TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hd Disco Rigido

Dissertações: Hd Disco Rigido. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 3

Disco rígido ou disco duro, popularmente conhecido como HD (do inglês Hard Disk), é a parte do computador onde são armazenadas as informações, ou seja, é a “memória permanente” propriamente dita (não confundir com “memória RAM”). É caracterizado como memória física, não-volátil, que é aquela na qual as informações não são perdidas quando o computador é desligado.

O que é HD / disco rígido?

O disco rígido / HD é um sistema lacrado contendo discos de metal recobertos por material magnético onde os dados são gravados através de cabeças, e revestido externamente por uma proteção metálica que é presa ao gabinete do computador por parafusos. É nele que normalmente gravamos dados (informações) e a partir dele lançamos e executamos nossos programas mais utilizados.

Quando foi inventado o HD / disco rígido?

O primeiro disco rígido/HD foi construído pela IBM em 1957, e era formado por 50 discos de 24 polegadas de diâmetro, com uma capacidade total de 5 megabytes, o que era incrível para a época. Este primeiro disco rígido foi chamado de 305 RAMAC (Random Access Method of Accounting and Control).

Em 1973, a IBM lançou o modelo 3340 “Winchester”, com dois pratos de 30 megabytes e tempo de acesso de 30 milissegundos. Assim, criou-se o termo 30/30 Winchester (uma referência à espingarda Winchester 30/30), termo muito utilizado atualmente para designar HDs de qualquer espécie.

Ainda no início da década de 1980, os discos rígidos/HDs eram muito caros e modelos de 10 megabytes custavam quase 2.000 dólares americanos, enquanto hoje compramos modelos de 160 gigabytes por menos de 100 dólares. Ainda no começo dos anos 80, a mesma IBM fez uso de uma versão pack de discos de 80 MB, usado no sistemas IBM Virtual Machine.

Tipos de HD/disco rídigo existentes

Atualmente existem, e são mais conhecidos 4 tipos essenciais de HD’s, que referem-se às tecnologias de comunicação de cada um deles: HD IDE, HD SCSI, HD SATA e HD SAS – Disco SAS.

Posso comprar um HD novo ou até mesmo ter dois HDs no meu computador velho?

Sim. Trocar ou adicionar um novo HD/disco rígido não é uma tarefa muito complicada, mas é bom você procurar o máximo possível de informações antes de tentar fazer isso por conta própria. Talvez pedir a ajuda de um amigo com mais experiência no assunto ou até mesmo chamar um profissional qualificado pode ser uma boa idéia.

O que devo considerar quando for escolher um novo HD/disco rígido?

Na hora de comprar um novo disco rígido/HD a primeira coisa que você precisa saber é qual o tipo de conexão que ele usa: IDE ou SATA. Essa conexão é determinada pela placa-mãe. Os cabos IDE, também conhecidos como PATA (Paralel AT Attachment), são cabos chatos e bastante largos, geralmente na cor cinza-claro. Já os cabos SATA (Serial AT Attachment) são grossos, também achatados, mas com um conector menor.

Em segundo lugar, pense na quantidade de memória que você acha que irá precisar. Lembre-se que as câmeras digitais estão ganhando cada vez mais resolução e isso acaba consumindo mais memória. Por exemplo, se sua câmera tira fotos de 3 MB, 100 fotos já irão ocupar 300 MB. Ou seja, se em um ano você tirar mil fotos, 3GB terá sido utilizado. Isso sem contar suas músicas que seguem a mesma conta. Mil músicas consomem facilmente 3GB, piorando bastante de você gostar de fazer filmes ou baixá-los da Internet. Por isso, pense e faça as contas da sua média de consumo mensal de MB para saber por quanto tempo o seu novo HD conseguirá atendê-lo.

O que é HD externo e qual a sua utilidade?

Disco rígido externo ou HD externo é um dispositivo de armazenamento independente, que pode ser conectado a um computador ou notebook através da USB. Pode-se dizer que ele funciona como um pen-drive, com a diferença que é mais sensível e possui muito mais espaço de armazenamento.

...

Baixar como  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »