TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Protocolo IMAP

Por:   •  4/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.438 Palavras (6 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 6

TSI-3AN

Redes de Computadores

Felipe Lacerda / William Silva

Protocolo IMAP                                                        

Resumo:

A utilização, cada vez mais popular e massiva, do correio eletrônico, por parte de particulares e dos ramos empresariais, exige um desenvolvimento, até aqui pouco valorizado, da gestão, organização, mobilidade, portabilidade e segurança do serviço prestado. O protocolo IMAP, é o princípio da solução.

  1. INTRODUÇÃO

O protocolo IMAP, “Internet Message Access Protocol”, desenvolvido por Mark Crispin em 1986, na Universidade de Stanford e é um protocolo que se enquadra na camada de aplicação do modelo TCP/IP. A função primordial deste tipo de protocolo, é estabelecer a ligação entre um utilizador de uma conta de e-mail, ou de softwares cliente de e-mail, casos do Outlook, Thunderbird, Eudora, entre outros, e a caixa de e-mail localizada no servidor de e-mail, de forma a receber, recuperar e/ou manipular a caixa de correio e o seu conteúdo.

  1. COMUNICAÇÃO ENTRE PROTOCOLOS

[pic 1]

  1. CARACTERÍSTICAS

As características principais, que diferenciam o protocolo IMAP, residem no fato de:

  • Ser possível a utilização de inúmeros dispositivos diferentes para aceder ao e-mail sem que o conteúdo seja alterado, tanto de e-mails recebidos como enviados, pois o mesmo está armazenado no servidor, não sendo descarregado assim que acedido a primeira vez.
  • Na possibilidade de criação de contas de e-mail de grupos, estando sempre disponível a todos os elementos pertencentes ao grupo todo o conteúdo alojado no servidor;
  • Na possibilidade de manipulação na caixa de correio, como na organização da mesma através da criação de pastas, edição, eliminação manual de mensagens de forma a obter mais espaço na caixa diretamente no servidor;
  • Na utilização de múltiplas caixas de correio e toda a sua gestão e a rapidez com que o e-mail é apresentado, pois inicialmente apenas o cabeçalho da mensagem é apresentado sendo o e-mail completamente transferido após o utilizador o solicitar.

  1. VANTAGENS

Sendo que os e-mails são guardados no servidor, os benefícios da utilização do acesso ao servidor através do protocolo IMAP, são:

  • Capacidade de reconhecer os padrões de mensagens electrónicas [RFC 822] e MIME [RFC 2045], de modo que os clientes de e-mail não o necessitem fazer.
  • Todas as mensagens têm informação de estado associado, tal como se já foram lidas, respondidas ou apagadas, e esta informação fica guardada no servidor.
  • Possibilidade de criar caixas de correio partilhadas por várias pessoas, esta funcionalidade torna se útil quando várias pessoas são responsáveis por mensagens encaminhadas para a mesma caixa de e-mail, por exemplo o departamento de uma empresa que pretendem uma caixa de e-mail comum, em que as várias pessoas possam aceder e onde constam todas as mensagens recebidas e respondidas de forma sincronizada e arquivadas no servidor.
  • Não existe a necessidade de descarregar todo o conteúdo do e-mail para verificar os e-mails recebidos. O IMAP permite descarregar apenas cabeçalhos das mensagens, de forma que possa escolher quais as mensagens que deseja ler mais tarde e quais deseja exibir na sua totalidade.
  • O conteúdo do e-mail só é descarregado após o utilizador solicitar a sua visualização, sendo desta forma mais rápido a verificação dos e-mails recebidos.
  • Múltiplas caixas de correio podem ser criadas e manipuladas tanto no desktop como no servidor.
  • Possibilidade de verificação de todas as mensagens recebidas em múltiplos dispositivos, sejam as já enviadas ou as não lidas.
  • Possibilidade de eliminação de mensagens diretamente no servidor, de forma a controlar a capacidade de armazenamento do mesmo.
  • Possibilidade de criação de pastas dentro do servidor de forma a organizar o mesmo.
  • Possibilidade da criação de filtros que facilitem a transferência de e-mails recebidos/enviados para outras caixas de correio, estejam elas no servidor como no dispositivo de acesso.
  • Caso ocorra um problema com o seu disco rígido, ou caso lhe roubem o computador, não perderá os seus dados, pois a sua correspondência está no servidor.
  • Caso pretenda mudar de programa de e-mail, ou mesmo mudar de computador, não perde os seus dados, facilmente tem acesso a toda a sua correspondência, basta apenas a sincronização com o servidor de e-mail.

  1. DESVANTAGENS

Mais consideráveis desvantagens:

  • Complexidade do protocolo IMAP, principalmente na sua criação.
  • Requer algum cuidado quanto ao número de mensagens presentes na caixa de correio, isto porque pode atingir o máximo que nos foi atribuído.
  • Caso o servidor IMAP esteja numa localização remota, pela Internet, e não numa rede local LAN, é necessária estar ligado à Internet sempre que pretendermos consultar ou enviar mensagens, podendo não ser muito vantajoso a quem está ligado com uma ligação Dial-UP.

  1. FORMAS DE ACESSO

O protocolo IMAP, permite três possibilidades de acesso ao correio electrónico, sendo eles o modo “online”, “offline” e “disconnected”.

No modo “online”, todas as mensagens, o seu conteúdo e as pastas criadas estão armazenadas no servidor de e-mail, permitindo o utilizador aceder e manipular as mesmas através do software cliente de e-mail. Desta forma, todas as características apresentadas, estão disponíveis ao utilizador, tais como a possibilidade de criação, edição, eliminação de e-mails e pastas, ativação de marcação de leituras ou não das mensagens, recepção dos e-mails de forma seletiva tanto no e-mail como no seu conteúdo, entre outras possibilidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (150.6 Kb)   docx (586.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com