TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOFTWARE DE COMUNICAÇÃO EM REDES

Por:   •  31/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  7.579 Palavras (31 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 31

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

BIANCA DE SOUZA LIMA

SOFTWARE DE COMUNICAÇÃO EM REDES

SÃO PAULO

2019


BIANCA DE SOUZA LIMA

SOFTWARE DE COMUNICAÇÃO EM REDES

Trabalho apresentado ao programa de graduação em ciência da computação da Universidade Paulista - UNIP, para a obtenção de nota na disciplina de atividade prática supervisionada.

Orientador: Professor Arthur Bataglia

        

SÃO PAULO

2019

RESUMO

 

 

O uso de redes de comunicação entre computadores vem desde a década de 60 e hoje, mais do que nunca seu uso é amplamente difundido. Porém para que seu funcionamento se dê da forma como conhecemos atualmente, diversos conceitos são aplicados para garantir que o usuário possa usar sem grandes preocupações. Conceitos esses necessários para diversas ferramentas que utilizamos diariamente como mensageiros eletrônicos.

Palavras-chave: redes, tcp-ip, comunicação, computadores.


ABSTRACT

The use of communication networks between computers comes from the 60's and today, more than ever its use is widespread. However, in order for it to work as we know it today, several concepts are applied to ensure that the user can use without major concerns. These concepts are needed for various tools that we use daily as electronic messengers.

Keywords: networks, tcp-ip, communication, computers.


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

1.        PROBLEMA        7

1.1        HIPÓTESE        7

2.        OBJETIVOS        8

2.1        OBJETIVOS GERAIS        8

2.2        OBJETIVOS ESPECÍFICOS        8

3.        REFERENCIAL TEÓRICO        9

3.1        HISTÓRIA        9

3.2        CONCEITOS DE REDES        9

3.2.1        TOPOLOGIA FÍSICA        10

3.2.2        TOPOLOGIA LÓGICA        12

3.3        TAMANHOS DE REDES        13

3.4        PROTOCOLOS        13

3.5        TCP/IP        14

3.5.1        PRINCIPAIS FUNÇÕES DE CADA CAMADA        15

3.5.2        BENEFÍCIOS DO TCP/IP        16

3.5.3        MODELO OSI X MODELO TCP/IP        17

4.        RELATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DO SOFTWARE        18

5.        CONCLUSÃO        21

6.        REFERÊNCIAS        22

7.        APÊNDICE        24

8.        ANEXO        35



INTRODUÇÃO

A comunicação por redes de computadores se deu por volta do começo da década de 1960, mas não da forma em que conhecemos hoje. Em sua origem, chamada ainda de arpanet, era amplamente utilizada com fins militares, fazendo assim a comunicação no período da guerra fria. Após o fim desse período, foi difundida até o ponto em que conhecemos hoje. A internet, uma das formas mais conhecidas de comunicação em redes hoje possibilita diversas formas de entretenimento, comunicação, transferência de dados e outras funções.

Sua aplicação hoje transcende computadores tradicionais e hoje está presente em outros aparelhos em nossas residências com a aplicação do IoT. Com isso podemos ter eletrodomésticos com funções que controlamos pelo celular.

Para sustentar todas as aplicações que possui hoje, há diversos conceitos que muitas pessoas não tem conhecimento. Como por exemplo topologias físicas e lógicas usadas para a construção de redes, protocolos que definem papéis e delegam funções para cada camada de rede para que a mesma funcione sem que o usuário percebe quaisquer erros.  

Nos próximos capítulos serão apresentados conceitos básicos que explicam o funcionamento de uma rede de computadores, podendo assim o leitor compreender o que é necessário para que seja possível para que haja, por exemplo, um software de comunicação entre usuários.


  1. PROBLEMA

Devido a incessante poluição do rio tietê, a secretária de estado do meio ambiente planeja ações para descobrir quais ações das atividades industriais estão gerando poluição no rio. Com isso abrange operações desde sua nascente em Salesópolis até sua passagem pela região da grande são Paulo. Como empresas podem ficar sabendo sobre as operações e assim, parar suas atividades e maquiar os danos feitos por ela, é necessária uma forma de coordenar as ações simultaneamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.3 Kb)   pdf (688.7 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com