TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE TERMINAL DE COMPUTADOR PARA DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES SOBRE ATIVIDADES EM GERAL EM PARQUES URBANOS

Por:   •  26/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.797 Palavras (12 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 12

UNIP EaD

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

PROJETO DE TERMINAL DE COMPUTADOR PARA DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES SOBRE ATIVIDADES EM GERAL EM PARQUES URBANOS

Polo de Jaú

2019

UNIP EaD

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

PROJETO DE TERMINAL DE COMPUTADOR PARA DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES SOBRE ATIVIDADES EM GERAL EM PARQUES URBANOS

Nome: Leonardo Nunes da Cruz

RA: 1935169

Curso: Gestão de Tecnologia da Informação

1ª Semestre

Polo de Jaú

2019

Resumo

        A partir dos anos 1970/ 1980, o esvaziamento dos espaços livres públicos e o surgimento de novas opções de lazer dotadas de conforto e segurança passam a ser comuns nas cidades. Por outro lado, pesquisas recentes têm evidenciado a vitalidade de praças e parques públicos de acordo com as mudanças de hábitos da população vem contribuindo para o resgate do uso desses espaços. Diante do cenário atual os parques públicos são pontos diferenciais nas cidades com potencial ainda pouco utilizado, visando isso a instalação de terminais computacionais nesses locais leva a crer boa perspectiva tanto social quanto econômica.

Palavras chave: Tecnologia da informação, terminais computacionais, parques públicos.

Abstract

        From the 1970s and 1980s, the emptying of public spaces and the emergence of new leisure options with comfort and security become commonplace in the cities. On the other hand, recent research has shown the vitality of public squares and parks according to the changing habits of the population has contributed to the rescue of the use of these spaces. In view of the current scenario, public parks are differential points in cities with still little potential, aiming at the installation of computer terminals in these places leads to believe good social and economic perspective.

Key rords: Information technology, computer terminals, public parks.

Sumário

1. Introdução

2. Desenvolvimento

        2.1 Sistema Operacional

        2.2 Energia e processos sustentáveis

        2.3 Estatísticas dos Parques no Brasil

        2.4 Lógica no desenvolvimento do sistema

3. Conclusão

4. Bibliografia

Introdução

        Ao longo dos anos, as funções exercidas pelos espaços públicos têm se alterado. No passado, os espaços públicos assumiam-se como pontos fundamentais da vida social e política, e atualmente vinculam-se às funções de lazer, ócio e, muitas vezes, ao consumo cultural, desportivo ou alimentar. A noção do que se constitui um parque, por exemplo, pode mudar de acordo com diferentes períodos e respectivas funções desempenhadas por eles.

        A demanda por novos parques de uso público surgiu da necessidade de melhorar as condições de vida da população, que havia se multiplicado no início do século XIX, impactando no aumento de congestionamentos e de pessoas morando em condições deploráveis e de forma insalubre . As práticas sanitaristas, muito primitivas, aumentavam os riscos de epidemias e doenças. Os parques eram vistos como instrumentos à promoção da saúde pública, redução de comportamentos antissociais e oferta de lugares para atividades de lazer. Neste sentido a implantação de parques passou a ser considerado como uma necessidade pela qualificação estética e pela busca de higienização.

        Nessa mesma toada esses locais públicos cada vez mais diversificados tem acompanhado as tendências tecnológicas e servindo a mais propósitos. Não é difícil encontrar parques públicos onde são realizados eventos culturais, esportivos, políticos, etc, além de serem lugares cada vez mais amplos à competir com a petrificação das cidades.

        Nesse contexto, tanto do corrido dia a dia moderno, como de espaços amplos e diversas atividades, a instalação de terminais informativos se mostra um importante fator para enriquecimento desse cenário.

2. Desenvolvimento

2.1 Tecnologia Aplicada

        O presente Projeto apresentará o que são Terminais de Computadores e as suas características, bem como suas funcionalidades, software, utilitários e componentes. Esses terminais terão como público-alvo todas os usuários de parques públicos, dos mais variados estilos e que buscam diversas finalidades.

        A tecnologia Thin Client foi escolhida para este projeto levando em consideração que suas características estão alinhadas aos conceitos de sustentabilidade e baixo custo. Os thin clients,  também denominados clientes magros, são equipamentos que comunicam com um servidor, têm pouco software instalado e  capacidade limitada.  

        É o que ratifica o portal Thin Client Brasil: Um terminal, em informática é todo o equipamento disponibilizado ao usuário,  nomeadamente aquele  que serve de interface como um sistema de informação mais abrangente.  Geralmente um terminal está associado a sistemas muito simples, sem disco rígido,  e cujo funcionamento depende da disponibilidade do sistema de informação.

        Nestes casos,  o utilizador estará diretamente ligado ao servidor de terminais, operando diretamente neste, como se estivesse fisicamente perante a máquina.  Os  terminais de computadores serão providos com telas de LED, essas telas deverão suportar o recurso de touch screen,  isto é,  receber comando através do toque na tela, fato que facilitaria o uso dos terminais por pessoas com deficiência. Desse modo, essa escolha é vantajosa por diversos motivos, entre os quais a economia de energia,  baixo custo de aquisição, manutenção e upgrade, não há necessidade de aquisição de licenças para sistemas operacionais e aplicativos das estações clientes, uma vez que estes se utilizam dos  recursos disponíveis em um computador central, também denominado cliente e servidor. Na estrutura cliente/servidor, ilustrada na figura 1, o computador cliente, neste caso o thin client realiza acessos ao servidor que é o computador que prover de forma centralizada todos os recursos através da rede de dados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (684.2 Kb)   docx (777.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com