TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recuperação HD danificada

Tese: Recuperação HD danificada. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Tese  •  937 Palavras (4 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 4

Recuperação de HD Danificado

Se o seu HD não está mais funcionando, ele pode apresentar Danos Mecânicos, Firmware Corrompido ou Placa Lógica Queimada. Caso você desconfie que seu HD apresenta um destes problemas, clique nos links correspondentes ao lado.

Os discos rígidos são equipamentos frágeis. Quando uma empresa de recuperação de dados recebe uma unidade com falhas mecânicas, provavelmente ele sofreu um choque físico ou queda.

Muitos dos nossos clientes ficam surpresos ao saber que derrubar o seu HD (mesmo desligado) de uma altura de apenas 5 à 10 cm pode ser fatal e causar um grande estrago no HD.

Acostumados com a robustez de outros dispositivos eletrônicos, como smartphones e câmeras fotográficas, as pessoas acreditam que seu notebook ou HD portátil tem um nível semelhante de resistência. Infelizmente, eles não tem.

Falha na cabeça de leitura/gravação

Quando há uma falha na cabeça de leitura/gravação, o HD é energizado e então fará um som de CLICK repetitivo. Este som algumas vezes é chamado de "click da morte".

Geralmente, para hard disks fabricados a partir do ano de 2007, o som do click é muito mais discreto e pode ser imperceptível (principalmente para HD's externos portáteis). Alguns modelos de discos rígidos irão desligar após alguns poucos segundos se a inicialização falhar.

A cabeça de leitura/gravação normalmente flutua num colchão de ar entre 10 e 100 nanômetros acima da superfície do disco durante uma operação normal. Por analogia, se uma cabeça de leitura/gravação fosse do tamanho de um Boeing 747, ele voaria a apenas 1.5 mm do chão! Como você pode imaginar, o menor choque ou contaminação no compartimento selado do HD pode afetar a operação normal das cabeças.

Para recuperar os dados quando há uma falha na cabeça de leitura/gravação, é necessário substituir o conjunto da cabeça defeituosa por um que esteja funcionando. Esta cabeça tem que ser idêntica ao modelo com falha.

Falha no Motor

O sintoma típico de um motor falhando é que os discos não girarão e você poderá ouvir um zumbido vindo de dentro do hard disk drive.

Este tipo de defeito é muito comum nos discos da Seagate (particularmente os Barracuda 7200.10 and 7200.11) após um choque físico, tanto que houve o desenvolvimento de ferramentas especializadas apenas para lidar com este problema para esta série particular de HD's.

Em outros fabricantes, quando o motor parece estar OK, o problema freqüentemente não se relaciona com o rolamento, mas se refere a um fenômeno chamado "stiction." Atrito estático é o atrito que precisa ser superado para permitir o movimento da cabeça. Em discos rígidos, o resultado de dois objetos muito delicados que entram em contato (o prato e a cabeça) é que eles podem ficar grudados, impedindo o motor de girar.

Nestas situações, é preciso utilizar ferramentas especialmente projetadas para descolar a cabeça, sem causar danos na superfície do disco, o que levaria à perda de dados. Muitas vezes, o conjunto da cabeça também tem de ser substituído, por elas estarem danificadas.

Para discos da Samsung e da WD, é comum apresentarem problemas no rolamento do motor. Nestes casos, é necessário transplantar os pratos para um HD compatível. Isto é extremamente difícil de ser realizado e é a última opção nestes casos.

Falha no Pré-Amplificador

O pré-amplificados é um minúsculo chip montado no braço onde as cabeças estão instaladas. Ele controla os movimentos das cabeças e amplifica os sinais de leitura/gravação. Os sinais gerados a partir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com