TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes - Código de Hamming

Por:   •  20/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 4

JULIANA GUIMARÃES                                Nº 19                3º INFORMÁTICA

ATIVIDADE DE REDES – 06/09

  1. Defina – comunicação serial e comunicação paralela.

        A comunicação serial consiste na transmissão de dados em SÉRIE, ou seja, UM bit de cada vez e depois de 8 pulsos de clock monta-se o primeiro byte. Se ocorrer algum erro durante a transmissão, apenas o bit “faltante” é retransmitido e não todo o Byte (conjunto de 8 bits). Alguns exemplos de comunicação serial: Porta Serial (COM), USB, SATA(SerialATA), FireWire, entre outros.

        Já a comunicação paralela consiste em um conjunto de vias enviando simultaneamente um padrão de 8 Bits ou de múltiplos de 8. Ou seja, ele envia vários bits ao mesmo tempo de maneira sincronizada. Para cada bit enviado é preciso um fio para a transmissão, isso faz com que o cabo/conector fique muito grande em caso de se querer enviar vários bits. Alguns exemplos de transmissões em paralelo: Porta LPT1 (porta paralela), SCSI, IDE, PCI, AGP, entre outras.[pic 1]

  1. Diferenças e características da comunicação síncrona e assíncrona.

A comunicação síncrona nada mais é que a comunicação face-to-face, ou seja, a resposta passa a ser imediata. Dessa forma, as mensagens emitidas por uma pessoa são imediatamente recebidas e respondidas por outras pessoas. Na internet essa forma de comunicação é comum em hangouts e vídeo conferência. Porém, ocorre de maneira natural, pois estamos condicionados nesse modelo de comunicação há muitos anos.

A comunicação assíncrona (“a” – sem; “síncrona” – sincronismo) é o tipo de relação emissor/receptor que está desconectada do tempo e do espaço. Ou seja, o comunicador e o receptor podem manter relacionamento na medida em que tenham tempo disponível.

  1. Descreva os principais equipamentos utilizados nas redes de computadores.

São eles: Hub (os hubs consistem em aparelhos de transmissão de dados (recebe os dados de um dispositivo e passa para outro), normalmente com até 32 portas. Porém quando esse processo acontece, nenhum outro computador consegue fazer o mesmo), Switch (os switches, com o propósito de melhorar os problemas de transmissão do hub, os computadores conectados a eles agora poderiam transmitir paralelamente os dados e simultaneamente), Roteadores (os roteadores são versões mais desenvolvidas que o switch e, obviamente, o hub. Além de fazer as mesmas funções que o switch, ele também opta pelo caminho mais fácil e prático para os dados chegarem o quanto antes ao seu destinatário) e Gateway (os gateways conseguem unir redes que utilizam protocolos de comunicação diferentes, ou seja, ele consegue manter uma comunicação entre a extranet e a intranet, o que faz com que o usuário conecte-se devidamente à Internet).

  1. Para que servem as ondas eletromagnéticas na comunicação de dados?

Apesar de não serem visíveis a olho nu, as ondas eletromagnéticas são muito presentes na nossa vida. As ondas de rádio são um exemplo dessas ondas, assim como micro-ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios x e raios gama. As ondas de rádio são bastante utilizadas nos meios de comunicação como agente carreador no transporte de informações. As TV’s, os rádios, os celulares, dentre outros dispositivos de comunicação, fazem uso das ondas de rádio na transmissão de informações.

  1. Sinteticamente, como funciona a comunicação via rádio?

Dependendo da comunicação, é preciso dispor de uma estrutura diferente, mas o básico é sempre o mesmo, ou seja, um transdutor (aparelhos que conseguem transformar uma energia em outra – nesse caso, eletromagnética em sinais elétricos de saída e vice-versa), um modulador (capaz de alterar a frequência de rádio, que vem muito baixa, em uma alta frequência), um amplificador e uma antena.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (271 Kb)   docx (146 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com