TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UDESC - Redes - Evolução do Padrão Bluetooth

Por:   •  20/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.633 Palavras (11 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 11

Evolução do padrão Bluetooth

Rui Richard Blaese[1]

RESUMO: O Bluetooth é uma tecnologia que permite uma comunicação simples, rápida, segura, barata, sem fio e de baixo consumo de energia que permite a transmissão de dados entre dispositivos compatíveis com a tecnologia. Sendo feita a transmissão de dados através de radiofreqüência, permitindo que os dispositivos detecte um ao outro independente de suas posições, estando dentro do limite de proximidade.  

No começo houve duvidas quanto a ter outra tecnologia concorrendo com Wi-Fi, mas com aumento de aparelhos compatíveis com a tecnologia acabou com todas as duvidas.   Tendo como objetivo do Bluetooth permitir a comunicação de dispositivos próximos usando menos de energia possível (muito deles usando bateria) e um custo de implementação baixo. O bluetooth mostrou-se em outra classificação de venda, não concorrendo diretamente com Wi-Fi que tem um mercado mais direcionado para redes de computadores sem fio(padrão Ethernet).

Palavras-Chave: Bluetooth, Tecnologia, Comunicação.

INTRODUÇÃO

O Bluetooth é uma tecnologia que permite uma comunicação simples, rápida, segura, barata, sem fio e de baixo consumo de energia que permite a transmissão de dados entre dispositivos compatíveis com a tecnologia. Sendo feita a transmissão de dados através de radiofreqüência, permitindo que os dispositivos detecte um ao outro independente de suas posições, estando dentro do limite de proximidade.

O Bluetooth já está na versão 3.0 mais não significa que um dispositivo com uma versão atual não funcione com outro com uma versão inferior, eles vão funcionar mais limitando-se a velocidade do dispositivo mais devagar(com menor velocidade).

Como surgiu

        Com interesse da L.M. Ericsson em conectar seus telefones móveis a outros dispositivos sem cabos. Juntou-se com quatro empresas (IBM, Intel, Nokia e Toshiba), ela formou o SIG (Special Interest Group) com o objetivo de desenvolver um padrão sem fio para interconectar dispositivos de computação e comunicação e ainda acessórios, utilizando rádios sem fio de curto alcance, baixa potencia e baixo custo. O projeto foi denominado Bluetooth em homenagem a Harald Blaatand (Bluetooth)II(940-981), um rei viking que conquistou a Dinamarca e Noruega, também sem cabos.

        Em julho de 1999, o SIG emitiu uma especificação de 1.500 paginas da versão 1.0. Logo após o grupo de padrões no IEEE adotou o documento do Bluetooth como base e começou a modificá-lo. Padronizando apenas as camadas físicas e de enlace de dados; o restante da pilha de protocolo; o restante da pilha de protocolos foi ignorado.

Versões do Bluetooth

Versão

Ano

Velocidade

Bluetooth 1.0(B)

1994/1999

Até 1Mbps

Bluetooth 1.1

2001

Até 1Mbps

Bluetooth 1.2

2003

Até 1Mbps

Bluetooth 2.0

2004

3Mbps

Bluetooth 2.1

2007

+/- 3Mbps

Bluetooth 3.0

2009

24 Mbps

ARQUITETURA DO BLUETOOTH

        A unidade básica de um sistema Bluetooth é uma piconet, que consiste em um nós mestre e até sete nós escravos ativos, situados dentro de uma distancia de 10 metros. Podem existir muitas piconets na mesma sala (grande) e elas podem até mesmo ser conectadas por um nós de ponte. Uma coleção interconectada de piconets é chamada scatternet.

        Além dos setes nos escravos ativos em uma piconet, pode haver até 255 nós estacionários (inativos) na rede. Esses nós são dispositivos que o mestre comutou para um estado de baixa energia, a fim de reduzir o consumo em suas baterias. No estado estacionário, um dispositivo não pode fazer nada, exceto responder a um sinal de ativação ou de baliza do mestre. Também existem dois estados de energia intermediarias, hold e sniff.

        A razão para a estrutura de mestre/escravo é que os projetistas pretendiam facilitar a implementação de chips Bluetooth completos por menos de cinco dólares. Em conseqüência dessa decisão, os escravos são “não-inteligentes”, fazendo basicamente apenas o que o mestre determina. Em seu núcleo, uma piconet, é um sistema TDM centralizado, no qual o mestre controla o clock e define qual dispositivo ira se comunicar em cada slot de tempo. Toda comunicação é feita entre o mestre e um escravo; não é possível a comunicação direta entre escravos.

APLICAÇÕES BLUETOOTH

        Grande parte dos protocolos de rede só fornece canais entre entidades que se comunicam, deixando para aplicações a tarefa de descobrir a utilidade desses canais. O 802.11 não especifica se os usuários devem usar seus dispositivos para ler e-mail, navegar ou outra ação. Já na especificação Bluetooth identifica 13 aplicações especificas que são admitidas e fornece diferentes pilhas de protocolos para cada uma. Assim aumentando muito a complexidade. As 13 aplicações, chamadas perfis.

        O acesso genérico não é realmente uma aplicação, mas a base que são elaboradas as aplicações reais. Sendo sua principal função é fornecer o meio para estabelecer e manter enlaces entre o mestre e os escravos. Também é genérico o perfil de descoberta de serviços, utilizado para descobrir quais são os serviços que outros dispositivos têm a oferecer. Maioria dos dispositivos do Bluetooth implementem esses dois perfis, sendo os restantes são opcionais.

Estabelece e mantém enlaces

Redes

Telefonia

Troca de Objetos

Acesso genérico

Acesso de LAN

Telefone sem fio

Push de objetos

Descoberta de serviços

Rede dial-up

Intercomunicador

Transferência de arquivos

Porta serial

Fax

Fone de ouvido

Sincronização

Intercambio genérico de objetos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (283.6 Kb)   docx (155.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com