TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Do Pim Unip 2° Semestre

Dissertações: Trabalho Do Pim Unip 2° Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  4.798 Palavras (20 Páginas)  •  828 Visualizações

Página 1 de 20

PLANEJAMENTO E OPERAÇÕES POR CATEGORIAS DE PRODUTOS

O gerenciamento por categorias é uma ferramenta de acordo entre o fornecedor e o varejo para otimização do retorno sobre o investimento, reduzir custos, aumentar o consumo, melhorar a vantagem competitiva frente aos concorrentes e agregar valor para o cliente. Também significa melhor utilização das infra-estruturas existentes; a utilização de computadores como um meio para facilitar as operações e a manutenção de estoques adequados de fabricante, distribuidores e varejistas em geral.

A administração por categorias surge da filosofia do ECR (Efficient Consumer Response) que significa integração e eficiência ao consumidor. Ser eficiente é fornecer aos clientes a melhor combinação de custo-benefício-qualidade em cada etapa da cadeia de produção e comercialização. (DOMINGUES E MARTINS, 2003; MARQUES, 2003).

Categoria é um grupo de produtos ou serviços que os consumidores percebem como inter-relacionados e/ou substituíveis para atender a alguma necessidade.

O Wal-Mart possui uma enorme categoria de produtos que aqui são mencionados em ordem alfabética:

Bebês; Beleza e Saúde; Brinquedos, Cama; Mesa e Banho; Câmeras Digitais e filmadoras; Casa e Segurança; DVDs e Blu-Ray; Eletrodomésticos; Eletrônicos; Eletroportáteis; Esporte e Lazer; Ferramentas; Games; Informática, Livros; Móveis e Colchões; Papelaria; Perfumes e Cométicos; Produtos Sustentáveis; Relógios; Telefonia; Utilidades Domésticas.

Os produtos de marcas próprias unem qualidade e preço baixo, enriquecem o sortimento das lojas e ampliam as alternativas dos clientes. O portfólio de produtos de marcas próprias é reforçado continuamente. Ao final de 2010, era composto por aproximadamente 19 mil itens em mais de 180 categorias. O valor médio da maior parte deles é 10% a 20% inferior aos similares; em produtos de limpeza, o porcentual chega a 30%

Para assegurar a aceitação e qualidade das marcas próprias, o Walmart avalia fornecedores – o que inclui auditorias anuais – e realiza pesquisas para identificar segmentos em que há demandas e oportunidades. As empresas candidatas em processos de concorrência devem atender a critérios de qualidade que abrangem tanto as instalações industriais como as características do produto, respeito ao meio ambiente e condições de trabalho adequadas.

A companhia também aplica testes de qualidade e laboratoriais, tendo como parâmetro itens que sejam referência de mercado. Essas práticas estão alinhadas ao propósito de qualificar cada vez mais seus fornecedores no sentido de respeitar o tema de sustentabilidade.

Todas as embalagens cartonadas empregadas nas marcas próprias são certificadas pelo Forest Stewardship Council (FSC) e usadas para transmitir informações sobre sustentabilidade e reciclagem. Quando os produtos apresentam diferenciais de sustentabilidade, recebem uma rotulagem específica criada em 2010 pelo Walmart.

2.1 Formas de gerenciamento do Wal-Mart Brasil

Relacionamento com fornecedor;

Busca de parcerias;

Formas de recebimento;

Política de preço.

Relacionamento com fornecedor:

Ética, transparência, diálogo aberto e sustentabilidade orientam o relacionamento com os fornecedores do Walmart Brasil, buscando sempre o desenvolvimento conjunto e o fortalecimento especialmente de empresas regionais.

Busca de parcerias

Fornecedores regionais;

Clube dos Produtores.

Fornecedores regionais:

Como parte de seus esforços para desenvolver as comunidades em que estãos presentes, buscando fortalecer as pequenas e médias empresas locais. A parceria com esses fornecedores possibilita o atendimento à demanda de seus clientes por produtos característicos das diferentes regiões, com qualidade e preços baixos.

Clube dos Produtores:

Mais de 8,6 mil agricultores e produtores familiares integram a rede de fornecedores do Walmart Brasil. A negociação é direta, sem intermediários, e as empresas contam com prioridade na entrega de mercadorias e prazos de pagamento menores. As medidas beneficiam especialmente os pequenos e médios negócios, que contam com menos recursos e flexibilidade para enfrentar os desafios da gestão financeira e da logística de distribuição. Para os clientes, o programa resulta em produtos mais frescos e preços mais baixos.

Os integrantes do Clube dos Produtores aderem ao programa de uma triagem feita pelo Walmart em reuniões de exposição dos pré-requisitos necessários por parte dos agrônomos que integram a equipe da empresa. O trabalho de convocação e identificação conta com a colaboração de entidades como Embrapa, Sebrae, associações, sindicatos e cooperativas e Secretarias Estaduais de Agricultura. As mesmas entidades parceiras, em conjunto com os engenheiros agrônomos do Walmart, fornecem apoio técnico e informações sobre produção/beneficiamento e comercialização para obter mais produtividade, qualidade e menor custo. E isso sem intermediários, o que representa aumento de renda ao produtor. O Walmart audita propriedades por amostragem para acompanhar as atividades e estimula a adoção de práticas mais sustentáveis.

Formas de recebimento:

[pic]

Figura 1 (Foto de um CD do Wal-Mart tirada do site: http://www.walmartbrasil.com.br/sobre-o-walmart/logistica/)

As unidades do Wal-Mart possuem uma logística que tem como meta disponibilizar aos clientes os produtos certos, nas quantidades adequadas, no tempo correto, com o menor custo possível. Para isso, trabalha de forma integrada com as demais áreas da empresa, de forma a garantir um perfeito alinhamento em todo o seu planejamento. O resultado está nas gôndolas, quando o consumidor leva para casa os produtos de sua preferência.

No recebimento de mercadorias estoque do Wal-Mart, devido à demanda, foi reavaliado para operação de Cross docking (transite rápido sem estoque). Para ter um melhor controle em seu estoque o Walmart adotou o método de codificação por código de barras e leitura ótica que utiliza o uso das etiquetas inteligentes. O ponto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com