TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE TERMINAL DE COMPUTADOR PARA DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES EM PARQUES URBANOS

Por:   •  6/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.244 Palavras (5 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE GESTÃO EM REDES DE COMPUTADORES

PROJETO DE TERMINAL DE COMPUTADOR PARA DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES EM PARQUES URBANOS

UNIP INTERATIVA - EAD

2019


UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

CURSO SUPERIOR TECNÓLOGO EM REDES DE COMPUTADORES

PROJETO DE TERMINAL DE COMPUTADOR PARA DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES EM PARQUES URBANOS

Aluno:

Orientador (a): Antônio Palmeira

UNIP INTERATIVA - EAD

2019

RESUMO

O objetivo desse projeto é desenvolver uma solução para divulgação de informações em parques urbanos. A proposta é a utilização de terminais (toten), ligados a um computador, que utiliza energia renovável para o funcionamento. Assim qualquer frequentador do parque poderá saber mais informações sobre a estrutura e localização dos espaços oferecidos.

Palavras chave: computador, renovável, parque, informações


ABSTRACT

The goal of this project is to develop a solution for disseminating information in urban parks. The proposal is the use of toten terminals, connected to a computer, which uses renewable energy for operation. So any visitor to the park will be able to know more information about the structure and location of the spaces offered.

Keywords: computer, renewable, park, information.


SUMÁRIO

1        Introdução        6

2        Estatísticas sobre Parques Urbanos no Brasil        7

3        Especificações técnicas de infraestrutura        9

3.1   Totem        9

3.2    Computador        10

3.3   Conectividade        10

3.4   Energia        11

3.5   Arquitetura do software de informação        11

4    Conclusão        15

5     Bibliografia        16

        


  1. Introdução

Com o passar dos anos a população passou a se preocupar mais com qualidade de vida e consequentemente passou a frequentar com mais intensidade os parques urbanos. Por conta disso notou-se a necessidade de informações aos frequentadores sobre a estrutura e os espaços oferecidos para os parques. Então foi criada uma equipe para criar uma forma de fornecer informações sobre o parque de forma acessível a qualquer pessoa, ágil e que ainda respeitasse o meio ambiente.

O que você vai conferir abaixo é um projeto de totem ligado a um computador de fácil manutenção e que utiliza energia renovável para o funcionamento.

.


  1.  Estatísticas sobre Parques Urbanos no Brasil

 

[pic 1]

Figura 1 - Fonte: semeia.org.br

Com base nas estatísticas acima podemos notar que mesmo com a crescente frequência de ida aos parques urbanos, ainda é pequena a parcela da população que frequenta parques urbanos de 1 a 3 vezes por semana.

Abaixo podemos ver dados sobre a motivação da população para frequentar os parques.

[pic 2]

Figura 2 - Fonte: semeia.org.br

Abaixo dados sobre quais as principais barreiras para frequentar parques urbanos.

[pic 3]

Figura 3 - Fonte: semeia.org.br

Os dados acima nos mostram que a maior barreira para que as pessoas frequentem os parques ainda é a distância e a segurança. Devido ao grande crescimento dos centros urbanos, alguns parques são criados a certa distância dos lugares de maior concentração de pessoas. Somado a isso a dificuldade de proporcionar a sensação de segurança, pois os parques são de grande extensão territorial e nem sempre possuem seguranças em todas por todas as partes.

  1. Especificações técnicas de infraestrutura

  1. Totem

Escolhido um modelo feito de aço que foi reciclado. O material foi colhido nos conhecidos ‘ferro-velho’ e foi derretido e construído na forma do totem. É considerado muito durável e resistente.

A tela é de 32 polegadas e utiliza tecnologia touch srcreen. O tamanho da tela foi escolhido para possibilitar uma melhor e mais detalhada visão do parque. A tela também conta com tecnologia de alta resistência a riscos e impacto, para possibilitar melhor tempo de vida útil do totem, visto que ficará e lugares públicos e de alta circulação de pessoas.

[pic 4]

Figura 4 - Modelo de totem

  1. Computador

Foi escolhido uma configuração simples, porém confiável, já que para aplicação não será necessário grande poder de processamento. Utilizará o sistema operacional Windows 10, para facilitar o suporte e a compatibilidade com demais programas que venham a ser necessários. Configuração de 4gb de memória ram, HD de 120gb, devido a necessidade apenas de armazenamento do sistema operacional e do software de informação do parque, o que também coopera para redução de custos do projeto. Processador Intel Core I3 de última geração que proporciona uma maior economia de energia e continua entregando o processamento ideal para a aplicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (451.1 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com