TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio - Claretiano - Produção de Materiais Instrucionais

Por:   •  26/5/2020  •  Resenha  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 3

A tecnologia pode ser utilizada para potencializar o processo de aprendizagem através do fornecimento de ferramentas educacionais que auxiliam no desenvolvimento dos educandos e forneçam melhores alternativas para os educadores atingirem os objetos da aprendizagem.

Os alunos de ensino fundamental e médio dos anos atuais são pertencentes à Geração Z, que dentre suas características, tem o fato de terem nascidos conectados à tecnologia. Computadores, celulares e tablets sempre fizeram e fazem parte da educação e da personalidade desses jovens, salvo as exceções por vulnerabilidade socioeconômica.

Diante deste cenário os profissionais da educação precisam ter em mente que trabalhar as ferramentas tecnológicas são fundamentais para atingir os objetivos do processo de ensino-aprendizagem. Isso se evidencia, inclusive, nos nove eventos de instrução, citados por Gagné (1985), que devem ser seguidos. A seguir listarei alguns: Como captar o aluno? (o uso de aplicações nos celulares e computadores podem se tornar excelentes ferramentas lúdicas; Apresentar o material didático a ser aprendido (quanto mais interativo e aliado à tecnologia for o material, maior é a chance dos alunos terem interesse); Obter o desempenho do aluno e avaliar o desempenho (esse tipo de avaliação pode ser trabalhado até por meio de jogos).

Em relação à utilização de objetos de aprendizagem para poder flexibilizar a construção do material instrucional, concordo que é uma excelente opção para professores e alunos.

Entendo que a utilização dos objetos de aprendizagem torna o processo de ensino-aprendizagem direcionado a determinado assunto, o que possibilita o aluno estar mais focado no referido conteúdo, além de fornecer uma melhor administração do tempo de dedicação do professor na elaboração do material. Exemplificando, ao trabalhar com conteúdos menores, os professores não precisam elaborar o material instrucional de uma só vez e podem utilizar melhor o tempo para focar nos conteúdos objetos de aprendizagem. Cada conteúdo demanda ferramentas tecnológicas e recursos diferentes, fugindo de um padrão, o que torna a utilização de objetos de aprendizagem ainda mais interessante na elaboração dos materiais.

No meu entendimento a utilização de objetos de aprendizagem se aplica até no primeiro estágio do desenvolvimento humano, pois a criança ao evoluir suas atividades, como falar, andar e reconhecer, realiza cada uma vagarosamente e passo-a-passo, possuindo, na maioria das vezes, a ajuda de um adulto, que age da mesma forma, para que o desenvolvimento cognitivo aconteça da maneira adequada. Exemplificando através da atividade de falar as primeiras palavras, os adultos incentivam a criança a falar palavra por palavra (papai, mamãe, vovó, azul, etc...) e uma de cada vez, e não a formarem frases prontas e com sentido coerente; dessa forma, classifico essa separação passo-a-passo, também, como objetos de aprendizagem.

Retornando à questão da utilização de ferramentas tecnológicas, as mesmas também podem ser grandemente utilização no desenvolvimento do primeiro estágio do desenvolvimento humano. A utilização de brinquedos educativos com “sonzinhos” que falam palavras, contam números, acendem as cores e falam o nome da respectiva cor, são alguns exemplos, a maior parte demanda tecnologia eletrônica para funcionar.

Além disso, tem-se músicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (33 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com