TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REDE DE LOGÍSTICA DA COMPANHIA

Projeto de pesquisa: REDE DE LOGÍSTICA DA COMPANHIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.671 Palavras (7 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 7

3. REDE DE LOGÍSTICA DA EMPRESA

4. COMENTANDO A REDE DE LOGÍSTICA DA EMPRESA ROSA MODERNA

A loja Rosa Moderna, situada no setor leste do Gama foi comprada já em funcionamento em novembro de 2013. Possui 13 funcionários. Seu estoque é refeito a cada 15 dias levando sempre em consideração conceitos como estação do ano, moda, eventos de grande relevância como, por exemplo, copa do mundo; idade e tamanho do vestuário das clientes.

A gerente e proprietária Rosa de Sá a cada 15 dias moderniza e completa seu estoque através de 2 fornecedores. Esses representam no total de três fábricas que estão situadas em outros estados. Os fornecedores apresentam seus produtos através de catálogos físicos, internet ou amostras de roupas. Uma vez escolhida a coleção os fornecedores ficam responsáveis pela entrega do produto até a loja.

Aloja apresenta seus produtos de forma ordenada por setores (calças, vestidos, blusas etc.). Amostras de roupas podem ser vistas em araras dentro da loja e em suas vitrines na entrada da mesma. Ela disponibiliza ainda, catálogos e através das redes sociais. Facilitando assim, vendas ao cliente virtual ou levando-o a conhecer a loja física possibilitando, com isso, aumento dos lucros.

5. RESUMO DO TEXTO: A LOGÍSTICA COMO FERRAMENTA PARA MELHORIA DO DESEMPENHO EM PEQUENAS EMPRESAS

O autor Jose Vicente Bandeira de Melo Cordeiro, no texto A Logística como ferramenta para melhoria do desempenho em pequenas empresas destaca que a logística vem sendo apontado nos últimos anos como um dos principais instrumentos para o aumento da competividade em empresas dos mais diversos setores. E que por se tratar de atividades existentes em qualquer empresa pode também ajudar as pequenas a melhorarem seus resultados.

Ressalta que ao implementar um processo de gerenciamento logístico deverá ser feito com cautela. Tendo em vista que ferramentas que funcionam para grandes empresas podem não funcionar bem para as pequenas. E cita o caso das grandes empresas de bebidas que eliminaram os intermediários nas vendas para os consumidores finais, criando centros de distribuição. Para uma empresa pequena é inviável essa estratégia, pois os baixos volumes de vendas não compensam os gastos com estoques e transportes.

Destacou que a adoção de medidas simples pelas pequenas empresas pode contribuir para um aumento significativo de seu desempenho, em termos de nível de serviço e custos logísticos, proporcionando aumento do valor líquido oferecido ao cliente e do valor agregado pela empresa. Apresentou três medidas práticas:

• Seleção de estratégias logísticas em função das propostas de valor escolhidas.

• escolha de fornecedores e canais de distribuição com base em custos totais

• utilização de um sistema de informação comum para as atividades de compras de insumos, planejamento e programação da produção e distribuição.

Informou que um sistema de informação de gerenciamento de logística customizado para atender as necessidades reais da empresa é muito importante. Porém, muitas empresas conseguem excelente desempenho logístico no que se refere a custo e nível de serviço, utilizando planilhas do Excel desenvolvidas por seus colaboradores para a sua realidade.

6. OS GARGALOS DA EMPRESA

Desde a aquisição da loja a cerca de cinco meses a logística vem crescendo progressivamente.

Conforme o conceito de “gargalo” que são todos os pontos dentro de um sistema industrial que limitam a capacidade final de produção. A micro empresa Rosa Moderna possui alguns empecilhos já entranhados em seu funcionamento devido à má gestão anterior.

Problemas estes, que requer muito cuidado, pois o mesmo pode levar uma perda em escala na cadeia de suprimentos, que representa um impedimento à expansão ou desenvolvimento das atividades econômicas da empresa.

A maior dificuldade encontrada foi o tamanho do estoque, pois, devido à falta de espaço, as compras sempre são feitas em quantidades insuficientes sendo necessário o reabastecimento em períodos curtos aumentando o valor efetivo dos produtos. Além de perder vendas por não ter na loja produtos oferecidos no catálogo, gera um grande desconforto com os vendedores que sempre se veem sem as melhores mercadorias para venderem, pois estas acabam muito rápida. Muitas vezes, para satisfazer os clientes é necessário viajar até às fábricas para manutenção do estoque diminuindo assim a margem do lucro.

Outro gargalho encontrado foi a falta de comprometimento de um dos fornecedores no que tange a pontualidade na entrega das mercadorias. Com esse descompromisso a loja perde credibilidade com os clientes que buscam as marcas representadas pelo dito fornecedor. Os vendedores reclamam de vergonham quando garante ao cliente um prazo e quando o mesmo vem buscar o produto não tem na loja saindo insatisfeito.

7. PROPOSTA DE MELHORIA

Como proposta de melhorias serão apresentados seis passos para melhorar os resultados.

O primeiro passo será a aquisição de um software capaz de juntar todos os dados necessários para análise de estoque, cadastro de clientes e perfil de vendas. Mostrando a necessidade de repor o estoque, quais produtos não tem saída, o perfil dos clientes e das vendas.

Segundo passo e não menos importante é a necessidade de uma pesquisa bem elaborada que busque dados sobre satisfação dos clientes sobre o atendimento, o espaço físico da loja, os produtos, as divulgações nas redes sociais.

Após esses dois passos dar-se-á início ao terceiro passo: o treinamento dos funcionários. Administrado pela proprietária e por uma empresa especializada em identificação e orientação de funcionários problemáticos. O objetivo do treinamento será informar sobre a missão, valores, normas e funcionamento da empresa. Apresentar todos os produtos oferecidos, como e quando é feito a aquisição de novas roupas. Capacitar os vendedores sobre qualidade de atendimento.

Com esses três passos conclusos saberão quais os tipos de clientes frequentam a loja, quais os principais produtos vendidos e qual o tipo de vendedor trabalha na loja. De posse dessas informações pode-se mapear o que fazer para alcançar clientes de outras classes, vender mais produtos e melhorar o atendimento.

O quarto passo será a melhoria do fornecedor. Que, segundo informação, sempre descumpre com os prazos deixando os vendedores inseguros e a loja, que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com