TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUAL É O DOCUMENTO HTML

Trabalho acadêmico: QUAL É O DOCUMENTO HTML. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.129 Palavras (9 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 O QUE É UM DOCUMENTO HTML: 4

2.2 COMO SÃO CHAMADOS OS COMANDO EM HTML: 5

2.3 MELHORANDO A APARENCIA DE UM DOCUMENTO HTML: 5

2.3.1 INSERINDO IMAGEMS EM UM DOCUMENTO HTML: 6

2.3.2 INSERINDO VIDEOS EM UM DOCUMENTO HTML: 7

2.3.3 INSERINDO TABELAS EM UM DOCUMENTO HTML: 7

2.3.4 INSERINDO LINK’S PARA NAVEGAÇAO EM DOCUMENTO HTML: 9

2.4 ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS 9

3 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho vai apresentar a criação de páginas web utilizando o HTML. Começando pela sua definição irei apresentar o documento HTML, seus comandos e técnicas de desenvolvimento.

A leitura deste trabalho traz para o leitor a compreensão do desenvolvimento de sites em linguagem HTML, os diversos modos de aplicar e inserir vídeos e imagens em um site, além de diversos outras curiosidades sobre o assunto.

2 DESENVOLVIMENTO

A Web tornou-se na última década o meio de comunicação de maior destaque, devido ao seu crescimento exponencial tanto de usuários como de informações e serviços disponibilizados.

Com a redução dos custos e com as facilidades de financiamentos para aquisição de computadores, além dos programas de Inclusão Digital e de democratização para o uso da Internet, cada vez, adeptos se conectam a essa rede, tornando-a um pólo atrativo para que grandes, médias, pequenas empresas. Além de pessoas comuns e profissionais liberais, enxerguem nela uma oportunidade de expor e oferecer seus produtos, serviços e/ou informações.

Uma das características que torna um grande diferencial na Internet sobre os demais meios de comunicação é a interatividade, onde seus usuários podem definir o que quer ver e por quais caminhos deseja seguir. Por outro lado, o Site precisa ser o mais atrativo possível, a fim de conquistar o usuário e mantê-lo o maior tempo possível navegando por suas seções.

Mas criar um vínculo de fidelidade com os visitantes de um Site não é uma tarefa tão simples. É necessário apresentar características que satisfaçam à preferência do maior número possível de pessoas.

Para isso, é preciso considerar algumas variáveis como o conteúdo exposto, o aspecto visual, o dinamismo, a complexidade quanto à navegação por parte dos visitantes e muitas outras, que devem ser criteriosamente analisadas a fim de se obter bons resultados e com certeza, um bom desenvolvimento em HTML contribui positivamente para uma boa receptividade por parte dos internautas.

2.1 O QUE É UM DOCUMENTO HTML:

HTML é a sigla de HyperText Markup Language, expressão inglesa que significa "Linguagem de Marcação de Hipertexto". Consiste em uma linguagem de marcação utilizada para produção de páginas na web, que permite a criação de documentos que podem ser lidos em praticamente qualquer tipo de computador e transmitidos pela internet.

Para escrever documentos HTML não é necessário mais do que um editor de texto simples e conhecimento dos códigos que compõem a linguagem. Os códigos (conhecidos como tags) servem para indicar a função de cada elemento da página Web. Os tags funcionam como comandos de formatação de textos, formulários, links (ligações), imagens, tabelas, entre outros.

Os browsers (navegadores) identificam as tags e apresentam a página conforme está especificada. Um documento em HTML é um texto simples, que pode ser editado no Bloco de Notas (Windows) ou Editor de Texto (Mac) e transformado em hipertexto.

A linguagem HTML foi criada por Tim Barners Lee na década de 1990. As especificações da linguagem são controladas pela W3C (World Wide Web Consortium).

As versões de evolução da HTML incluem XHTML (uma linguagem com sintaxe mais rigorosa, baseada em XML) e HTML5 (quinta versão da HTML que traz novos recursos, principalmente a manipulação de conteúdo gráfico e multimídia).

2.2 COMO SÃO CHAMADOS OS COMANDO EM HTML:

Os comandos em HTML são chamados de tags, e eles irão dizer ao browser como o texto, a informação e as imagens serão exibidas. Por exemplo, um tag pode dizer que um texto será exibido em negrito, itálico e com um tipo de fonte qualquer. Além de formatação de texto um tag também pode dizer que na verdade um determinado pedaço do texto é um endereço para outra página Web, que será acessado ao dar um click no endereço.

Os tags são identificados por serem envolvidos pelos sinais < > ou </ >. Entre os sinais < > são especificados os TAGS propriamente ditos. No caso de tags que precisem envolver um texto, a sua finalização deverá ser feita usando a barra de divisão "/ “, indicando que o tag está finalizando a marcação de um texto, o que faz os tags normalmente andarem em pares. O formato genérico de um tag é:

<Nome do tag> Texto </Nome do tag>.

Lembraremos sempre que não é necessário estar ligado à Web para criar páginas HTML ou para usar os Browsers. Basta que, ao terminar de escrever sua página no Bloco de Notas, você salve seu documento com um nome qualquer e a extensão HTM ou HTML, para que o browser possa interpretar suas páginas.

2.3 MELHORANDO A APARENCIA DE UM DOCUMENTO HTML:

Existem diversos meios para melhorar a visualização de um site. Atualmente várias funcionalidades vêm sendo aprimoradas com intuito de dar mais interatividade em um documento web sendo assim a:

a) Inserção de imagens e vídeos;

b) Tabelas podem ser inseridas e editadas;

c) Inserir links de outras páginas, servindo assim como “âncoras” para navegação interna e externa ao documento;

d) Cores de fontes, bem como cores de fundo podem ser manipuladas dentro do documento, fazendo assim que o site se torne cada vez mais agradável.

2.3.1 INSERINDO IMAGEMS EM UM DOCUMENTO HTML:

A etiqueta (tag) é "img" (de "imagem", ou "image",

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com