TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Redes De Computadores Para A Empresa Pesquisa Certa

Por:   •  16/4/2016  •  Monografia  •  1.913 Palavras (8 Páginas)  •  1.084 Visualizações

Página 1 de 8

CAPÍTULO 1 – CONHECENDO A EMPRESA PESQUISA CERTA

1.1 – Registro empresarial

A empresa de denominação social Pesquisa Certa & Cia Ltda., com sede na Avenida Paulista, 1500, Bela Vista, São Paulo – SP, tem inscrição no cadastro nacional da pessoa jurídica (C.N.P.J.) sob o número 123.456.789/0001-00, com nome fantasia registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (I.N.P.I.) denominado Pesquisa Certa e realiza sua atividade principal conforme Classificação Nacional de Atividades Econômicas (C.N.A.E.) sob o número 7320300 referente as atividades de pesquisa de mercado e opinião pública.

1.2 – História e atuação

Dois irmãos, Guilherme e Rafaela, compartilhavam do mesmo apreço, a tecnologia da informação. Após anos de estudos e aperfeiçoamentos, desejaram ingressar no mercado tecnológico, fundando assim no ano de 2010 a empresa Pesquisa Certa.

A empresa Pesquisa certa emprega aproximadamente duzentos colaboradores diretos e indiretos, divididos em setor administrativo, setor comercial, setor de pesquisa e setor de tecnológico.

Tem sua matriz situada na cidade de São Paulo – SP e atua em pesquisas de mercado e de opiniões públicas para empresas do segmento de tecnologia da informação a nível Brasil. Analisa por meio destes trabalhos, a viabilidade nos lançamentos de novos produtos, funcionando assim como setor de inteligência de seus clientes.

1.3 – Missão, visão E valores

Missão: Garantir a excelência em pesquisas de mercado e de opinião pública para a inteligência do mercado tecnológico, a âmbito nacional, viabilizando as inovações e sonhos de nossos clientes.

Visão: Ser referência como melhor empresa de pesquisa mercadológica, gerando valores para seus clientes, acionistas e colaboradores.

Valores: A conduta da empresa Pesquisa Certa deve ser o espelho do mais alto padrão da ética, mantendo relacionamento com colaboradores e clientes de uma forma transparente e baseada na responsabilidade e confiança entre as partes, com uma comunicação clara e precisa, através do gerenciamento consistente, focado em equipe.

1.4 – Evolução organizacional

Com o crescimento e ascensão do mercado de tecnologia da informação, a empresa Pesquisa Certa ampliará seu campo de atuação no ano de 2015 com a implantação e criação de uma nova base de operações na cidade de Jundiaí – SP.

Esta nova base de operações irá gerar mais de cinquenta novos empregos para a cidade de Jundiaí – SP, além de ampliar a participação de mercado na região que pouco foi explorada anteriormente pela empresa.

CAPÍTULO 2 – PROJETO NOVA BASE DE OPERAÇÕES

A nova base de operações da empresa Pesquisa Certa terá operação a partir de dezembro de 2015. Será localizada às margens da Rodovia Anhanguera, KM 150, na cidade de Jundiaí – SP.

2.1 – Projeto físico e lógico territorial e tecnológico

Consiste na explanação e descrição da área física territorial, bem como detalhamento tecnológico da nova base de operações da empresa Pesquisa Certa.

2.1.1 –Territorial

A nova base de operações da empresa Pesquisa Certa terá uma área física externa totalizando o espaço de mil e quarenta e três metros quadrados.

Possuirá operação e atendimento em andar térreo de operações, com subdivisões internas. Estima-se uma área física interna de atendimento e operação de seiscentos e quinze metros quadrados.

O projeto da planta baixa física do terreno pode ser visualizado através da seguinte ilustração:

O projeto da planta baixa física do terreno e suas subdivisões podem ser visualizados através da seguinte ilustração:

2.1.2 –Instalação física e lógica tecnológica

A nova base de operações da empresa Pesquisa Certa comtemplará inicialmente cinquenta posições de atendimento ativo / passivo, um servidor de banco de dados e um servidor de aplicações, distribuídos em de suas instalações.

A nova base de operações também estará preparada para eventual necessidade de ampliação de seu parque tecnológico infra estrutural, embasado em vinte por cento da quantidade total de equipamentos inicialmente instalados (contagem partindo do número de estações de trabalho e servidores).

2.1.2.1 –Padrões, topologias e protocolos de comunicação

Os equipamentos devem seguir o padrão ethernet para comunicação e terem como arquitetura padrão de comunicação o protocolo TCP/IP.

O padrão ethernet é devido por se utilizar de cabos trançados que facilitam a conexão com diversos dispositivos e equipamentos (modem, roteador, switch ). O protocolo TCP/IP é fundamental para que haja uma comunicação e entrega confiável de dados, diferente do protocolo U.D.P, que não oferece a mesma entrega confiável.

Para as conexões de rede e comunicação, devem ser usados o padrão wired , para que exista comunicação com os métodos acima relatados. Também há de ser implantado a topologia WI-FI, fornecido por um gateway padrão de acesso.

Para as conexões de rede wired, deve se utilizar da topologia de rede barramento, que é a mais indicada para o perfil da nova unidade da empresa Pesquisa Certa. É uma topologia em que os dispositivos (posições de atendimento, servidores, gateway (modem), roteadores WI-FI) serão conectados em um comutador de pacotes central, no caso específico um switch.

O switch será responsável pelo recebimento e distribuição dos pacotes de comunicação. Tem por vantagem a utilização da topologia de rede tipo barramento o não fato de um possível congestionamento do tráfego de rede, pois o switch somente envia os pacotes a posição de atendimento destino, diferente de um HUB que envia os pacotes para todas posições de atendimento, gerando lentidão no tráfego da rede.

A empresa Pesquisa Certa deverá possuir um switch, roteador WI-FI e gateway (modem) reserva, para eventuais redundâncias. O padrão de topologia tipo barramento adotado torna a comutação e comunicação eficiente e eficaz, porém uma falha no switch paralisa toda a rede de comunicação e uma falha no roteador (gateway) paralisa a internet.

2.1.2.2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (175.1 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com