TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é a vantagem de uma rede de comutação de circuito em relação a uma rede com comutação de pacotes?

Ensaio: Qual é a vantagem de uma rede de comutação de circuito em relação a uma rede com comutação de pacotes?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  Ensaio  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  6.210 Visualizações

Página 1 de 3

2) Qual é a vantagem de uma rede de comutação de circuitos em relação a uma de comutação de pacotes? Quais são as vantagens da TDM sobre a FDM em uma rede de comutação de circuitos?

A comutação de circuitos é mais adequada a serviços de tempo real, é um circuito dedicado Numa rede de comutação de pacotes cada pacote tem que ser recebido integralmente por cada comutador antes de ser retransmitido, o que provoca atraso. No TDM a transmissão é digital (bits). Portanto pode haver correção de erros a cada estágio da transmissão (em cada comutador ou multiplexador TDM). Na TDM, como são alocados fatias de tempo para cada elemento que transmite, quando há silêncio em um determinado elemento, a fatia de tempo alocada a ele pode ser usada por outro, o que não é o caso no FDM onde a freqüência está alocada todo o tempo a cada elemento.

A vantagem da comutação de circuitos é que ela permite garantias de desempenho (não há risco de perdas e a entrega é garantida), bem como contabilidade detalhada do uso da rede. Não há enfileiramento.

Comutação de pacotes permite que mais usuários usem a rede!congestionamento excessivo: atraso e perda de pacotes

3) Por que se afirma que comutação de pacotes emprega multiplexação estatística? Compare a multiplexação estatística com a multiplexação que ocorre em TDM.

R = Porque o compartilhamento de recursos é por demanda. A multiplexação que ocorre em TDM aloca previamente a utilização do enlace de transmissão independente da demanda, com desperdicio de tempo de enlace desnecessários alocado e não utlizado, já a multiplexação estatistica compartilha os recursos por demanda.

permite "multiplexação estatística" nas linhas de comunicação. Ou seja, os pacotes de diferentes fontes podem usufruir de uma linha, permitindo eficientemente vários usos diferenciados da capacidade fixa existente. Com a tecnologia do momento, os pacotes são geralmente aceitos na rede com base no princípio do primeiro a chegar-primeiro a ser servido (FIFO-first in come-first served). Desta maneira, todos os pacotes formam uma fila à medida que eles chegam; se a rede está congestionada, cada atraso de um pacote é baseado no seu tempo de chegada na fila (MacKie-Mason e Varian, 1993).

5) Considere o envio de um pacote de uma máquina de origem a uma de destino por uma rota fixa. Relacione os componentes de atraso que formam o atraso fim-a-fim. Quais deles são constantes e quais são variáveis?

O atraso fim-a-fim é causado pelos tempos de transmissão, propagação, processamento e fila. Destes componentes, apenas o tempo de fila é variável.

7) Considere uma aplicação que transmita dados a uma taxa constante (por exemplo, a origem gera uma unidade de dados de N bits a cada k unidades de tempo, onde k é pequeno e fixo). Considere também que quando essa aplicação começa, ela continuará em funcionamento por um período de tempo relativamente longo. Responda às seguintes perguntas, dando uma breve justificativa para sua resposta:

a. O que seria mais apropriado para essa aplicação: uma rede de comutação de circuitos ou uma rede de comutação de pacotes? Por que? Circuito, pois trata-se de um período longo de tempo, além de não correr o risco de ter perdas! A entrega

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com