TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SINCRONIZAÇÃO DOS RELÓGIOS NA REDE LOCAL DE COMPUTADORES UTILIZANDO UM SERVIDOR NTP

Por:   •  12/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.403 Palavras (6 Páginas)  •  1.006 Visualizações

Página 1 de 6

SENAI-Curso Técnico em Redes de Computadores

Network Time Protocol :Importância e Funcionamento

Ismael Fortunato

Projeto de Pesquisa

São José

2014


Ismael Fortunato

Network Time Protocol :Importância e Funcionamento

Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Redes de Computadores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – São José – como requisição parcial para conclusão do curso.

Professor Orientador Vinicius Teixeira Coelho

São José

2014


Lista de Ilustrações

Lista de Abreviaturas e siglas


Sumário

1 introdução

2 Título do Capítulo 1

2.1 Subtítulo do Capitulo 1

2.1.1 Subtítulo

3 Considerações Finais

Referências


1 Introdução: temática

 O Network Time Protocol (NTP) é um protocolo de sincronização dos relógios conectados em uma rede de computadores, utilizando uma fonte confiável de tempo, essa fonte pode ser um relógio atômico, GPS ou outro dispositivo sincronizado em uma fonte confiável. Esse protocolo é de simples compreensão e implementação mas por outro lado tem um papel importante nas redes de computadores, além de garantir a precisão dos relógios ele auxilia na segurança e na funcionalidade de muitas aplicações e serviços.

        

Tema: título objetivo

  A Importância da sincronização dos relógios, esse é o propósito do NTP nas redes de computadores.        

Justificativa: escolha do tema

O Network Time Protocol é um serviço simples e fundamental para todos os tipos de redes e sua fácil implementação só traz benefícios.

Problemática

 Um relógio marcando a hora errada ou até mesmo funcionando para trás pode trazer transtornos irreparáveis, tanto para pessoas comuns ou grandes organizações, isso pode ser ainda pior se estivermos em um ambiente onde há vários dispositivos conectados. Imagine um candidato a uma vaga em um concurso público, que percebe uma questão errada ao corrigir o gabarito preliminar, e ele só tem até a meia noite do mesmo dia para formular uma defesa e entrar com o recurso.

 Se o relógio do computador dele estiver atrasado em cinco minutos já é o suficiente para ele não conseguir efetuar o processo. A mesma situação pode acontecer com inúmeros casos, declarações do imposto de renda, pagamento de uma fatura, inscrição para o vestibular, enfim há uma infinidade de situações e cada uma com seus prejuízos.

 Há também a questão da segurança, como um administrador de redes vai ter precisão de um incidente, se nos arquivos de LOG constam horários diferentes? Como uma organização pode aplicar regras de conduta nos usuários se não tem certeza quem estava naquele endereço IP em determinado momento?

 Com o tempo errado, servidores podem perder informações, impedir o acesso a elas ou expirar o cache prematuramente. Sistemas de arquivos podem impossibilitar aplicações de Backup, banco de dados ou compilação automática de ler ou escrever, cessando o funcionamento. Agendadores de eventos, Criptografia, protocolos de comunicação em tempo real e bancos de dados distribuídos, dependem de um horário confiável para um funcionamento eficiente.

Objetivo Geral

Mostrar a simplicidade e a importância deste serviço que pode ser implementado praticamente em qualquer sistema operacional.

Objetivo específicos

-Trazer noções de tempo e suas escalas;

-Entender como o NTP funciona;

Desenvolvimento

2.1 O Tempo e suas escalas

 Um acontecimento pode ser denominado de evento, o tempo é uma forma utilizada para se nomear eventos, um período entre um evento e outro pode ser considerado como o tempo. A principal característica do tempo é a monotocidade, isso quer dizer que o tempo sempre avança para o futuro. Uma forma eficiente de medir o tempo seria o relógio, um relógio atual é dotado com um oscilador, um contador, um dispositivo de leitura ou visualizador, esse conjunto utiliza os segundos para realizar tal tarefa e o resultado desse mecanismo é chamado de “Estampa do Tempo” ou “Timestamp”.

 O segundo é uma unidade do Sistema Internacional de Medidas e desde 1967 os segundos são baseados na mensura de relógios atômicos, onde “o segundo equivale a 9.192.631.770 períodos da radiação correspondente à transição entre dois níveis hiperfinos do estado fundamental do átomo de césio 133.”

 Para compreender o tempo e suas medidas é necessário utilizar uma de suas “Escalas de Tempo”, para o NTP as escalas mais importantes são;

- Tempo Atômico Internacional (TAI): Calculada pelo BIPM (Bureau Internacional des Pois et Mesures) essa escala é baseada na leitura de aproximadamente duzentos e sessenta relógios atômicos espalhados pelo mundo.

- Tempo Universal Coordenado (UTC) :Com base no TAI e regido pelo período solar, sempre que necessário é retirado ou acrescentado um segundo para ajustar de acordo com o período solar, quem decide essa medida é a Earth Rotation & Reference Systems Service (IERS), assim quando o sol estiver no meridiano de Greenwich será 12:00 h com erro máximo de 0,9 s.

-Tempo Atômico ou TA(k): Medida por um relógio atômico especifico que contribui para o TAI.

-GPS Time: Em 1980 os satélites GPS foram sincronizados com o UTC porém não sofrem as alterações da IERS, isso o deixa 14s adiantado em relação ao UTC.

-Tempo Local: É uma escala baseada no UTC e adequada ao tempo solar da região resultando no fuso horário mundial.

  Em nosso país temos a Hora legal Brasileira (HLB) que usa a escala UTC e é mantida pelo Observatório Nacional (ON).

[pic 1]

-Relógio de Césio do Observatório Nacional (imagem copiada do site http://efisica.if.usp.br/mecanica/universitario/tempo/mtc/ )

2.2 Entendendo os relógios dos computadores

 O cristal de Quartzo é utilizado na maioria dos relógios adotados por dispositivos eletrônicos, como os computadores, esse cristal submetido à determinada tensões gerando um ciclo constante de eventos ou melhor uma frequência, temos assim um Oscilador. O Contador soma esses ciclos gerados pelo Oscilador e partir disso cria a estampa do tempo que é composta pelas unidades de medida, segundos, minutos e horas, por último existe o Leitor ou Visualizador, que normalmente é feito através de software.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (112.4 Kb)   docx (35.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com