TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Pesquisa Banco de Dados

Por:   •  29/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  927 Palavras (4 Páginas)  •  1.406 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo

Diante de uma época com grande fluxo de dados pelas redes,  é cada vez mais mais custoso para as aplicações web recuperar essa grande quantidades de dados dos SGBDS. Por essa razão a busca por melhores resultados em operações básicas, nesse sentido buscamos trabalhar grande quantidade de dados em atividades corriqueiras, o que implicam na comparação de banco de dados. Com isso o propósito desse trabalho é de concretizar uma análise em cima de dados obtidos através do retorno do tempo de execução de uma aplicação em um computador de baixa performance, feito isso, os dados serão utilizados para aclarar qual base de dados oferece melhor desempenho em executar as funções adversas de CRUD(Inserção, leitura, atualização e deleção) e Cálculos.

Introdução

Diante de uma época com grande fluxo de dados pelas redes, é cada vez mais custoso para as aplicações web recuperar essa grande quantidades de dados dos SGBDS.

Por essa razão a busca por melhores resultados em operações básicas, nesse sentido buscamos trabalhar grande quantidade de dados em atividades corriqueiras, o que implicam na comparação de banco de dados.

A comparação de bases de dados requer ponderações específicas especiais, como na escolha dos computadores e sistemas que abrigaram as bases de dados, como afirma SUDARSHAN (2006).

A escolha por open source aconteceu pois um SGBD com licença GPL(Licença Pública Geral) para a estruturação de um banco de dados,  dá a possibilidade para que qualquer pessoa possa consultar, examinar ou modificar o que achar conveniente para sua aplicação ou pesquisa.

Analisar e procurar por bancos de dados mais ágeis pode ser uma forma de melhorar as aplicações web ou desktop, tendo um menor custo de recursos e uma produtividade maior, para que aplicações futuras, tanto de código aberto quanto privadas para que possam ter melhor desempenho no cenário atual.

Objetivo

O objetivo desse trabalho é analisar o desempenho de dois bancos de dados open sources estruturais, MySql e PostgreSQL, em relação aos tempos de resposta quando são realizadas operações de inserção, alteração, consulta, exclusão de dados e cálculos.

A partir do objetivo citado acima, elaboramos a seguinte pergunta:

Dois bancos de dados open source estruturais, tem o mesmo tempo de resposta quando colocados em um ambiente de desenvolvimento com as mesmas condições?

Introdução

Este projeto tem por objetivo analisar dois bancos de dados quando e comparar seus tempos de respostas quando submetidos a realizar tarefas com uma grande quantidade de dados.

Metodologia

A pesquisa a ser realizada neste trabalho pode ser classificada como aplicada.

Isto porque ela tem como objetivo gerar conhecimentos sobre bancos de dados e seus tempos de resposta. Segundo Barros e Lehfeld(2000,p.78) a pesquisa aplicada como propósito gerar conhecimento para aplicação seus resultados visando solucionar de imediato o problema encontrado.

Quanto à metodologia o trabalho é feito pelo método quantitativo. Justifica-se essa opinião porque o método escolhido permite traduzir em números informações para classificar e analisar e que segundo Richardson (1989), o método quantitativo se caracteriza pela quantificação, tanto da coleta de informações, quanto no analisar através de técnicas estatísticas.

Sobre o procedimento, este trabalho realizar-se-á por meio de observação direta. Será utilizado na pesquisa dois bancos de dados, MySQL e Postgres, duas máquinas virtuais, virtualizadas pelo Virtualbox configuradas com 1G de RAM, HD de 8GB, processador de 1 núcleo e 1G de swap. O MySQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados open source estrutural que utiliza linguagem sql, começou na década de 1980 e tem como d\desenvolvedor a Oracle Corporation. O Postgres é um sistema de gerenciamento de banco de dados open source estrutural que utiliza linguagem PL/sql, lançado na década de 1990 e tem como desenvolvedor PostgreSQL Global Development Group. Estas ferramentas permitem analisar o desempenho do tempo de resposta dos dois bancos supracitados em uma máquina com poucos recursos. Após configurar as máquinas como citado acima, faremos os testes cinco testes com cinco mil operações de inserts, updates e buscas e mil operações de deletes.

O material documentado, bem como, as respectivas análises serão organizadas em relatório de pesquisa componente do que se pretende construir.

Forma de Análise

Os dados serão coletados após cada teste realizado com cada operação proposta na metodologia deste trabalho.

Após coletados será feita uma média com os números coletados após cada teste. As médias obtidas de cada banco de dados serão comparadas e apresentadas em uma tabela que permitirá a comparação do tempo de resposta de cada operação em cada banco de dados.

Esses resultados serão documentados e apresentados em um relatório de pesquisa que será feito após os testes.

Cronograma

Nesta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (75.9 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com