TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Banco de Dados para Comércio Eletrônico

Por:   •  28/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.019 Palavras (9 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 9

        Projeto de Banco de Dados para Comércio Eletrônico

Introdução

Uma empresa de tecnologia do ramo de comércio eletrônico possui um sistema que funciona como intermediário entre clientes que compram e fornecedores que anunciam os seus produtos. Dentro desse sistema pode haver um número ilimitado de fornecedores e de clientes. Também há uma quantidade de funcionários responsáveis por monitorar cada operação de venda, dar suporte, analisar a operação e verificar se a entrega foi bem sucedida, além de outra quantidade responsável por fazer a manutenção e a atualização do sistema e dos estoques. Além disso, a empresa possui um gerente que supervisiona os funcionários do departamento de vendas e outro gerente que supervisiona os funcionários do departamento de desenvolvimento e manutenção. Para uma compra ser feita, tanto o cliente quanto o fornecedor deve possuir cadastro no sistema. A empresa possui cadastrado um estoque para cada fornecedor contendo informações relacionadas aos produtos.      Durante a compra, é gravado no sistema o estoque e os produtos que contém e estão sendo comprados. Os produtos que forem vendidos são listados e as informações sobre a venda são armazenadas. Os desenvolvedores recebem as informações das vendas e atualizam os estoques que tiveram produtos vendidos. Após uma operação de compra, é atualizado o histórico de compras e o cliente pode avaliar o produto. Atualmente, o sistema está disponível apenas para o Brasil.

Requisitos

  • O sistema possui um cadastro de todos os usuários da plataforma digital, para os clientes, fornecedores e para os todos os funcionários.

  • Todo usuário precisa ter um nome, endereço completo, número de telefone, email, foto ou imagem para identificação, uma data de cadastro e número de identificação do usuário.
  • Para cada usuário cadastrado, é importante ter um número de identificação específico para poder fazer consultas e gerenciar melhor o sistema.
  • Para os usuários que são funcionários e clientes, as seguintes informações devem ser armazenadas: sexo, data de nascimento, CPF e número de identificação.
  • Para os usuários que são funcionários, as seguintes informações devem ser armazenadas: número de identificação, período de contratação e salário.
  • Para os usuários que são clientes, as seguintes informações devem ser armazenadas: número de identificação, número de identificação do fornecedor favorito e cadastro do cartão que contém o número do cartão, CVV e data de validade.
  • Os funcionários devem ser divididos em desenvolvedor, monitor e gerente. O desenvolvedor é responsável pela implementação de novas funcionalidades no sistema e de manutenção. O desenvolvedor armazena as seguintes informações: descrição de suas habilidades, sua função e número de identificação. Já o monitor é responsável por monitorar as diversas operações de compra e venda do sistema e possui um número de identificação.
  • Cada gerente supervisiona um departamento, o departamento de desenvolvimento ou o departamento de monitoramento. O usuário que é gerente possui as seguintes informações: tipo de departamento e número de identificação.
  • Para os usuários que são fornecedores, as seguintes informações devem ser armazenadas: número de identificação, razão social e CNPJ.
  • Cada fornecedor possui cadastrado um estoque com informações sobre os produtos que fornece. O estoque cadastrado possui as seguintes informações: quantidade de produtos, categoria e número de identificação.
  • Todo estoque contém vários produtos armazenados. Cada produto possui as seguintes informações: número de identificação do produto, nome do produto, preço, quantidade disponível, descrição do produto e média de avaliação
  • Todo cliente pode realizar uma operação de compra, os produtos comprados são disponibilizados do estoque dos fornecedores. O cliente pode comprar um ou mais produtos que são processados paralelamente.  Cada compra possui as seguintes informações: número de identificação, meio de pagamento e preço.
  • Cada operação de compra gera um relatório com dados informativos que são aproveitados pelos desenvolvedores para atualizar os estoques e também serve como histórico de compras do sistema.
  • Para o relatório de compra, tem-se: o número de identificação de compra, o número de identificação do relatório, o número de identificação do cliente, o número de identificação do fornecedor e a data de realização da operação. Com esses dados é possível consultar todas as informações referentes a uma operação de compra específica, incluindo o produto comprado.

Diagrama entidade-relacionamento

SISTEMA DE COMÉRCIO ELETRÔNICO

[pic 1]

Conversão para modelo relacional

Primeiro é preciso criar o banco de dados de nome “Comercio”. O comando utilizado é:

 CREATE DATABASE Comercio

Criado o banco de dados, é preciso criar as tabelas. A primeira tabela a ser criada é a tabela referente à entidade mais generalizada, logo, a entidade “usuario”. Para essa tabela, os seus atributos são pensados da seguinte forma:

CREATE TABLE usuario (

id_usuario SERIAL PRIMARY KEY,

nome VARCHAR(50) NOT NULL,

nro_telefone CHAR(11) UNIQUE NOT NULL,

email VARCHAR(50) UNIQUE NOT NULL,

imagem_perfil_url VARCHAR(100),

data_cadastro DATE NOT NULL )

Com a tabela de usuário criado é preciso criar agora a tabela de endereço que é o atributo composto que o usuário possui e referencia:

 

CREATE TABLE endereco (

id_usuario INTEGER NOT NULL,

rua VARCHAR(20) NOT NULL,

cep CHAR(8) NOT NULL UNIQUE,

setor VARCHAR(20) NOT NULL,

cidade VARCHAR(30) NOT NULL,

uf CHAR(2) NOT NULL,

FOREIGN KEY (id_usuario)

REFERENCES usuario (id_usuario)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (175.8 Kb)   docx (120.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com