TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PADRÕES DE REDES PARA APLICAÇÃO EM SOFTWARE LIVRE

Por:   •  23/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.801 Palavras (28 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 28

INSTITUTO TÉCNICO DE BARUERI “PROF. MOACYR DOMINGOS S. VERONEZI”



PADRÕES DE REDES PARA APLICAÇÃO EM SOFTWARE LIVRE



SPI3BM

Adeni Pereira nº 1

Anna Beatriz nº 2

Beatriz Santos nº 5

Gustavo Carvalho nº 11

Jair Gabriel nº 13

Professor Hudson da Cruz




BARUERI MARÇO, 2018

ADENI PEREIRA Nº 1, ANNA BEATRIZ Nº 2,

BEATRIZ SANTOS Nº 5, GUSTAVO CARVALHO Nº 11,

JAIR GABRIEL Nº14

INSTITUTO TÉCNICO DE BARUERI “PROF. MOACYR DOMINGOS S. VERONEZI”



PADRÕES DE REDES PARA APLICAÇÃO EM SOFTWARE LIVRE



Monografia apresentada à disciplina

de Redes para computadores como processo de avaliação componencial para o Trabalho de Conclusão do Curso, lecionado e orientado pelo professor Hudson da Cruz.



BARUERI MARÇO, 2018



Dedicatória

Somos gratos aos nossos familiares e amigos pelo apoio e auxílio, e principalmente ao respeito mútuo entre os integrantes.



Epígrafe

Tanto ao lutar quanto na vida cotidiana, você deve ser determinado, ainda que calmo. Vá de encontro à situação sem tensão, mas também sem desleixo, com o espírito estável, mas sem prejulgamentos.”

Miyamoto Musashi.

Resumo



Este trabalho acadêmico aborda acerca dos conceitos e maneiras de funcionamento de forma teórica e prática de áreas relacionadas ao campo de redes em TI e seus protocolos de desempenho. Este labor embasa-se nas concepções de protocolos de transmissão de redes, tais como o protocolo TCP/IP e modelo OSI, sua origem e interoperação com a metodologia de roteamento, explanando também o tema de endereçamentos IP. Ao final, apresenta-se o calculo de sub-redes, exemplificando-o com sua fórmula.



Abstract



This assignment deals with the concepts of the theoretical and practical function of areas associated to the IT network domains and its development protocols. This labor is based on the conceptions of network transmission protocols, such as TCP/IP protocol and the OSI model, its origins and inter-operation with the routing methodology, explaining the theme of IP addressing too. At the end, its presented the sub-net calculate, exemplifying it with its formula.



Sumário



1. Apresentação 8

2. Padrões de Rede 9

3. Protocolo TCP/IP 9

3.1 Primeira camada do protocolo TCP/IP: Aplicação 10

3.2 O TCP e seus segmentos (Segunda camada do modelo TCP/IP: Transporte) 14

3.3 Camada de Internet 18

3.4 Camada de Interface de Rede 20

4. Divergências entre o modelo OSI e TCP/IP 21

5. Roteamento 22

6. Endereçamento IP 27

7. Calculo de Sub-Redes 29

8. Conclusão 32

9. Bibliografia 33



Apresentação

O trabalho acadêmico elaborado, e sucedido juntamente a esta monografia articula descritivamente áreas referentes ao funcionamento das redes e seus protocolos de desempenho. Este trabalho é estruturado a partir dos conceitos de protocolos de transmissão de redes, tais como o protocolo TCP/IP e modelo OSI (focando neste, essencialmente em seus aspectos ambíguos quanto ao modelo TCP/IP), a origem deste e seus propósitos de elaboração, a forma como estes sistemas interagem com seus protocolos através da rede e sua interoperação com a metodologia de roteamento, analisando também a definição de endereçamentos IP, tais como IPv4 e IPv6. Ao final, apresenta-se o conceito do calculo de sub-redes, associando este com a compreensão acerca de termos essenciais no âmbito de redes, tais como gateway, mascara de rede e de sub-redes, backbone e broadcast, demonstrando subsequentemente o modo como funciona a fórmula capaz de calcular o endereço dentro de uma sub-rede.



Padrões de Rede

Para que um computador se comunique com outro, um padrão de linguagem deve ser estabelecido entre ambas as unidades conectadas à rede, para que dados possam ser recebidos, transmitidos e enviados com veemência. Atendendo a necessidade de um sistema organizacional que se adaptasse à grande divergência de configurações de redes postuladas por cada fabricante individualmente, a ARPAnet (ARPA: Advanced Research Projects Agency) desenvolveu o protocolo TCP/IP, o que possibilitou computadores a interoperarem independentemente do sistema operacional instalado através da rede. A origem da internet tem direta relação com o protocolo TCP/IP, sendo ambos concebidos em meados das décadas de 60 e 70 nos EUA, (mesmo que o nome propriamente dito 'Internet' não tenha sido tachado de primeira instância) e o motivo foi a demanda por parte do departamento de defesa militar norte-americano (ARPAnet) de um sistema de comunicação eficiente no caso da ocorrência de um imprevisto, onde mesmo com a rede sofrendo com quedas e ociosidades, a conectividade se mantivesse, no possível, funcional.


Protocolo TCP/IP


Na prática, este termo não se refere a um único tipo de protocolo, mas diversos, que juntos compõe e modelo TCP/IP. Este modelo é subdivido em quatro camadas de rede, que são como etapas, setores de processamento da informação, que devem funcionar em plena sinergia para que a rede possa se comunicar entre si e executar da forma mais otimizada a operação ordenada pelo computador. Three-way Handshake é o método de comunicação postulado pelo modelo do protocolo de controle de transmissão (TCP) que consiste em três etapas, como seu próprio nome: Cumprimento de 3 vias, sendo a primeira: Syn, onde o computador cliente, o emissor da informação, informa à máquina servidor, receptora dos dados na rede, que ele deseja iniciar um processo de comunicação. Caso a máquina servidor então responda ao cliente, procede-se então para a etapa Syn/Ack, permitindo ao usuário usufruir dos recursos da recebe, interagindo com seu destinatário, remetendo desta forma à última etapa desta comunicação, a etapa: Ack, onde o cliente transfere ou recebe os dados do servidor, e então qualquer um dos lados da transmissão pode terminá-la quando o processo de trafego de dados finalizar-se, encerrando assim o processo de comunicação entre os dois.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.1 Kb)   pdf (309.2 Kb)   docx (34.6 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com