TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Topologia do sistema de redes de computadores

Tese: Topologia do sistema de redes de computadores. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  Tese  •  1.508 Palavras (7 Páginas)  •  654 Visualizações

Página 1 de 7

RELATÓRIO INICIAL

Será desenvolvido um projeto de implantação de redes de computadores para a empresa fictícia “Prev Saúde”, uma clínica médica que possui aproximadamente 70 funcionários, que se encontram divididos entre os seguintes departamentos: recepção, setor de agendamento, departamento financeiro, recursos humanos, consultórios médicos, Diretoria, auxiliares de serviços gerais e Ouvidoria / SAC.

Essa implantação tem como principal objetivo disponibilizar o acesso aos serviços oferecidos pela clínica, permitir a comunicação e troca de informações aos

usuários da rede. Permite o acesso de funcionários e fornecedores ao sistema da organização, permite o acesso remoto de funcionários ou fornecedores a uma determinada rede, a fim de executarem suas tarefas. As expectativas quanto ao projeto são trocar informações e compartilhar recursos, interligados por um sistema de comunicação, gerar informações em um equipamento e transmiti-las para outro equipamento para serem processadas.

1.1 Topologia do sistema de redes de computadores:

Utilizamos em nosso sistema de redes, topologia de árvore que é basicamente uma série de barras interconectadas. É equivalente a várias redes estrelas interligadas entre si através de seus nós centrais. Esta topologia é muito utilizada na ligação de Hub’s e repetidores. Também utilizamos a topologia de barramento, Esta topologia é bem comum e possui alto poder de expansão. Nela, todos os nós estão conectados a uma barra que é compartilhada entre todos os processadores, podendo o controle ser centralizado ou distribuído. O meio de transmissão usado nesta topologia é o cabo coaxial. Utilizaremos os seguintes equipamentos: Estações de trabalho, Sistema Operacional de rede, roteadores, Hub, Switch, servidor e todo cabeamento de rede.

1.2 Equipamentos e descrição:

Para que uma rede de computadores possa funcionar é necessário que existam, além do cabeamento propriamente dito, dispositivos de hardware e software cuja função é controlar a comunicação entre os diversos componentes da rede.

Vários dispositivos são usados em uma rede, cada um deles possuindo funções específicas. Como exemplos de equipamentos dedicados podemos citar as placas de rede, os hubs, switches, bridges, routers, etc, que tem a finalidade de interpretar os sinais digitais processados na rede e encaminhá-los ao seu destino, obedecendo a um determinado padrão e protocolo.

Sistema Operacional de Rede

O Sistema Operacional de Rede (NOS - Network Operating System) consiste em uma família de programas que são executados em computadores interligados através de meios diversos e dispostos em rede.

Estação de Trabalho

Formalmente, uma Estação de Trabalho nada mais é do que um equipamento pelo qual qualquer usuário poderá acessar os recursos disponíveis na rede.

Utilizaremos o seguinte modelo de computador:

• 3ª Geração do Processador Intel® Core™ i3-3240 (3.4GHz, 4 Threads, 3Mb Cache)

• Windows® 7 Home Basic 64-Bit

• 4 GB de SDRAM DDR3 a 1600 MHz

• Disco Rígido 500GB, SATA (7200 RPM)

• Placa de vídeo integrada Intel® HD Graphics

Roteadores (routers)

O Roteador é um equipamento responsável pela interligação das redes locais entre si e redes remotas em tempo integral. Em outras palavras, permite que uma máquina de uma dada rede LAN comunique-se com máquinas de outra rede LAN remota, como se as redes LAN fossem uma só. Para isso, ele usa protocolos de comunicação padrão como TCP/IP, SPX/IPX, Appletalk, etc. Têm a função de decidir o melhor caminho para os "pacotes" percorrerem até o seu destino entre as várias LAN’s e dividem-nas logicamente, mantendo a identidade de cada sub-rede.

O roteador utilizado será o Dray Tek, Dual-WAN, MODELO Vigor 2960:

• Dual Gigabit WAN fornece balanceamento de carga e failover de alta performance;

• 4 portas Gigabit LAN para facilitar aplicações de serviços gerenciados;

• Duas portas USB 2.0 para impressoras, compartilhamento de arquivos * e 3.5G/4G USB móvel de banda larga *;

• Gerenciamento de banda larga com 8 níveis de prioridade Inbound / Outbound QoS;

• Suporte IPv4/IPv6 para proteger o investimento;

• Gerenciamento TR-069/ Trabalhando com VigorACS SI;

• 200 túneis de VPN para acesso remoto seguro;

• Até 400Mbps de transferência VPN site-to-site (IPsec);

• Suporte a rede IPv6 para a próxima geração de protocolo IP;

• Smart Monitor para até 100 dispositivos;

Hub

Um hub, concentrador ou Multiport Repeater, nada mais é do que um repetidor que, promove um ponto de conexão física entre os equipamentos de uma rede. São equipamentos usados para conferir uma maior flexibilidade a LAN’s Ethernet e são utilizados para conectar os equipamentos que compõem esta LAN.

O Hub é basicamente um pólo concentrador de fiação e cada equipamento conectado a ele fica em um seguimento próprio. Por isso, isoladamente um hub não pode ser considerado como um equipamento de interconexão de redes, ao menos que tenha sua função associada a outros equipamentos, como repetidores. Os hubs mais comuns são os hubs Ethernet 10BaseT (conectores RJ-45) e eventualmente são parte integrante de bridges e roteadores.

Switch

Trata-se de uma evolução do hub, com funções de pontes e roteadores e hardware especial que lhe confere baixo custo e alta eficiência. Ele possui barramentos internos comutáveis que permitem chavear conexões, tornando-o temporariamente dedicado a dois nós que podem assim usufruir toda capacidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com