TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Bando de Dados UNIP São José do Rio Preto Turma: DS3Q28

Por:   •  30/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.566 Palavras (7 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 7

NOME: MARCOS EDUARDO CRUZ FILHO        RA: N38301-1                TURMA: DS3Q28

UNIVERISDADE PAULISTA – Campus JK - São José do Rio Preto

CURSO DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

 1 ) Principais Sistemas de Banco de Dados, características e diferenças.

  1. Oracle

A Oracle é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, o SGBD é o seu principal produto no mercado, ela vem se aperfeiçoando e sendo desenvolvida para atender as necessidades das empresas.

Características:

  • O SGBD da Oracle é relacional, difundido e consolidado já há algum tempo;
  • É caracterizado por ser um banco robusto, seguro e com capacidade de gerenciar enormes quantidades de dados.
  • Existem diversas versões do software, sendo que cada uma delas contam com características que a tornam ideal à diferentes modelos de negócio;
  • É um software focado para as necessidades de empresas de médio e grandes porte;
  • Versatilidade, uma vez que pode ser instalado em diversos sistemas operacionais, como Linux e Windows;
  1. SQL Server

O SQL Server é o sistema de banco de dados da Microsoft, distribuído em diferentes edições e com várias ferramentas integradas, esse banco é capaz de atender às demandas desde os mais simples negócios até os mais complexos cenários que lidam com grande volume de dados.

Características:

  • SGBD relacional
  • O SQL Server tem versões gratuitas e pagas. O preço da versão paga do SQL Server é bem menor que a média do mercado, embora não perca em qualidade;
  • Administração facilitada, que ajuda as grandes empresas, pois diminui o tempo para a criação da database;
  • Possibilidade do desenvolvedor utilizar linguagens de programação gerenciadas, como o C# e o Visual Basic .NET, ao invés de usar declarações SQL;
  • Consultas transparentes e orientadas ao conjunto, escritas em .NET;
  • A Exclusividade era em sistema operacional da Microsoft, o que limitava sua utilização. Atualmente há uma versão para o Linux;
  1. MySQL

É um dos bancos de dados mais utilizados e populares, trata-se de uma tecnologia Open Source, ou seja, de código aberto. Trata-se de um serviço estável, seguro e confiável. Uma ferramenta bastante poderosa.

Características:

  • MySQL tem código livre, isto permite que o desenvolvimento do mesmo seja realizado de acordo com as necessidades de uma organização;
  • Sua facilidade de uso e capacidade de rodar em diferentes sistemas operacionais como Linux, Windows, Solaris, FreeBSD, MacOS, entre outros;
  • O  MySQL é bastante usado no desenvolvimento de web sites em linguagem PHP e também servidores Apache;
  • Excelente desempenho e estabilidade;
  • Pouco exigente quanto a recursos de novos hardwares;

2 ) Pesquisa sobre Modelagem de Dados.

  • Modelagem de Dados

Ao desenvolver sistemas que farão a captação de informações, um processo crítico é a modelagem de dados. Os modelos de dados são ferramentas que permitem demonstrar como serão construídas as estruturas de dados que darão suporte aos processos de negócios, como os dados estarão organizados e quais os relacionamentos que pretendemos estabelecer entre eles. Isso é essencial no desenvolvimento de softwares, pois permite que diversos sistemas independentes do banco de dados possam ter acesso ao armazenamento e trabalhar de forma eficiente as informações armazenadas. Esses modelos se dividem em 3 perspectivas, conceitual, lógica e física.

  • Modelos de dados conceituais: Essa parte da rotina é caracterizada pela criação dos primeiros desenhos das tabelas que comporão todo o sistema de banco de dados. É uma maneira gráfica de descrever toda a armazenagem.

  É sempre o primeiro modelo a ser desenvolvido e muito fácil de ser compreendido, pois não há limitações ou tecnologias específicas.

  Para realizar esse desenho é utilizada a linguagem UML, descrevendo graficamente as ações que deverão ser realizadas e os atores envolvidos em cada uma delas por meio de diagramas de casos de uso. Com isso, as regras de negócio levantadas na etapa anterior junto ao usuário do sistema começa a tomar a forma que deverá ser inserida no banco de dados para armazenamento.

  Em equipes ágeis, modelos conceituais de alto nível são normalmente criados como parte do esforço inicial do entendimento dos requisitos do sistema, pois eles são usados para explorar as estruturas e conceitos de negócio estáticos de alto nível. Em equipes tradicionais (não ágeis), modelos de dados conceituais são normalmente criados como precursores aos modelos lógicos de dados ou suas alternativas.

  • Modelos de dados Lógicos:  Nessa etapa são visualizadas todas as interações lógicas entre os dados e criadas as chaves primárias, responsáveis pela identificação única de cada dado no banco, e as chaves estrangeiras, responsáveis por apontar relações entre informações.

  As chaves primárias impedem, por exemplo, que determinados dados sejam duplicados dentro do sistema de armazenamento e é essencial para a confiabilidade do sistema.

  As chaves estrangeiras realizam a ligação entre dados que não estão contidos no mesmo modelo, mas são ligados de alguma maneira (uma venda e os itens que foram vendidos, por exemplo).

  Os Modelos de dados lógicos descrevem os tipos de entidades lógicas, tipicamente referenciadas simplesmente como tipos de entidades, os atributos de dados que descrevem essas entidades e os relacionamentos entre as entidades. São raramente usados em projetos ágeis apesar de normalmente estarem presentes em projetos tradicionais (onde eles raramente adicionam muito valor na prática).

  • Modelos de dados Físicos: O último passo é a criação do banco de dados, o modelo físico criado para receber todas as informações geradas e coletadas pelos sistemas informatizados. Ele é a representação física no sistema de armazenamento do modelo conceitual e lógico e normalmente são bastante úteis em projetos ágeis e tradicionais.

 Sua implementação se dá utilizando-se de linguagem SQL, uma específica para banco de dados. Nessa fase, a tecnologia toma as rédeas do processo, uma vez que todas as regras já foram levantadas e estabelecidas.

Os principais objetivos da modelagem de dados são: representar o ambiente observado, documentar e normalizar, fornecer processos de validação e observar processos de relacionamentos entre objetos.

Com isso, modelar dados é o mesmo que desenhar as entidades lógicas e suas dependências lógicas entre as unidades. O que é muito utilizado para documentar a especificação das regras de negócios e as estruturas de dados em um banco, tornando-o um importante componente no ciclo de desenvolvimento do sistema de informação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (144.6 Kb)   docx (93.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com