TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Sobre Linguagens de Programação

Por:   •  8/11/2021  •  Ensaio  •  1.261 Palavras (6 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 6

{LINGUAGENS DE PRORAMAÇÃO}

                                SENAI –SC DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

RAFAEL QUINTINO PACHECO

Ao longo deste trabalho falarei sobre as principais linguagens de programação. Tais linguagens foram criadas para solucionar problemas na área tecnológica. Para isso, existem várias linguagens que se adequam a diversos propósitos.  Mas ... o que é “linguagem de programação”?

Um humano fala com outro através do idioma, uma máquina fala com outra através de um código binário. Para que haja uma comunicação entre as partes é necessário um intermediário: a Linguagem de Programação.

É como a máquina se comunica com o programador, através de uma linguagem que funciona através de instruções, símbolos, palavras chaves, para que se crie programas a partir de um conjunto de ordens, dados e algoritmos.

Através desses códigos que o programa sabe quais ações executar, de acordo com as variáveis envolvidas.

Antes de lista-las algumas explicações quanto ao tipo de linguagens.

Paradigma de programação – Um paradigma de programação é uma metodologia que proporciona ao programador visualizar a estrutura e execução do programa.

Paradigma Procedural ou Imperativo - Conceito de programação que envolve as linguagens mais ensinadas, como C, C+, Java e Pascal. Define softwares como uma sequência de comandos para serem executados.

Paradigma Orientado a Objetos - A OOP é o paradigma de programação mais popular. É baseado no uso de componentes individuais, os objetos, que fazem parte da composição do software. Reúne linguagens como PHP, Java, Ruby, C# e Python. Alto Nível

As linguagens de programação também são classificadas em níveis, alto ou baixo. 

De modo geral, as linguagens de Alto Nível são aquelas que mais se aproximam à linguagem humana e, por isso, são as que mais facilitam a vida do programador. 

Elas chegam à máquina por meio do tradutor ou do compilador. 

Tradutor - Como o nome indica, o tradutor interpreta os programas escritos em uma linguagem de programação, traduzindo para a linguagem de máquina do computador. A execução ocorre à medida que são traduzidos.

Compilador - O compilador é um sistema que tem como objetivo traduzir um sistema em linguagem de alto nível para outro de linguagem simbólica. 

Ele deve conseguir desempenhar as etapas de análise (analisar o código fonte) e síntese (sintetizar a linguagem). 

Baixo nível - A linguagem de baixo nível é mais próxima da linguagem de máquina. Essas linguagens têm o objetivo de se comunicar com o computador mais rapidamente, de uma forma mais otimizada.

Linguagem de máquina - É o primórdio das linguagens. É uma sequência de bits, ou dígitos, que é quase impossível de ser entendida pelo ser humano. A linguagem de máquina é formada por códigos binários (0 e 1). É também chamada de linguagem de primeira geração. 

Linguagem Assembly - A linguagem Assembly é mais próxima da usada por seres humanos, e, portanto, mais compreensível pelos programadores. 

É importante entender essa linguagem, pois cada família de processadores possui sua própria linguagem assembly.

Existem muitas linguagens, abaixo listarei as dez mais usadas.

  • Java – Muito difundida, apareceu nos anos 90. É orientada a objetos. Permite desenvolver softwares para serem executados em diferentes plataformas (MAC, LINUX, etc.), sem a necessidade de modifica-las, ou seja, o mesmo código rodará em a qualquer sistema.

  • Javascript – Apesar de serem parecidas nome, esta linguagem é voltada para navegadores, sendo a mais popular para esta finalidade.

  • Python – Utilizada para diversos fins, suporta diversos paradigmas de programação, com uma linguagem fácil e intuitiva.
  • Linguagem C – Criada em 1972, deriva-se das linguagens ALGOL 68 e BCPL. Criada para facilitar escrever programas, em relação a linguagem Assembly.
  • C++ - Baseada na linguagem C, foi criada na década de 80, de simples aplicativos a softwares para desktop, tem elementos de orientação a objetos.
  • PHP – É uma linguagem de código aberto, como suporte a estruturas e objetos. Utilizada para criar sistemas web dinâmicos.
  • SQL – Structured Query Language (linguagem de consulta estruturada), linguagem padrão no uso de banco de dados.
  • Ruby – Criada em 1995, é uma linguagem de simples sintaxe (escrita) simples, orientadas a objetos.
  • C# - (c “sharp”) - desenvolvida pelo Microsoft em 2002, foi criada para interligar as diferentes tecnologias utilizada pela empresa.
  • Swift – Criada pelo Apple, é uma linguagem destinada ao desenvolvimento de propriedade da marca.

JAVA

No início dos anos 90, um grupo de engenheiros davam os primeiros passos de um projeto chamado “PROJETO GREEN”, pela empresa Sun Microsystems. Com o objetivo de criar tecnologias que pudessem interligar dispositivos utilizados em nosso dia-a-dia. Televisores, vídeos-cassete, eletrodomésticos, a ideia era promissora, mas na época, a tecnologia não dava suporte a esse engajamento. Mas nem tudo estava perdido, pois daí nasceu a linguagem Java. Mas porque se tornou tão popular? Logo de início, e a linguagem base para desenvolvimento de aplicações mobile para o Android, o sistema mobile mais usado hoje em dia. Antes fosse somente isso, podemos acrescentar uma sintaxe similar a linguagens C e C++, facilitando a compreensão para programadores dessas linguagens. Também, é uma das principais linguagens voltada a objetos. Mesmo sendo a principalmente usada para android, uma das vantagens é poder ser utilizada em diversas plataformas sem a necessidade de adequá-las para cada sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (87.9 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com