TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tabela Periódica Online

Por:   •  15/8/2017  •  Artigo  •  1.691 Palavras (7 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 7

TaPeOn: Tabela Periódica Online

Eduardo Souza C. Araújo¹, Julianderson G. Porfirio¹

¹UniEVANGÉLICA - Centro Universitário de Anápolis - Av. Universitária Km. 3,5 - Cidade Universitária - Anápolis - GO - Brasil

edu_costaaraujo@hotmail.com, cabal_plus@hotmail.com

Resumo. Com o propósito de auxiliar os alunos na disciplina de química, sejam eles estudantes do ensino médio ou de cursos de nível superior, surgiu o projeto TaPeOn. O sistema visa prover aos usuários, através de uma interface simples e intuitiva, informações confiáveis sobre os elementos químicos conhecidos, e possibilitar a eles testar seus conhecimentos referentes aos compostos químicos. Este artigo apresentará o processo de desenvolvimento do sistema, como a elicitação dos requisitos, a criação das interfaces gráficas e a criação do banco de dados.

Abstract. With the purpose of assisting the students in the discipline of chemistry, be they students of the high school or of the college-level courses, the TaPeOn Project arose. The system aims to provide for the users, with a simple and intuitive interface, reliable information about the known chemical elements, and enable them to test their knowledge relative to the chemical compounds. This paper will introduce the process of the system development, such as the requirements elicitation, the creation of the graphical interfaces and the creation of the database.

1. Introdução

Este artigo foi desenvolvido com objetivo de apresentar as etapas do desenvolvimento do sistema TaPeOn de uma forma clara e objetiva, para que assim até mesmo aqueles que não são conhecedores da área da computação possam compreendê-lo.

        A ideia para o sistema surgiu da necessidade dos alunos da disciplina de química terem a sua disposição informações detalhadas sobre os elementos químicos em um único lugar, além de poderem treinar seus conhecimentos referentes à disciplina, e que tudo isso esteja disposto em uma interface intuitiva e interativa. Para abranger um maior número de pessoas, o projeto será desenvolvido para web, podendo assim ser acessado de diferentes plataformas e sem a necessidade de instalação.

        Este artigo está dividido em quatro partes, sendo a primeira esta introdução, seguida da descrição do sistema, onde serão mostrados os requisitos do sistema, as interfaces gráficas e o banco de dados e como todos foram desenvolvidos, em terceiro estão as considerações finais, e por fim as referências bibliográficas dos materiais utilizados para o referencial teórico.

2. O Sistema

O objetivo principal da TaPeOn é auxiliar os estudantes, principalmente aqueles que se encontram cursando o ensino médio ou cursos relacionados à disciplina de química, fornecendo informações detalhadas sobre os elementos químicos, além de disponibilizar uma forma dos usuários testarem seus conhecimentos em química através de jogos eletrônicos.

        Para o desenvolvimento do sistema, está sendo utilizando o modelo de processo em espiral (figura 1). Este modelo foi escolhido por facilitar alterações ou adições de novas funções no programa ao longo de seu desenvolvimento [Sommerville 2007].

[pic 1]

Figura 1. Modelo Espiral

        Para que o sistema seja bem desenvolvido, é recomendável seguir as normas e padrões da Engenharia de Software, que auxiliam desde o levantamento de requisitos até a fase de suporte para que assim possa-se obter um produto final com maior qualidade [Sommerville 2007].

        Os requisitos de um sistema mostram qual é o propósito do software, o que ele deve ou não fazer e seus objetivos. Sommervile (2007) cita a Engenharia de Requisitos como o processo de levantamento, análise, documentação, verificação e validação das funções e restrições do sistema. Eles são divididos em duas categorias, os funcionais, que são as funções que aquele sistema deve desempenhar, sendo eles diferentes para cada sistema, e os não funcionais, que são usados para manter um padrão de qualidade do sistema.

        Os principais requisitos funcionais da TaPeOn são:

  • Visualizar Tabela Periódica: Esta função permite ao usuário visualizar a Tabela Periódica, seus elementos e suas respectivas descrições.
  • Manter Usuário: Esta função permite criar, editar, excluir ou visualizar um perfil de usuário, ela é necessária para utilizar o sistema, pois todas as outras funções requerem uma conta de usuário.
  • Jogar Fase: Função que possibilita aos usuários realizarem combinações para descobrir a formação correta do composto químico da fase atual.

        O requisito não funcional mais relevante para o sistema é a Usabilidade, pois ele deve possuir uma navegação simples, tornando fácil e rápida a busca de qualquer informação que o usuário necessite.

        A partir dos requisitos do sistema, foi criado o Diagrama de Casos de Uso, que é uma representação geral do sistema e que mostra as funções do programa de uma forma mais simples e direta [Guedes, 2011]. O Diagrama de Casos de Uso é utilizado principalmente na fase de análise dos requisitos funcionais. Podemos ver no diagrama (figura 2), os requisitos funcionais no caso de uso da TaPeOn.

[pic 2]

Figura 2. Diagrama de Casos de Uso

        Após o levantamento dos requisitos, foram desenvolvidos os protótipos da interface do sistema (figura 3 a 6). Para que o programa tenha uma boa usabilidade, utilizou-se os conceitos da Interação Humano-Computador para auxiliar na criação dos protótipos.

        A interface foi projetada para que o usuário possa encontrar o que precisa facilmente, além de utilizar cores como o azul e o verde que, segundo o estudo da Psicologia das Cores, estimulam a paciência e a harmonia [Farina, 2011].

        Na tela de login (figura 3), o usuário pode criar uma nova conta ou entrar com uma conta já existente, além de poder acessar os termos de uso do sistema.

[pic 3]

Figura 3. Protótipo 1

        A figura 4 mostra a tela para onde o usuário é redirecionado após realizar o login, nela é exibida a tabela periódica, onde o usuário pode clicar no elemento que desejar para visualizar uma descrição mais detalhada sobre ele, também possui uma opção para iniciar um jogo sobre compostos químicos.

[pic 4]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (944.4 Kb)   docx (932.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com