TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes

Seminário: Redes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2013  •  Seminário  •  1.802 Palavras (8 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 8

Através de qual comando, digitado no prompt de comandos, podemos obter informações a respeito da configuração TCP/IP presente no computador? Explique o significado da pelo menos 3 informações obtidas após o comando.

3 - Como podemos caeacterizar uma rede...

Num primeiro momento, os computadores eram interconectados nos departamentos da empresa. Sendo assim, a distância entre os computadores era pequena, limitada a um mesmo local. Por esse motivo as redes passaram a ser conhecidas como redes locais. Com o passar do tempo, as necessidades continuaram a aumentar, a troca de informações somente entre computadores de um mesmo setor já não era suficiente. Surgiu a necessidade da troca de informações entre departamentos de uma empresa, filiais de uma empresa, prédios e edifícios espalhados por uma cidade ou uma região metropolitana. Dessa forma, os computadores passaram a ser interligados por distâncias maiores o que passou a ser conhecido por rede de região metropolitana. Atualmente, existe a necessidade do envio e recebimento de dados entre computadores, em qualquer lugar do planeta, fato que gerou o aparecimento do termo rede de alcance mundial, ou simplesmente Internet.

LAN:

Em computação, rede de área local (ou LAN, acrônimo de local area network) é uma rede de computador utilizada na interconexão de computadores, equipamentos processadores com a finalidade de troca de dados. Um conceito mais definido seria: é um conjunto de hardware e software que permite a computadores individuais estabelecerem comunicação entre si, trocando e compartilhando informações e recursos. Tais redes são denominadas locais por cobrirem apenas uma área limitada (10 Km no máximo, quando passam a ser denominadas MANs), visto que, fisicamente, quanto maior a distância de um nó da rede ao outro, maior a taxa de erros que ocorrerão devido à degradação do sinal.

As LANs são utilizadas para conectar estações, servidores, periféricos e outros dispositivos que possuam capacidade de processamento em uma casa, escritório, escola e edifícios próximos

MAN

Os MAN (Metropolitan Area Network, redes metropolitanas) interligam vários LAN geograficamente próximos (no máximo, a algumas dezenas de quilómetros) com débitos importantes. Assim, um MAN permite a dois nós distantes comunicar como se fizessem parte de uma mesma rede local.

Um MAN é formado por comutadores ou switchs interligados por relações de elevado débito (em geral, em fibra óptica, e os desevolvimentos mais recentes para acesso a internet de alta velocidade sem fio, resultaram em outra MAN).

WAN

A Wide Area Network (WAN), Rede de área alargada ou Rede de longa distância, também conhecida como Rede geograficamente distribuída, é uma rede de computadores que abrange uma grande área geográfica, com freqüência um país ou continente. Difere, assim, das Rede pessoal (PAN), das Rede de área local (LAN) e da Rede de área metropolitana (MAN).

As WAN tornaram-se necessárias devido ao crescimento das empresas, onde as LAN não eram mais suficientes para atender a demanda de informações, pois era necessária uma forma de passar informação de uma empresa para outra de forma rápida e eficiente. Surgiram as WAN que conectam redes dentro de uma vasta área geográfica, permitindo comunicação de longa distância.

WLAN

Wireless LAN ou WLAN (Wireless Local Area Network) é uma rede local que usa ondas de rádio para fazer uma conexão Internet ou entre uma rede, ao contrário da rede fixa ADSL ou conexão-TV, que geralmente usa cabos. WLAN já é muito importante como opção de conexão em muitas áreas de negócio. Inicialmente os WLANs assim distante do público em geral foi instalado nas universidades, nos aeroportos, e em outros lugares públicos principais. A diminuição dos custos do equipamento de WLAN trouxe-o também a muitos particulares.

WMAN

É uma rede sem fio de maior alcance em relação a WLAN, isto é, cobre cidades inteiras ou grandes regiões metropolitanas e centros urbanos.

A WMAN é uma rede sem fio que tem um alcance de dezenas de quilômetros.

Podendo interligar, por exemplo, diversos escritórios regionais, ou diversos setores de um campus universitário, sem a necessidade de uma estrutura baseada em fibra óptica que elevaria o custo da rede.

WWAN

É uma rede sem fio de maior alcance em relação a WAN, isto é, pode cobrir diversos países atingindo milhares de quilômetros de distancia. Para que isso seja possível existe a necessidade de utilização de antenas potentes para retransmissão do sinal.

Um exemplo de WWAN se refere a rede de celulares que cobre as diversas regiões do globo. A distância alcançada é limitada apenas pela tecnologia de transmissão utilizada, uma vez que o nível do sinal vai depender dos equipamentos de transmissão e recepção.

Por cobrir grandes distancias ela é mais propensa a perdas de sinais por causa dos ruídos e condições climáticas.fonte de pesquisa:http://pt.wikipedia.org

4 - Explique como funciona cada um dos itens a seguir e apresente um exemplo para cada um:

a) Unicast: O unicast, apesar de ser o termo menos conhecido, é o mais comum.

A transmissão unicast é quando A envia a informação apenas para B. É uma comunicação entre duas pontas, nada mais. Apenas B recebe a informação.

Quando Maria fala com João (e só João escuta), isso a unicast.

Assim quando você transfere um arquivo, baixa um e-mail ou acessa uma página web, são pacotes do tipo unicast que fluem entre seu PC e o servidor." fonte de pesquisa:http://www.wirelessbrasil.org/

b) Multcast: O funcionamento do Multicast está intimamente ligado a criação de "árvores. Estas "árvores" são dinamicamente criada através do uso de dois simples protocolos (a título de exemplo): IGMP e PIM.

O IGMP é usados pelos receptores/emissores (utilizadores normais), para comunicarem com os router, e o PIM é usados pelos routers que participam na rede, para comunicarem entre si. fonte de pesuisa:http://www.slideshare.net/

c) Broadcast: Boadcast é o ato de transmitir algo, utilizando qualquer tipo de mídia, seja ela via ondas de rádio, satélite, cabos, fibras ópticas, linhas telefônicas, etc. Eemplo:Na internet, fazer broadcast é fazer essa transmissão — geralmente de vídeos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com