................................................................12

2.3.3 Cadastro De Livros............................................................................................12

2.3.4 Cadastro De Usuários.......................................................................................13 2.3.5 Cadastro De Locatários.....................................................................................13

2.3.6 Retirada De Livros.............................................................................................14

2.4 LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO APLICADA.................................................14

3. CONCLUSÃO........................................................................................................15

4. REFERÊNCIAS......................................................................................................16


1. INTRODUÇÃO

A realidade hoje conta com tecnologia avançada e toda pessoa em qualquer lugar do mundo depende das tecnologias para sobreviver. A modernidade exige da sociedade a necessidade de conhecer as tecnologias para adaptar a sua realidade.

O acesso à informação está cada vez mais presente no dia-a-dia das pessoas. Assim não poderia ser diferente nas bibliotecas, onde a sistemas que são desenvolvidos para catalogação de livros. Portanto nas bibliotecas públicas também são necessários implantar melhorias que ajudem a população. E uma dessas melhorias necessárias na atualidade é a informatização do acervo bibliográfico e dos registros dos usuários da biblioteca.

O desafio de criar um sistema que auxilie as pessoas que procuram a biblioteca para encontrar o livro desejado através de um acervo digitalizado é um recurso que pode facilitar a vida. Essa facilidade de acesso favorece quem procura a biblioteca e, também o trabalho do bibliotecário fazendo com que tenha mais rapidez. Essa possibilidade favorece ao leitor e pesquisador a oportunidade de descobrir novo mundo através das várias opções que podem ser encontrados em uma rápida pesquisa dentro do sistema.

Para criar o sistema de informatização do acervo e registro de usuários da  biblioteca comunitária foi necessário fazer uma pesquisa bibliográfica em fontes que falam de critérios utilizados na catalogação de livros e os  princípios de ética na constituição em manutenção para biblioteca comunitária, de elementos base para a criação de um banco de dados informático necessário para um sistema de controle de biblioteca e da  estrutura de programação para o registro de que utiliza o serviço oferecido pelo órgão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (382 Kb)   docx (298.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com