TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Squid Autenticação

Por:   •  6/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.157 Palavras (9 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE ESTÁCIO DO RECIFE

ESPECIALIZAÇÃO EM SEGURANÇA DE REDES DE COMPUTADORES

PAULO BARBOSA DE SOUZA JÚNIOR

FIREWALL: Proteger a Rede de Computadores

Recife, 2016

PAULO BARBOSA DE SOUZA JÚNIOR

FIREWALL: Proteger a Rede de Computadores

Projeto de pesquisa apresentado à bancada examinadora do Curso de Especialização em Segurança de Redes de Computadores da Faculdade Estácio do Recife como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Segurança de Redes de Computadores

Coord/Orientação: Prof.MSc. Gliner Dias Alencar.

FIREWALL: Proteger a Rede de Computadores

Paulo Barbosa de Souza Júnior

Faculdade Estácio do Recife

Av. Eng. Abdias de Carvalho, 1678, CEP: 50720-635

Madalena – Recife – Pernambuco – Brasil

paulobsjunior@hotmail.com

Abstract. This article aims to describe and analyze some existing firewalls on computer and security policies platforms, as well as demonstrating the importance of these devices on the constant attacks on computer networks.

Keywords: Firewall, Proxy, Network Security.

Resumo. Este artigo tem o intuito de descrever e analisar alguns firewalls existentes em plataformas de computadores e suas políticas de segurança, bem como demonstrar à importância desses dispositivos diante dos constantes ataques ocorridos nas redes de computadores.

Palavras Chave: Firewall, Proxy, Segurança de Rede.

Introdução

Um programa de Gestão de Segurança é composto por três requisitos principais: integridade, confidencialidade e disponibilidade. A confidencialidade tenta prevenir a divulgação de informações para que pessoas não autorizadas não possam ter acessos a mesmas, a disponibilidade é a garantia de que o sistema operacional está disponível ao usuário autorizado quando o mesmo solicita acesso, a integridade tenta prevenir as informações e os processos contra modificações acidentais ou intencionais não autorizadas. Com estas informações podemos entender um pouco qual o significado dos requisitos básicos de segurança de rede, como ajuda a identificar problemas e achar soluções, e como a falta de segurança pode afetar negativamente uma rede de computadores e sistemas operacionais.

Este trabalho tem o objetivo de avaliar e mostrar, a necessidade e importância de ter a aplicação de um firewall em uma rede de computadores para que a mesma sinta-se protegida através de autorizações e configurações de acessos a usuários existentes nesta rede de computadores.

Firewall

Proteger a rede de computadores

Este trabalho tenta descrever e analisar alguns firewalls existentes nas plataformas computacionais, com abrangência nos critérios de segurança, demonstrar aos leitores sobre a importância da segurança da informação, através de utilização de firewall e segurança de redes de computadores, com dicas, vantagens e desvantagens, cuidados que devem ser tomados e exposições de risco, devido à conjuntura dos constantes ataques nas redes de computadores.

O firewall é uma solução de segurança baseada em hardware ou software, que com apenas um conjunto de regras ou instruções, analisa o tráfego de rede e determina quais operações de transmissão e recepção de dados pode ser executada. Assim como é chamado (parede de fogo), o firewall se enquadra em uma espécie de barreira de defesa, que tem por missão, a função de bloquear os acessos indesejados e liberar os acessos bem-vindos.

[pic 1]

Para entender melhor, você pode imaginar o firewall como uma portaria de entrada para um show, onde para entrar você precisa apresentar o ingresso, para que seja validado, em seguida será revistado por um segurança para comprovar que não está portando nada que possa oferecer ameaça as pessoas envolvidas no espetáculo, e assim obter a liberação de acesso ao local; e para sair do local você não pode levar nada que não seja liberado e fornecido pela organização do evento.

Como Funciona um Firewall?

O firewall funciona como uma barreira que identifica os dados que podem ou não passar, desta forma, isto só ocorre com o estabelecimento de políticas e regras que são adicionadas ao mesmo.

O firewall pode ser configurado para bloquear qualquer trafego em um computador ou em uma rede, mas esta condição isola o computador ou a rede podendo ser criada uma regra, que todo aplicativo executado tenha que aguardar a autorização do usuário ou administrador para que tenha o acesso liberado. Em um modo mais complexo, o firewall pode ser configurado para permitir automaticamente o tráfego de determinados tipos de dados como, por exemplo, o protocolo HTTP, e bloquear outros, como instalações de aplicativos executados por qualquer usuário que não seja autorizado.

As políticas de um firewall são baseadas em dois princípios; todo tráfego é bloqueado, exceto o que está explicitamente autorizado; todo tráfego é permitido, exceto o que está explicitamente bloqueado. Os firewalls mais avançados podem ir mais além, direcionando determinado tipo de tráfego para sistemas de segurança internos mais específicos ou oferecendo um reforço extra, em procedimentos de autenticação de usuário.

Tipos de Firewalls mais importantes

Existem vários tipos de firewall que se enquadra em diferentes cenários, mas o que define suas metodologias são os fatores e critérios do desenvolvedor, onde o mesmo utiliza as necessidades do que será protegido, nas características do sistema operacional e na estrutura da rede, para isto existem vários tipos de firewall, mas os mais conhecidos são:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (281.1 Kb)   docx (30 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com