TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Solucionanrio redes

Por:   •  18/6/2015  •  Exam  •  1.002 Palavras (5 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 5

As redes de computadores são classificadas em:

• Redes Locais (LAN) • Redes Metropolitanas (MAN) • Redes de Longa Distância (WAN)

  • Topologias básicas: Barramento;  – Anel; Estrela.  
  • Topologias mistas:  – Derivadas das topologias básicas  

As sete camadas do Modelo OSI são:

1 - Camada Física 2 - Camada de Enlace 3 - Camada de Rede 4 - Camada de Transporte 5 - Camada de Sessão 6 - Camada de Apresentação 7 - Camada de Aplicaçã

O conjunto de cabeçalhos e dados na camada de transporte recebe o nome de Segmento. Na camada de rede este conjunto passa a ser denominado de Datagrama (ou Pacote). Na camada de enlace este conjunto passa a ser chamado de Quadro (ou Frame). Já na camada física a unidade de dados é o bit. Nas 3 camadas superiores a estrutura de dados não recebe nenhum nome específico.

Camada

Camada de Enlace: organiza os dados transferidos pela rede em quadros, identifica erros e controla o fluxo dos dados que possibilita ao transmissor saber qual é o espaço disponível no buffer do receptor em um dado momento. Nesta camada está presente o endereço físico das estações da rede.

Camada de Rede: é responsável pelo roteamento dos dados através da rede. Existem duas filosofias quanto ao serviço oferecido por esta camada: Datagrama (serviço não orientado à conexão) e Circuito Virtual (serviço orientado à conexão). Nesta camada está presente o endereço lógico dos hosts da rede.

Camada de Transporte: possibilita a comunicação fim-a-fim confiável dos dados. Duas funções importantes desta camada são: a multiplexação (várias conexões de transporte compartilhando a mesma conexão de rede) e o splitting (uma conexão de transporte ligada a várias conexões de rede)

Camada de Sessão: possibilita o controle do diálogo entre as aplicações nas máquinas e provê mecanismos através dos quais é possível organizar e estruturar os dados trocados.

Camada de Apresentação: transforma o formato dos dados trocados entre aplicações (criptografia, padrões de caracteres, compressão de textos, etc).

Camada de Aplicação: contém protocolos usados em aplicações como: emulação de terminal, transferência de arquivos, correio eletrônico, etc.

A arquitetura TCP / IP é organizada em quatro camadas conceituais construídas sobre uma Quinta camada que não faz parte do modelo, a camada Intra-Rede. As quatro camadas são descritas a seguir:

Camada de Aplicação: Uma aplicação é um processo de usuário cooperando com outro processo no mesmo servidor ou em um servidor diferente. As aplicações interagem com a camada de transporte para enviar e receber dados. As aplicações podem usar o serviço orientado à conexão, fornecido pelo TCP (serviço de Circuito Virtual), ou o serviço não-orientado à conexão, fornecido pelo UDP (serviço de datagrama não confiável), ambos na camada de transporte.

Camada de Transporte: fornece a transferência de dados de uma ponta a outra. A camada de transporte é responsável pelo fornecimento de um intercâmbio de informações. Se o protocolo utilizado for o TCP, os seguintes serviços são fornecidos: controle de erro, controle de fluxo, seqüenciação e multiplexação do acesso à camada Inter-Rede. O UDP é um protocolo bem mais simples e o serviço por ele fornecido é apenas a multiplexação / demultiplexação do acesso à camada Inter-Rede.

Camada Inter-Rede: também chamada de Camada Internet ou Camada de Rede, fornece a imagem de “Rede Virtual” de uma inter-rede (isto é, esta camada protege os níveis mais altos da arquitetura da rede Física que está no nível mais baixo).

Camada Interface de Rede: esta camada recebe os datagramas IP da camada de inter-rede e os transmite através de uma rede física específica. Para realizar esta tarefa, os endereços IP, que são endereços lógicos, são traduzidos para os endereços físicos dos hosts ou roteadores (gateways IP) conectados à rede.

camada de transporte trata dos problemas de detecção de erros e de recuperação.

Repeater (Repetidor): interconecta redes locais no nível da camada Intra-Rede. Portanto este equipamento possibilita apenas a conversão de meios de transmissão entre as redes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (107.5 Kb)   docx (298.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com