TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

No Mundo Contemporaneo Nem Todas As Pessoas Tem Condição De Desenvolver Uma Vida Moral Autentica

Artigo: No Mundo Contemporaneo Nem Todas As Pessoas Tem Condição De Desenvolver Uma Vida Moral Autentica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  248 Palavras (1 Páginas)  •  603 Visualizações

O que é o Neotomismo?

Neotomismo é uma corrente filosófica surgida no século XIX, precisamente em 1879. É basicamente um retorno à filosofia tomista da Idade Média, com o objetivo de reviver e atualizar a filosofia e a teologia de santo Tomás de Aquino -- o tomismo -- a fim de resolver os problemas contemporâneos.

É importante destacar as principais ideias do pensamento Tomista o qual inspirou-se em Aristóteles para defender que o gênero é real (realismo), mas que a substância primeira é o indivíduo (nominalismo), como individuação do gênero.

São Tomas de Aquino tratará das questões como a relação entre Deus e o mundo, fé e ciência, teologia e filosofia, conhecimento e realidade. Estas questões e outras mereceram o tratamento e soluções dentro do pensamento tomista.

Os neotomistas pretendem que o pensamento de São Tomás foi o ponto culminante do saber filosófico e daí o apelo para a necessidade de a ele retornar.

Para o Neotomismo, toda a filosofia moderna, a partir de Descartes, constituir-se-ia em erros e equívocos, responsáveis pela crise do mundo moderno.

Na visão neotomista, é inaceitável privilegiar interesses de ideologias como o neoliberalismo ou comunismo por exemplo, ou instituições como empresas e o governo, em detrimento do direito do ser humano a uma vida digna e tudo que ela acarreta: a liberdade, a saúde, o emprego e a habitação.

Como e onde surgiu o Neotomismo?

As primeiras idéias neotomistas surgiram no Collegio Alberoni, de Piacenza, Itália, na segunda metade do

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com